Sindilegis celebra Dia do Bibliotecário no Senado Federal

Acostumada a receber estudantes, profissionais variados e pesquisadores no dia a dia, a Biblioteca do Senado Federal rompeu a rotina por um bom motivo: a celebração do Dia do Bibliotecário. Promovido pelo Sindilegis, o evento que aconteceu na noite desta terça-feira (15) reuniu cerca de 100 pessoas num coquetel para homenagear os profissionais da área, ao som de bossa nova, interpretada pelo Trio Varanda Carioca.

Estiveram presentes na solenidade de abertura o vice-presidente do Sindilegis para o Senado, Petrus Elesbão; o Senador Cristovam Buarque; a Diretora-Geral da Casa, Ilana Trombka; o Reitor da Universidade de Brasília, Ivan Camargo; a coordenadora da Biblioteca, Helena Celeste; e a bibliotecária e pesquisadora, Maria Alice Guimarães.

“Hoje estou aqui, em nome do Sindilegis, para louvar as excelentes profissionais que temos, que desempenham tarefas com vistas ao futuro, lutando pela perpetuação desse espaço de conhecimento”, destacou o vice-presidente, Petrus Elesbão, no discurso de abertura do evento.

Durante a celebração, o livro “Criação da Faculdade de Biblioteconomia da UnB 1962-1967”, que conta a história da primeira turma de biblioteconomia da Universidade de Brasília, foi lançado em meio a aplausos e emoção. Alguns bibliotecários retratados no livro estiveram no evento para prestigiar o trabalho.

A Biblioteca do Senado abriga atualmente mais de 500 mil volumes físicos, 270 mil documentos em texto integral, preserva a coleção rara de 8 mil volumes – sendo a mais antiga de 1633 – e coordena a Rede Virtual de bibliotecas, com 12 unidades dos poderes legislativo, judiciário e executivo.

TCU

Os associados do Tribunal de Contas da União receberam na última sexta-feira (11) um kit em homenagem pelo Dia do Bibliotecário. A lembrança foi entregue pessoalmente pelos integrantes do Sindicato.

Câmara dos Deputados

Nesta quinta-feira (17) será a vez do coquetel em celebração pelo Dia do Bibliotecário, às 15 horas, na própria Biblioteca da Câmara dos Deputados. Mais uma vez a festa será embalada pelo Trio Varanda Carioca, que interpretará diversas músicas da MPB e bossa nova.