Nos últimos anos o brasileiro só ganhou aumento: aumento de despesas e custos, da alíquota da previdência, da conta de luz, da lista de compras, do mercado, do gás, das escolas, da gasolina e do lazer. Enquanto a inflação cresce e corrói o salário da população, o poder de compra só cai.

Os servidores públicos também se encontram nessa mesma situação, principalmente tendo em vista que há cinco anos não há reajuste para a categoria. Buscando mudar a atual conjuntura, o Sindilegis tem atuado pela recomposição salarial dos servidores do Poder Legislativo e do Tribunal de Contas da União. Em meio ao caos na economia brasileira, o governo federal sinalizou que está prevista, no orçamento de 2022, uma verba de R$ 1,7 bilhão para reajuste salarial no funcionalismo público. Diante disso, o presidente do Sindilegis Alison Souza questiona: “Há margem orçamentária para a recomposição salarial dos servidores da Câmara, do Senado e do TCU. Então, por que não fazer?”.

Neste mês, o Sindilegis retomou ação nas Casas Legislativas em que clama pela recomposição. Em frente ao Anexo II da Câmara dos Deputados, colaboradores erguem faixas e distribuem panfletos que esclarecem as razões do pedido. Além disso, o Sindicato se movimenta frente às presidências das Casas, tendo encaminhado ofício solicitando que Câmara, Senado e TCU intervenham para garantir medidas de valorização da carreira e de recomposição remuneratória dos servidores.

“O Sindilegis está na luta por uma recomposição salarial justa para os servidores da Câmara, do Senado e do TCU. Desde o último reajuste, nós acumulamos perdas inflacionárias da ordem de 30%. Algo precisa ser feito com urgência e é essa a preocupação que estamos levando às diretorias das Casas”, afirmou Souza.

CONFIRA o caminho do Sindilegis pela Recomposição Salarial dos servidores

1. Sindilegis reforça atuação para garantir recomposição salarial aos servidores
  2. Sindilegis e Sindjus promovem manifestação em frente ao STF pela recomposição salarial
  3. Sindilegis apresenta emendas ao PLDO para buscar destravar recomposição salarial aos servidores
  4. Sindilegis convoca servidores a participarem de ato pela recomposição salarial
  5. Sindilegis retoma mobilizações pela recomposição salarial
  6. Sindilegis participa de ato público pela recomposição salarial dos servidores
  7. Ato pela recomposição salarial acontece nesta terça-feira na Câmara dos Deputados
  8. Sindilegis solicita recomposição salarial de 36% aos presidentes das Casas Legislativas para servidores
  9. Luta pela recomposição salarial dos servidores do Poder Legislativo e TCU é foco prioritário do Sindilegis
  10. Sindilegis discutirá recomposição salarial para servidores nesta sexta-feira
  11. Sindilegis e Auditar convocam servidores do TCU para deliberar sobre proposta de recomposição salarial
  12. “Sindilegis protocola pedido de reposição salarial para os servidores.”
  13. Sindilegis discutirá recomposição salarial para servidores nesta sexta-feira
  14. Sindilegis e Auditar convocam servidores do TCU para deliberar sobre proposta de recomposição salarial
  15. Sindilegis solicita às Casas atenção especial à recomposição salarial dos servidores
  16. Sindilegis convoca servidores para protesto em defesa da recomposição salarial
  17. Sindilegis é destaque na mídia ao anunciar mobilizações por recomposição salarial de servidores
  18. Recomposição salarial de servidores é tema de debate do Sindilegis com entidades
  19. Sindilegis debate com relator de projeto que atrela recomposição salarial de servidores a superávit primário
  20. Recomposição salarial dos servidores da Câmara dos Deputados será votada na CCJ
  21. “Urgência para projetos de recomposição salarial está prestes a ser votada”
  22. Sindilegis marca presença no 45º Encontro Nacional da Fenale, que discutiu a valorização dos servidores do Legislativo
  23. “Mais de 1/3 dos nossos salários derreteram e já acumulamos uma perda inflacionária de mais de 30%”, afirma presidente do Sindilegis na CTASP
  24. “Presidente do Sindilegis participa nesta terça-feira (24) de debate na Câmara sobre reajuste de servidores
  25. “Sindilegis realiza visita a ministro Antonio Anastasia”
  26. “Em encontro na Secretaria de Governo, Sindilegis cobra fortalecimento do serviço público”
  27. Sindilegis é destaque no Correio Braziliense ao repudiar Orçamento que concede reajuste apenas a policiais federais
  28. “Nota de repúdio do Sindilegis à aprovação do relatório do Projeto de Lei Orçamentária (PLN 19/21) pela Câmara”
  29. Sindilegis protocola pedido de reposição salarial para os servidores

Sindilegis encaminhou OFÍCIOS para as Casas (Câmara, Senado e TCU) pedindo a recomposição salaria. CONFIRA os documentos na íntegra.

Câmara dos Deputados

Senado Federal