Sindilegis e Auditar se reúnem com equipe de transição do TCU

Na manhã da última quarta-feira (14), uma comissão do Sindilegis e da Auditar, constituídos pelos servidores Alison Souza, Eduardo Rodovalho, Evaldo Araújo, Leandro de Brum, Maurício Ramos e Simone Barbosa, reuniu-se com a equipe de transição do TCU constituída por Maurício Wanderley, Luiz Henrique Pochyly e Paulo Wiechers, que assumirão respectivamente a Segepres, Segedam e Segecex no próximo biênio.

A reunião foi realizada a pedido das entidades para tratar do novo modelo de gestão do Tribunal (União 202, de 8/11/2018). A comissão destacou a importância de que as alterações fossem realizadas de forma transparente e participativa e apresentou as preocupações e os possíveis riscos colhidos juntos aos servidores, enfatizando que as mudanças anunciadas provocaram inquietações e dúvidas em relação à existência das Unidades nos Estados e principalmente em relação ao exercício do Controle Externo no âmbito local e regional.

Em razão das indefinições ainda existentes e considerando a importância e magnitude das alterações propostas, a comissão da Auditar e do Sindilegis colocou a necessidade de constituir um Grupo de Trabalho para melhoria do modelo proposto, e que nas discussões fossem consideradas:

* A realização de amplo levantamento das necessidades, potencialidades, projetos e processos de trabalho de todas as Unidades do Tribunal;
* A apresentação de soluções alternativas ao modelo, considerando os avanços tecnológicos, os resultados positivos advindos da atuação da Coestados neste biênio, a possibilidade de adoção de estruturas flexíveis que possibilitem a atuação em Rede e Núcleos especializados;
* A importância da presença do TCU nos Estados, por meio da manutenção das Secretarias de Controle Externo, realizando-se os ajustes necessários para a melhoria da eficiência e para o atingimento da Missão do Tribunal;
* A valorização dos Auditores de Controle Externo e sua alocação prioritária na Segecex;
* A valorização dos TEFC, AUX e AUFC-ATA, de modo que contribuam para a melhor eficiência do Controle Externo; e
* A necessidade de melhoria do processo de Planejamento de Controle Externo do TCU, especialmente quanto à coordenação e articulação das estratégias e ações de controle.

A equipe de transição foi bastante receptiva com os representantes das entidades e informou que o novo modelo está em construção e que levará em conta os riscos e as oportunidades trazidos Sindilegis, pela Auditar, pelos dirigentes e por todos os servidores, e que serão formados Grupos de Trabalho para avaliar sugestões e eventuais melhorias ao modelo que está sendo proposto.

A comissão das entidades agradeceu e ressaltou a necessidade de que as atividades dos GTs fossem realizadas de forma participativa e transparente.

O Sindilegis e a Auditar continuarão acompanhando o processo de mudança, bem como colhendo dos servidores opiniões sobre os riscos, as oportunidades e as alternativas à proposta da equipe de transição, acreditando que a construção conjunta trará melhorias ao modelo, com valorização do servidor e atuação mais eficiente do Tribunal.

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