Sindilegis conquista prêmio internacional

Sediado em Portugal, o festival Prêmios Lusófonos da Criatividade reconheceu ações de comunicação com foco no social e eventos promovidas pela entidade.

 

Desde que o governo intensificou o movimento pela aprovação da reforma da previdência, com a promessa de recuperação da economia, os trabalhadores e, em particular, os servidores públicos enfrentam uma série de ataques não só aos seus direitos, mas também à sua imagem. No final, a reforma foi aprovada, a Brasil não decolou, mas o estrago já estava feito. Pior, uma pandemia, causada por um vírus desconhecido, chegou e paralisou o mundo.

Foi nesse cenário confuso, que o Sindilegis reforçou sua aposta no uso da tecnologia, na inovação, na transparência e na construção do “Primeiro Sindicato 5.0 do País”. Um projeto ousado que passou pela reestruturação interna da instituição, pela troca da sede, pela revisão dos contratos com seus fornecedores, pelo desenvolvimento de um software proprietário de gestão financeira e, claro, pela adoção de uma nova abordagem de relacionamento com seus filiados e com a sociedade.

Esse movimento, que teve início em 2018, ganhou fôlego em 2019 e acabou catalisado em 2020 com o novo coronavírus, começou a mostrar bons resultados. Ações desenvolvidas pelo Sindilegis no último ano conquistaram troféus importantes no Prêmio Lusófonos de Criatividade 2019/2020, realizado em Lisboa e que reúne os melhores trabalhos de comunicação e marketing dos países de língua portuguesa.

Na etapa mais recente, cujo resultado foi anunciado no último dia 16/07, o Sindicato foi laureado pela realização dos eventos “Gente Que Inspira” e “Salve o Som”, além da série de posts “Verdade Seja Dita” em homenagem ao Dia do Jornalista, celebrado em 7 de abril.

As campanhas foram idealizadas pela agência de publicidade Fermento em parceria com a equipe do Sindicato. “O empenho de colaboradores e parceiros tem sido fundamental na modernização do Sindilegis. Mudamos nossa postura! Para além da defesa dos direitos e das conquistas dos servidores, assumimos nosso papel não apenas em questões que nos afetam diretamente, mas àquelas que afetam a sociedade também, principalmente em momentos críticos como o desta pandemia. Estamos orgulhosos e esse é só o começo”, avaliou o presidente do Sindicato, Petrus Elesbão.

GENTE QUE INSPIRA

A partir do planejamento estratégico de ações do Sindilegis, o foco na valorização do servidor público, em especial dos servidores da Câmara dos Deputados, Senado Federal e do Tribunal de Contas da União, fez surgir o “Gente Que Inspira”, um movimento de valorização do corpo técnico das nossas Casas. Em sua primeira edição, o evento reconheceu e homenageou servidores que, ao longo da carreira, realizaram trabalhos inspiradores de inovação que impactaram a vida dos brasileiros e impactaram a integração entre sociedade e os órgãos. Servidores responsáveis por inciativas como o programa de inteligência artificial Ulysses; projetos de inovação do LabHacker, o portal e-Cidadania incluso, ações da Câmara dos Deputados; pela criação do programa LexML, o Google das Leis, pelo programa Jovem Senador, esses últimos projetos do Senado, e o pelo projeto GeoControle, do TCU.

“Quem mais ganhou com a implantação desses modelos de inovação foi a sociedade, que passa a contar com a essas ferramentas de integração entre o Estado e os cidadãos”, destacou Petrus.  O evento, realizado no dia 28 de outubro, em parceria com o Sindjus, premiou trabalhos desenvolvidos no Legislativo Federal e no Judiciário.

SALVE O SOM

Entre abril e junho de 2020, já em contexto de pandemia, o Sindilegis promoveu o SALVE O SOM. Um grande festival de música e solidariedade que, não só levou entretenimento para seus filiados, como arrecadou fundos para os profissionais do segmento da cultura de Brasília, incluindo músicos, técnicos e produtores, além de alimentos, máscaras e outras doações para pessoas em situação de vulnerabilidade. A partir do slogan “Juntos pela música e pela vida”, o projeto levantou mais de 20 toneladas de alimentos, 1.500 máscaras de proteção e cinco máquinas de costura, que foram direcionadas para um projeto social de Planaltina, para a confecção de máscaras, item fundamental de proteção contra a Covid-19.

DIA DO JORNALISTA – “VERDADE SEJA DITA”

A campanha para homenagear e reconhecer o papel da Imprensa na informação e o trabalho de veículos sérios no combate às notícias falsas, o Sindicato lançou em suas redes sociais a série “Verdade Seja Dita” no dia 7 de abril. Em três postagens críticas, a entidade provocou o público a pensar sobre a importância do Jornalismo. Uma das peças alertava “se não fosse a imprensa, você acreditaria que a Covid só mata velhinhos”, em referência a alegações feitas por pessoas públicas durante a pandemia.

Sobre o prêmio

Os Prêmios Lusófonos da Criatividade integram um festival internacional, sediado em Lisboa, capital de Portugal, dedicado a premiar, homenagear e debater exclusivamente os mercados publicitários e de comunicação dos países de língua oficial portuguesa. Campanhas produzidas pelas principais agências de Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde e Moçambique, representam o melhor do mercado criativo em português. Ao lado do Sindilegis e da Fermento, nomes como Brahma, Dove, Caixa Econômica, 99 e Nestlé estiveram entre os vencedores desta edição.

Esta é a terceira vez que o Sindilegis e a Agência Fermento são premiados. Em 2019, o Sindicato levou troféus pela campanha “Armas contra o Machismo” e, em 2018, a campanha “Florzinha é bom, mas direitos iguais é melhor” também recebeu um prêmio na competição.

 

 

 

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