Sindilegis e Comsefe se reúnem com SIS para tratar do Saúde Caixa

Servidores reclamaram da qualidade de atendimento e diversas outras situações que vêm acarretando insatisfação com o atual plano de saúde do Senado

Na noite desta última quinta-feira (18), dirigentes do Sindilegis e da Associação dos Profissionais de Comunicação Social do Senado (Comsefe) se reuniram com representantes do Sistema Integrado de Saúde (SIS) e do Saúde Caixa, atual plano beneficiário dos servidores, para uma avaliação acerca da qualidade dos atendimentos e serviços prestados à categoria.

Na ocasião, os servidores apontaram diversas situações em que se sentiram lesados com as redes credenciadas ao Saúde Caixa, como mau atendimento, tempo excessivo de espera e falta de especialidades cobertas pelo plano. Na pauta em reunião, também trataram sobre o custo para o associado e o percentual de coparticipação; o custo para inserção familiar no plano; a qualidade da rede credenciada; abrangência dos serviços para odontologia; e, por último, a tabela para ressarcimento de despesas em profissionais e instituições não credenciadas.

Divergências
O vice-presidente do Sindilegis para o Senado, Petrus Elesbão, solicitou aos representantes tanto do SIS como do Saúde Caixa maior atenção a essas questões, que vêm desgastando os servidores no momento de cuidarem da saúde, além de transparência desses valores desembolsados mensalmente pela categoria.

“Aposentados do Rio de Janeiro reclamaram muito do SIS, dizendo que a demora para consultar um cardiologista era mais de 30 dias. Vários colegas aqui já passaram por situações complicadas tanto no momento de marcação de consulta como na consulta em si. Então, acredito que seria o caso de uma reavaliação do plano para saber o que está acontecendo para esses maus atendimentos”, retificou.

O diretor-adjunto do SIS, Kairala José K. Filho, mostrou-se aberto a receber todas as sugestões e críticas, afirmando que fará o possível para propor melhorias ao atual plano do Senado. “É interessante que vocês formalizem essas reclamações para nós, porque muitas vezes não chega até o SIS o que realmente está acontecendo por trás desses atendimentos. Nossos profissionais assinam um contrato com diversas cláusulas, em que são obrigados a oferecer o melhor serviço aos servidores do Senado. Se isso não está acontecendo, precisamos rever todo o processo para que esta situação não volte a acontecer”, salientou.

Para o servidor da Secretaria de Relações Públicas e dirigente da Comsefe, Francisco Gardesani, a reunião com os representantes foi considerada um avanço. “Essa iniciativa de buscar uma reunião conjunta foi para que a gente pudesse obter esclarecimentos, dissipar algumas dúvidas e questionar algumas características do plano de atendimento do servidor. Tive sérios problemas em alguns hospitais aqui de Brasília e dificuldade em marcação de consultas fora daqui. Uma vez, cheguei a ser informado que o tempo de espera para ser atendido num pronto atendimento era de cinco horas. Então, precisamos saber o que pode ser feito porque a situação não pode permanecer da maneira que está”, afirmou.

Além das pautas citadas anteriormente, algumas questões resultantes de “rádio-corredor” também foram esclarecidas, como o boato de que os serviços na Câmara dos Deputados fossem melhores dos que os do Senado – apesar de ambos terem serviços prestados pela a mesma empresa. Sobre essa questão, os representantes do Saúde Caixa, Humberto Melo e Diego Ferreira, explicaram que cada Casa optou por peculiaridades distintas no momento de adesão ao plano.

“A oferta da cobertura da rede credenciada que atua no Senado é a mesma que atua na Câmara. A diferença está que o Senado optou por não incluir o serviço odontológico no plano, diferente da outra Casa, além de alguns outros segmentos. A Caixa não presta serviços para o Senado, ela apenas ‘empresta’ seus serviços para cá. O plano do beneficiário do Senado é o SIS, o da Caixa é o Saúde Caixa e o da Câmara é o Pró-saúde”, ressaltou Diego.

Breve histórico
Em 2012, o Senado Federal, por meio do SIS – o plano de autogestão da Casa –, realizou a mudança da prestadora de serviços Gama Saúde para o Saúde Caixa, com o objetivo de oferecer um serviço com maior qualidade e com mais abrangência às necessidades dos servidores e seus familiares. A lista de hospitais credenciados e as especialidades cobertas pelo plano no Distrito Federal é disponibilizada online pelo Senado e pode ser acessada abaixo: