Sindilegis contribui com perfuração de poços no Piauí

“Essa experiência deveria ser compartilhada por todos os servidores para saber o que é instinto de sobrevivência, para sentir na pele o quanto que essas comunidades sofrem com a falta de água”. Foram com essas palavras que o diretor de Benefícios do Sindilegis, Helder Azevedo, definiu os dias que tem passado no agreste do Piauí, onde, juntamente com o vice-presidente do Sindicato para a Câmara dos Deputados, Paulo Cézar Alves, contribui com uma iniciativa social e necessária de servidores do Legislativo: a perfuração de poços artesianos para atender famílias carentes que não têm acesso a um elemento vital – água.

A ação é do Comitê da Ação e da Cidadania dos Servidores da Câmara dos Deputados (CD-Cidadania), apoiada pelo Sindilegis, e visa levar água para as comunidades que sofrem com a estiagem. A meta inicial do grupo é perfurar cinco poços, na região de São Lourenço, no Piauí. Nesta terça-feira (25), a primeira cisterna foi aberta, no povoado de Lagoa das Pedras, com profundidade de 250 metros e vazão de até 2 mil litros de água por dia. Os números são considerados relativamente baixos diante da realidade das famílias afetadas.

O principal objetivo do Comitê é atender regiões do Brasil atingidas pela seca. Em alguns povoados visitados, os diretores conheceram pessoas que dividem água com animais. “Precisamos continuar nos movendo, não podemos parar. Se necessário, vamos reiniciar a campanha direcionada para outras regiões”, disse Diógenes Santos, servidor da Câmara dos Deputados e um dos coordenadores da campanha.

Fatos Marcantes

A viagem ao sertão do Piauí ficará marcada na vida dos diretores do Sindilegis. No município de São Gonçalo, Helder Azevedo, Paulo Cézar Alves e Diógenis Santos conheceram
 a família de Gercino.  Ao todo, esse piauiense tem sete irmãos e duas irmãs, todos com algum tipo de deficiência.

Fruto de uma incompatibilidade sanguínea, os homens da família são surdos e as mulheres têm deficiências mentais gravíssimas.  A história da família de Gercino sensibilizou o vice-presidente do Sindilegis para a Câmara dos Deputados que doou um banheiro adaptado para a família.

Para auxiliar o Comitê CD-Cidadania na perfuração de poços, basta depositar qualquer quantia na conta bancária do projeto. Os dados são: Banco do Brasil: Agência 3604-8, Conta Poupança 5271-X, variação 51 – CACSC Deputados. 

Compartilhe:

Veja também: