Sindilegis é premiado pelo projeto “Salve o Som”

Iniciativa, que contou com duas edições, foi ao ar no pico da pandemia para dar voz a artistas de Brasília, levando música e solidariedade a milhares de pessoas

Imagine acordar um dia e descobrir que um vírus se espalhou rapidamente pelo mundo, fechando comércios, escolas, restaurantes e impedindo que você saia de casa e tenha contato com familiares e amigos. Contudo, você ainda precisa de médicos, enfermeiros, bombeiros, policiais, professores e diversas outras categorias essenciais, que não podem parar e que arriscam tudo para garantir o bom funcionamento desses serviços.

Essa poderia ser a sinopse de algum thriller ou ficção de Hollywood, mas foi a realidade para a qual o mundo acordou devido à pandemia da Covid-19. Da noite para o dia, o Brasil se viu fechando todas as portas, mas os serviços públicos de saúde, segurança, educação e da Administração Pública continuaram a todo favor.

Foi pensando em valorizar esses profissionais, em homenagem ao Dia do Servidor Público, que a Agência Servidores realizou, na noite dessa segunda-feira (28), a apresentação do Prêmio Relevância, que reconhece ações sociais idealizadas por entidades e personalidades que atuam no serviço público. O Sindilegis e várias outras associações que lutam pelos servidores foram premiadas, em cerimônia virtual, que em uma oportunidade ímpar, buscou interligar diversas categorias, independentemente de partidos, centrais sindicais ou opções ideológicas.

Salve o Som premiado – Em meio ao distanciamento social e a substituição do contato físico por telas de celulares e computadores, o Sindilegis pensou, assim que foi decretada a pandemia devido ao coronavírus, em uma iniciativa para unir solidariedade, cultura e integração à distância. Assim nascia o projeto inédito Salve o Som: juntos pela música e pela vida, que levou entretenimento para mais de 40 mil lares por meio de 24 shows virtuais com grandes artistas de Brasília. Em contrapartida, foram arrecadadas 21 toneladas de alimentos, que beneficiaram cerca de 2.000 famílias carentes. O evento também recebeu mais de R$ 20 mil em dinheiro para o cachê dos músicos e técnicos de produção envolvidos no projeto.

O presidente do Sindilegis, Petrus Elesbão, se emocionou ao relembrar a entrega das doações fruto do projeto e aproveitou para enaltecer a dedicação e o esforço diários empreendidos pelos servidores, principalmente em tempos de coronavírus. “Não tem a menor possibilidade – e é isso que a sociedade e nossos governantes precisam entender – de um país como o Brasil se desenvolver sem a contribuição dos servidores públicos. E esse reconhecimento não vemos por parte do Governo, que agora investe em uma Reforma Administrativa nefasta, que visa sucatear o serviço público, atingindo diretamente a sociedade”.

Sobre o resultado do projeto, Elesbão complementou: “Nenhuma sensação se compara ao ver o sorriso estampado das pessoas quando receberam as doações das cestas básicas, oriundas do projeto Salve o Som. E o Sindilegis reforça esse compromisso não só com sua categoria, mas para fora dos nossos portões também. Solidariedade é a nossa palavra de ordem”. Ele também ressaltou que, sem a parceria das entidades e empresas como Sindjus, Fonacate, LegisClub, Sicoob Legislativo, ASA-CD, Ascade, Liga do Bem, Quatro Poderes, Metrópoles, Paris 6 e Fermento, nada disso seria possível.

Importância do SUS foi lembrada – A abertura da cerimônia virtual contou com a participação do coral da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que unido pela tecnologia apresentou a canção “Saúde”, de autoria da cantora Rita Lee. A escolha da música, conforme explicou a coordenadora do coral, Maria Clara Barbosa, não foi à toa; veio para simbolizar o protesto contra o decreto que autorizava o Ministério da Economia a realizar estudos sobre a inclusão das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dentro do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República (PPI).

O deputado Professor Israel Batista (PV-DF) parabenizou as entidades de serviço público e anunciou que a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público agora passará a se chamar “Frente Servir Brasil”: “Conclamo todos os servidores que estão nos assistindo que se engajem na nossa luta; precisamos fortalecer nossos argumentos, nossa luta, para vencermos mais essa batalha que vem na proposta de Reforma Administrativa”.