Sindilegis apoia o Ano Internacional da Agricultura Familiar Camponesa e Indígena

No ano em que as Nações Unidas decidiram celebrar a importância da Agricultura Familiar e o seu valor para a erradicação da fome e da pobreza, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, apoiada pelo Sindilegis, realiza uma série de eventos voltados para o tema.

Durante a última semana de novembro, a programação contemplará várias iniciativas, entre elas, a mostra “Alimentar o Mundo, Cuidar do Planeta” e o Seminário Internacional Direito Humano à Alimentação Adequada e Agricultura Familiar. O objetivo é dar visibilidade a um setor que, contando com políticas públicas corretas, pode assegurar a efetivação dos direitos humanos. Os eventos começam no dia 24 e vão até o dia 26 de novembro.

Agricultura familiar

Atualmente existem mais de 500 milhões de agricultores familiares pelo mundo. Eles respondem por cerca de 70% dos alimentos que são consumidos no planeta e podem garantir o direito humano à alimentação adequada. O setor ainda interfere diretamente na economia, pois é responsável por 33% do Produto Interno Bruto da agropecuária brasileira e 10% do PIB nacional.

Na Câmara, já foram aprovadas leis que garantem condições necessárias para o exercício da agricultura familiar, entre elas, a lei que estabelece as diretrizes da Política Nacional da Agricultura Familiar; a que trata do atendimento da alimentação escolar; e a que instituiu o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar para posterior distribuição para pessoas em situação de insegurança alimentar ou formação de estoques estratégicos.

No dia 26, diversos deputados e representantes de Federações e Confederações, como a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura – Contag, se reuniram no hall da Câmara para apoiar o direito humano à alimentação adequada e debater sobre a agricultura familiar.

Confira a programação do evento e as discussões que ocorreram em torno do tema:

24 a 28/11

9 às 18

MostraAlimentar o Mundo, Cuidar do Planeta” –  Conab, Contag, Embrapa e UNICOPAS

Espaço Mário Covas

8 às 9

Café da manhã com produtos da agricultura familiar

Foyer do Auditório Nereu Ramos

9 às 12

Seminário Direito Humano à Alimentação Adequada e Agricultura Familiar: intervenções da sociedade civil e do governo

Nereu Ramos

14 às 16