Sindilegis debate com servidores do Senado avanços para o pagamento integral da gratificação de desempenho

O Sindilegis esteve reunido, nesta quinta-feira (29), com servidores do Senado para informar os avanços em relação à implementação das avaliações de desempenho para o pagamento integral da gratificação de desempenho (GD). O presidente do Sindicato, Alison Souza, afirmou que a Diretoria-Geral da Casa levará o novo modelo de avaliação à Mesa Diretora em setembro. A expectativa é que as avaliações comecem a ser realizadas em janeiro e o pagamento integral da GD seja feito ainda no primeiro semestre de 2024.

“Vamos insistir para que esse período de avaliação seja antecipado: a nossa proposta é que a avaliação comece ainda neste ano e a GD possa ser paga em fevereiro de 2024”, destacou Alison.

Atualmente, todos os servidores do Senado recebem automaticamente o bônus de 60% sobre o salário-base. Com a implementação da avaliação técnica para aferir o desempenho profissional de cada servidor, a gratificação pode chegar a 100%. O benefício alcançará também os servidores aposentados e pensionistas, cujo percentual será calculado de acordo com a média paga aos servidores da ativa.

O pagamento integral da GD é um dos temas prioritários para o Sindilegis, que vem dialogando com o Senado para que a Casa implemente as avaliações de desempenho para viabilizar, assim, o benefício integral. A entidade realizou diversas reuniões com a diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, e com senadores integrantes da Mesa Diretora para garantir o pagamento integral da gratificação.

A GD foi regulamentada por lei em 28 de julho de 2010, que alterou o plano de carreira dos servidores do Senado Federal, instituído em 1993. A GD integra aposentadorias e pensões.

+ Relacionadas:

Compartilhe:

Veja também: