Sindilegis celebra o Dia da Síndrome de Down em evento no Senado

Desde 2006, o dia 21 de março ganhou novo significado. A data é para lembrar a trissomia do cromossomo 21, conhecida como Síndrome de Down, que atinge cerca de 300 mil brasileiros. Por esse motivo, o Senado Federal realizou, nesta terça-feira, o seminário Ir e Vir com independência – Empoderamento de Pessoas com Síndrome de Down, com o objetivo de homenagear essas pessoas.

O evento foi promovido pelo Senador Romário (PSB-RJ) com o patrocínio do Sindilegis. O auditírio Petrônio Portela recebeu quase 400 pessoas e serviu de espaço para que cidadãos com síndrome de Down falassem sobre como conquistaram a autonomia em diversas áreas: pessoal, profissional, no relacionamento com a família, no esporte, na cultura e no lazer.

De acordo com o Senador Romário, a independência de pessoas com deficiência intelectual já é uma realidade: Acompanho de perto o desenvolvimento da minha filha Ivy e de outras pessoas com a síndrome. Não há barreiras que as impeçam de evoluir. Então, temos que compartilhar com outros pais essa fírmula de incentivo, que permite o desenvolvimento de uma vida plena.

Como forma de demonstrar apoio à causa, o Sindilegis patrocinou lanches e forneceu dispositivos de audiodescrição para pessoas com deficiência visual acompanharem o evento. O vice-presidente da entidade, Paulo Zarranz, afirma que o Sindicato sempre apoiará esse tipo de ação: é preciso, cada vez mais, conscientizar a população sobre a importância da promoção dos direitos, inerentes a essas pessoas que nasceram com a síndrome, de desfrutar uma vida digna.

César Resende, presidente da Associação dos Profissionais de Comunicação Social do Senado Federal (Comsefe) e coordenador do Sindilegis, reforçou que é uma verdadeira honra para a diretoria do Sindicato abraçar a iniciativa: Essa é uma forma clara de mostrarmos que o Sindicato está junto com a sociedade, se envolvendo nas questões diárias contra o preconceito e a favor da inclusão social.

Também abrilhantaram o evento o Ministro do Superior Tribunal Federal, Roberto Barroso, e o Ministro da Educação, Mendonça Filho.

Exemplos – Uma das atrações foi a filha do Senador, Ivy, que completa 12 anos em março e se tornou Youtuber. No canal na internet, a filha caçula de Romário fala sobre temas típicos da vida adolescente, de acordo com a sua rotina.

Esse mesmo caminho foi trilhado antes por muitas pessoas com síndrome de Down. Um exemplo é Liane Collares, que apesar de muito jovem, já tem um currículo invejável. Ela trabalhou no Superior Tribunal de Justiça, na Coordenadoria Regional de Integração da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal e também na Secretaria de Estado das Mulheres, também do DF.

Outro exemplo é Tathiana Piancastelli, que tratou do tema: O Direito de Ir e Vir no Lazer e na Cultura. Tathi é atriz, escritora, apresentadora, modelo fotográfico e inspirou o cartunista Maurício de Sousa a criar a personagem Tathi dos quadrinhos.

O evento também apresentou o software Participar, desenvolvido pela Universidade de Brasília (UnB) para auxiliar na alfabetização de pessoas com deficiência intelectual. No encerramento, não faltaram apresentações culturais, danças, exposições de fotografias e muita animação.