Sindilegis esclarece: não há previsão de contratação de terceirizados para substituir servidores do TCU

Vice-presidente Alison Souza se reuniu com setor de administração da Casa para tratar do assunto

O vice-presidente para o TCU do Sindilegis, Alison Souza, e o auditor Evaldo Araújo se reuniram na terça-feira (11) com a equipe da Secretaria-Geral de Administração (SEGEDAM) do Tribunal para conversar sobre uma possível contratação de terceirizados para substituir técnicos do tribunal. A secretária de gestão de pessoas do órgão (SEGEP), Cláudia Gonçalves Mancebo, garantiu que não há previsão sobre a terceirização em atividades desempenhadas por técnicos no TCU.

“Não há previsão de contratação de terceirizados no momento. A implementação ainda depende de alteração da resolução que trata das competências dos diversos cargos que temos na Casa. É necessário que essas competências hoje previstas para os técnicos sejam revistas”, explicou Cláudia. “Quando isso for implementado, os terceirizados farão tarefas administrativas mais operacionais”, completou.

Segundo Alison, a conversa serviu para tranquilizar os servidores. “Não há nenhum estudo ou projeto da SEGEDAM no sentido de substituir os técnicos por terceirizados. Ao longo dos últimos anos houve um número de aposentadorias muito grande e não houve uma reposição integral dessas pessoas. Isso está afetando alguns trabalhos e na medida da necessidade estão fazendo algumas terceirizações”, afirmou.

De acordo com Evaldo Araújo, o Sindilegis está acompanhando de perto essa questão. “A redefinição das competências é importante para os técnicos e para os auditores porque não é só a terceirização que elimina algumas competências. O próprio avanço tecnológico vai fazendo com que um conjunto de atividades que nós realizávamos passem a ser executadas de forma automática”, ponderou.