Sindilegis e entidades iniciam articulação com os partidos para apresentação de emendas à reforma da Previdência

Dirigentes buscam criar canal de diálogo permanente com as principais lideranças na Câmara para assegurar direitos dos servidores na discussão da proposta

Em uma única semana, a reforma da Previdência (PEC 6/2019) deu passos largos na Câmara dos Deputados. Após a aprovação na Comissão de Constituição e Justiça, a Comissão Especial que analisará o mérito da matéria já tem presidente, relator e integrantes, indicados nesta quinta-feira (25). Paralelamente, representantes de classes, com apoio do Sindilegis, intensificam o diálogo com as Lideranças Partidárias para apresentar sugestões de emendas.

Nesta quarta-feira (24), o presidente do Sindicato, Petrus Elesbão, e o vice-presidente para o TCU, Alison Souza, se reuniram com presidente do Solidariedade, deputado Paulo Pereira da Silva (SP), e com o deputado professor Israel Batista
(PV-DF). Os diretores também estiveram com o Líder do PDT, deputado André Figueiredo (CE).

No encontro, o parlamentar se comprometeu a agendar uma reunião com o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), na semana entre 6 a 10 de maio, para estabelecer um canal direto e permanente de diálogo com as carreiras de servidores. Atuando em paralelo no mesmo dia, os diretores Magda Helena e Ogib Teixeira estiveram na Liderança da Minoria e na Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social, também na busca de alternativas para a reforma.

Petrus Elesbão acredita que há vários aspectos da reforma que precisam ser duramente combatidos: “Falta de regra de transição para os servidores que ingressaram antes de 2003; cálculo da pensão por morte; indefinição sobre a capitalização; a idade mínima e fim da aposentadoria por tempo de contribuição, regras para professores e trabalhadores rurais e BPC são alguns itens que devemos buscar modificar no texto atual, para resguardar os direitos dos brasileiros”, destacou.

PEC e pessoas com deficiência

O Sindilegis, por meio do diretor César Augusto Resende, também tem batalhado pelas pessoas com deficiência nesta proposta. Nesta quinta (25), ele e os servidores Edvaldo Barbosa e Santino Barbosa (analistas do Banco Central) se encontraram com o deputado Francisco Júnior (PSD/GO), vice-líder do chamado Centrão, que reúne 10 partidos na Câmara.

Eles apresentaram os problemas gerados pela PEC 6 e propostas de alteração.