O Sindilegis, sempre buscando promover o bem-estar e estimular o desenvolvimento integral de seus filiados, tem o prazer de lançar o Sindilegis Indica, um programa que oferece uma seleção quinzenal de conteúdos culturais cuidadosamente escolhidos para atender aos mais diversos gostos e interesses.
O Sindilegis Indica vai te levar a um universo de possibilidades para ampliar seus horizontes, alimentar sua criatividade e fortalecer o seu vínculo com a literatura, música, artes visuais, cinema, teatro e gastronomia.
Nesta primeira edição, preparamos uma curadoria especial para você:
Livros que valem à pena ler
“Vale Europeu: Ser Pedalante nas tifas da Colônia Blumenau”, de Evandro Torezan, servidor do TCU, com fotos de Adriano Kirihara e Leidiane Torezan. O livro relata uma viagem do Ser Pedalante, alcunha adotada por Evandro na narrativa, pelo Circuito de Cicloturismo do Vale Europeu em 2021.
“Por que a democracia brasileira não morreu?” de Carlos Pereira, do FGV e Marcus André Melo, da Universidade Federal de Pernambuco: os cientistas políticos Carlos Pereira, da Fundação Getúlio Vargas e Marcus André Melo, da Universidade Federal de Pernambuco, lançaram o livro “Por que a democracia brasileira não morreu?”. Na publicação, eles analisam como caminhou a democracia brasileira e o sistema chamado de presidencialismo de coalizão desde as manifestações populares de 2013 até os episódios de 8 de janeiro de 2023.
“Esta é a minha história: relatos de servidores aposentados do Senado Federal”: trata-se de uma coletânea de textos e fotos realizada em parceria com a Associação dos Servidores Inativos e Pensionistas do Senado Federal (Assisefe) e o Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis).
“Centro de Governo “Tomo I”: aborda de forma aprofundada a importância dos Centros de Governo como unidades estratégicas para a coordenação e implementação de políticas públicas. De autoria do ministro do TCU, Augusto Nardes, além de contar com a participação de outros nove técnicos e especialistas na área de Governança.
Podcast: baixe e ouça quando quiser
“Bê-à-Bá da IA” – O programa produzido por Fernando Melo em parceria com a Radio Senado fala sobre a inteligência artificial de um jeito simples e prático. Em programas curtos, de 5 minutos, o especialista traz conceitos, novidades e dicas de uso. Ele é inserido toda quinta-feira no Conexão Senado, programa ao vivo da Radio Senado. Os episódios podem ser encontrados também no site da Radio Senado ou no Youtube (Be a Ba da IA).
Bê-à-Bá da IA / Divulgação
Spotify: https://sindilegis.org/4ccepSC
Rádio Senado: https://sindilegis.org/3xzeHUv
Agenda cultural
Mostra Terra Concreto /Divulgação ISC/TCU
Exposição “Terra Concreto” no Centro Cultural do TCU: apresenta trabalhos de Adriana Vignoli, César Becker e Matias Mesquita, três artistas visuais que moram e produzem em Brasília e que têm na escultura uma de suas principais linguagens de trabalho. Com curadoria de Renata Azambuja, “Terra Concreto” pretende revelar as relações entre os artistas, a atenção aos materiais e ao espaço.
Teatro do Caleidoscópio/Divulgação
Peça-concerto do Teatro Caleidoscópio “Trinta”: espetáculo comemorativo dos 30 anos da companhia. Com Vanessa Di Farias, Yuri Fidelis, Raquel Aló, Elias Santos, Claudio Lago e André Amahro. Direção: André Amahro e Claudio Lago. Classificação indicativa: 14 anos.
Aula de Tai Chi Chuan, 16 de junho de 2024/ ASCOM SIndielgis
Aula de Tai Chi Chuan na ASTCU: em parceria com a Associação Being Tao (ABT), com orientação da professora Ana Lúcia Rezende. A lição é gratuita, mediante inscrição prévia pelo link https://sindilegis.org/3RdFoVB.
Exposição “Oltroceano”, promovida pela Embaixada da Itália com colaboração do Museu de Arte de Brasília: a exposição será aberta ao público a partir do dia 26 de junho e permanecerá até 14 de julho no Congresso Nacional. A entrada é gratuita, com visitação das 9h às 13h e 14h às 17h (de segunda a sexta) e 9h às 17h (sábados, domingos e feriados).