Sindilegis institui força-tarefa para acelerar cálculo dos Quintos

Conforme acordado entre o Sindilegis e a Secretaria de Gestão de Pessoas (Segep) do Tribunal de Contas da União, os dados necessários para a realização dos cálculos do processo dos Quintos já estão sendo processados por uma equipe de funcionários do Sindicato (na foto, o diretor Dario Corsatto com o gerente de operações Ricardo Gomes e alguns dos funcionários envolvidos com o trabalho de digitação).

A ideia é que o TCU seja a primeira Casa a ter os cálculos realizados, tendo em vista o fato de que seus servidores ainda não receberam qualquer valor a título dos atrasados. O trabalho atual consiste em atualizar os nomes dos servidores que têm direito à execução, bem como a efetivação dos cálculos individualizados.  Já foram mais de três mil linhas digitadas, de um total de nove mil necessárias, com a finalidade de tornar as informações precisas para a Justiça Federal e evitar possíveis questionamentos por parte da Advocacia-Geral da União.

O diretor administrativo do Sindilegis, Dario Corsatto, esclareceu que o Sindicato vem se adiantando para viabilizar o processo: “A Segep está buscando o melhor caminho, e de nossa parte estamos colocando as mãos na massa para colaborar em tudo o que for possível. Vamos ganhar muito tempo com essa estratégia”.

Relação dos contemplados

Conforme divulgado anteriormente, a lista dos contemplados foi disponibilizada pelo Sindilegis, com base em dados publicados no BTCU 5/2006 (pág. 84), em que constam os nomes dos servidores que teriam direito aos Quintos em 2006.

As situações que não estiverem contempladas nesta lista serão objeto de atualização. No caso dos atrasados, eles serão pagos mediante precatírio e a previsão mais otimista é que isso ocorra em dois ou três anos. Quanto à incorporação, ela pode ocorrer a qualquer momento, isto é, a partir da impetração da execução e depende do juízo de execução, mas é imprescindível que os cálculos sejam ofertados corretamente.