Sindilegis participa da Semana do Bibliotecário

Qual é a imagem-semelhança de um bibliotecário para você? O debate sobre a imagem bibliotecário no cinema ocorreu nesta terça-feira, 17, na Câmara dos Deputados, em comemoração a Semana do Bibliotecário. No Plenário, também foi discutido o marketing digital em bibliotecas. A iniciativa é da Biblioteca da Câmara dos Deputados e da Biblioteca Central da UnB, em parceria com o Sindilegis.

O bate-papo entre a pós-doutora em Ciência da Informação e Analista da Câmara, Terezinha Elizabeth; o doutor em Literatura e Práticas Sociais e mestre em Ciência da Informação, Cristian Santos; e o graduado em Biblioteconomia, mestre e doutorando em Ciência da Informação, José Antônio Machado, foi acompanhado por diversos alunos da Universidade de Brasília e de outras faculdades e por profissionais da área que tentam, diariamente, desconstruir o estereótipo existente na sociedade quanto ao bibliotecário e sua atividade.

Terezinha citou o filme Monstros SA, da Disney Pixar, que traz a bibliotecária “padrão” como conhecemos: que só pede silêncio na biblioteca. “Vemos a permanência do estereótipo em filmes antigos e novos que surgem do papel do bibliotecário e da sua personalidade. Isso se mantém no cinema e não vemos evolução ao longo dos anos”, comentou.

Cristian comentou a importância desse profissional no poder Legislativo. “O bibliotecário não é apenas alguém que preserva e é responsável pelos livros, ele também gerencia acervos e facilita o acesso a informação”, esclareceu. Para ele, as decisões das Casas dependem do papel exercido pelo profissional, que vai desde o fornecimento e sugestões de fontes ao processo de proposição legislativa.

Após os debates, o Sindilegis ofereceu cordialmente um coquetel para os convidados e palestrantes. O Sindicato se orgulha de representar esses profissionais que atuam no Poder Legislativo Federal e no TCU e reconhece a importância dos seus trabalhos para o Parlamento e para a sociedade.
A comemoração da Semana do Bibliotecário vai até dia 19, quarta-feira, em que o tema de debate será “Bibliotecários fora da biblioteca: compartilhando experiências”, na Biblioteca Central da UnB e contará com um grande encerramento.

Dia do Bibliotecário

O Dia do Bibliotecário no Brasil é comemorado em 12 de março e, em Brasília, bibliotecas, órgãos de classe e empresas têm firmado parcerias, buscando potencializar seus esforços materiais e humanos na organização de um evento que atenda, efetivamente, aos anseios da categoria.