Sindilegis e Auditar pedem preservação do teletrabalho para servidores do TCU

O Sindilegis e a Auditar protocolaram, nesta sexta-feira (11), ofício conjunto ao presidente do Tribunal de Contas da União, Ministro Bruno Dantas, onde solicitam que a opção de teletrabalho integral para servidores seja preservada, bem como seja possibilitada a realização do trabalho híbrido.

Segundo o documento, a modalidade é utilizada e aperfeiçoada no âmbito do Tribunal há tempo considerável, sendo reconhecida como um dos instrumentos de gestão que propiciaram, em regra, a melhoria da qualidade de vida dos servidores, sem prejuízo das entregas por parte do corpo técnico, a maior parte das vezes majoradas pelo uso do instituto.

“Os avanços obtidos foram essenciais, inclusive, para a implantação da primeira unidade do TCU cem por cento virtual (Secretaria de Controle Externo de Tomada de Contas Especial) e do novo modelo de trabalho estabelecido em 2019, no qual todos os servidores domiciliados nos estados passaram a atuar remotamente em suas unidades de lotação, situadas na sede em sua maioria”, afirma o ofício.

O pedido é uma resposta à sessão plenária do TCU, ocorrida em 21 de setembro, quando a Presidência propôs ao Plenário a realização de ações de controle com vistas a apresentar diagnóstico preliminar sobre a situação do instrumento do teletrabalho no âmbito da Administração Pública Federal. Na visão das entidades, a manutenção da modalidade poderá assegurar maior eficiência e melhoria das condições de trabalho, melhor desempenho dos servidores e, consequentemente, melhor prestação dos serviços dentro das atribuições do TCU.

Confira o ofício clicando aqui.

Compartilhe:

Veja também: