Sindilegis doa cestas básicas aos lavadores de carros da Câmara dos Deputados

O sindicato distribuiu entre os trabalhadores 60 cestas básicas arrecadadas no projeto Salve o Som

Diante do momento em que vivemos, faz-se necessário exercitar a solidariedade e ajudar aqueles que mais precisam. O Sindilegis desde o início da pandemia entende a importância de realizar ações sociais e contribuir para oferecer uma vida mais digna ao próximo. Ações como arrecadação de alimentos, agasalhos e cobertores dão a tônica desse movimento. Dentro desse conjunto de ações, o sindicato entregou ontem (21/08), 60 cestas básicas aos trabalhadores que desempenham atividades nas imediações da Câmara dos Deputados, como lavadores de carro e vendedores de lanches.

As cestas básicas doadas foram arrecadadas pelo Projeto Salve o Som, live musical que, além de contribuir com os artistas da cidade, arrecadou mais de 20 toneladas de alimentos e de 5 mil máscaras de proteção distribuídas para instituições e pessoas carentes em todo o Distrito Federal. Entidades representativas de servidores, associações e empresas como ASA-CD, ASCADE, Legis Club Brasil, ASTCU, ASSEFE,  entre outras, se juntaram à corrente de solidariedade e fizeram parte dessa campanha.

“A palavra de ordem do Sindilegis é solidariedade. Essas doações representam um pouco do que acreditamos: no amor e na ajuda ao próximo” disse o presidente da entidade, Petrus Elesbão.

Com a pandemia e o teletrabalho, o fluxo de carros nos arredores da Casa reduziu drasticamente, o que gerou um impacto financeiro nas vidas dos lavadores de carros e dos vendedores ambulantes, que já vivem com dificuldades. Diante dessa realidade, o vice-presidente do Sindilegis, Paulo Cezar Alves, que também esteve presente na entrega, fez um pedido aos colegas da Câmara para que também contribuam. “Esses lavadores estão aqui há muitos anos, são conhecidos por todos e precisam de ajuda, sobretudo neste momento. Então, eu faço um apelo ao colegas: venham lavar os seus carros ou, se preferirem, façam um acordo para pagar agora e deixar lavagens de crédito. Ou doem o que puderem para ajudar”, pediu.

Há mais de 30 anos trabalhando como lavador de carros próximo ao Anexo 4 da Câmara dos Deputados, Carlos Alberto se orgulha em contar as histórias e relembrar todos as pessoas que já conheceu durante o tempo em que trabalha no mesmo local. Porém, o sorriso dá lugar a tristeza ao lembrar do momento delicado que atravessa com a diminuição na quantidade de carros. “A gente tem contas pra pagar, mas o que a gente ganhava diminuiu muito. Tá tudo muito difícil. Pra passar por isso a gente só pode contar com a ajuda das pessoas. Então, eu agradeço muito ao Sindilegis por essas cestas. Muito obrigado”.

Qualquer contribuição faz diferença a quem precisa. Mara Santos, que vende lanches na portaria do Anexo 4, agradeceu as doações feitas pelo Sindilegis e garantiu que o momento não é fácil, mas que contar com a ajuda de amigos torna-se menos difícil atravessar a dificuldade. “Eu só tenho que agradecer a ajuda do Sindilegis e dos amigos. Eu tenho fé que tudo isso vai passar”.

A administração da Câmara apoia ações como essa, que fortalecem a senso comunidade. O diretor-adjunto da Câmara, Mauro Limeira Barreto acompanhou a entrega das cestas e se dirigiu aos lavadores assistidos:  “Gostaria de agradecer essa ação tão valiosa do Sindilegis neste momento de tanta dificuldade para todos, sobretudo para vocês que dependem do movimento e que fazem parte do dia a dia dos servidores da Câmara. Muito obrigado ao Sindilegis”.