Na noite de 10 de dezembro, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou as leis nº 14.526, 14.527 e 14.528, que garante a recomposição salarial para servidores efetivos (ativos e inativos) e comissionados do Senado Federal, do Tribunal de Contas da União e da Câmara dos Deputados. As leis já estão em vigor.

Segundo o teor do documento, publicado no Diário Oficial da União, os servidores receberão 19,25% de reajuste no total, escalonado em três anos (6% em 2023, 6% em 2024, e 6,13% em 2025). A primeira parcela será implementada no dia 1° de fevereiro de 2023.

A luta por uma recomposição salarial justa para os servidores do Poder Legislativo e do TCU foi prioridade do Sindilegis durante todo o ano de 2022. A batalha, capitaneada pelo presidente Alison Souza, teve como lema: “Há margem orçamentária para a recomposição salarial dos servidores da Câmara, do Senado e do TCU. Então, por que não fazer?”. O Sindicato atuou incansavelmente para garantir o reajuste aos servidores que estão há seis anos sem aumento, acumulando mais de 35% de perdas inflacionárias.

Confira a íntegra da lei do Senado clicando aqui; da Câmara, clicando aqui; e do TCU, aqui.

CONFIRA o caminho do Sindilegis pela Recomposição Salarial dos servidores

1. Leis que garantem recomposição salarial para servidores da Câmara, do Senado e TCU são sancionadas

2. Vitória histórica: Sindilegis consegue recomposição salarial de 19,25% para servidores da Câmara, do Senado e do TCU

3. Vitória para servidores do TCU: recomposição salarial de 19,25% é aprovada no Senado e segue para sanção presidencial

4. PL da Câmara é aprovado e servidores da Casa estão mais próximos de recomposição salarial. Matéria vai à sanção

5. Vitória para o servidor: PL da recomposição salarial dos servidores do Senado segue para sanção

6. Trabalho do Sindilegis rende frutos e 23 emendas são apresentadas no Senado para reduzir o prazo de recomposição salarial

7. Sindilegis se reúne com lideranças das Casas para traçar estratégias pela recomposição salarial

8. Urgente: Sindilegis convoca assembleia para discutir recomposição salarial

9. Durante live, Sindilegis e Sindjus debatem desafios para incluir recomposição salarial dos servidores no Orçamento de 2023

10. Sindilegis se reúne com assessor técnico do orçamento 2023 para tratar da recomposição salarial

11. Sindilegis anuncia que solicitou recomposição salarial de 18% aos servidores do Legislativo

12. Sindilegis debate recomposição salarial e Funpresp com presidente da República em exercício, Rodrigo Pacheco

13. Luta pela recomposição salarial dos servidores do Poder Legislativo e TCU é foco prioritário do Sindilegis

14. Sindilegis reforça atuação para garantir recomposição salarial aos servidores
  15. Sindilegis e Sindjus promovem manifestação em frente ao STF pela recomposição salarial
  16. Sindilegis apresenta emendas ao PLDO para buscar destravar recomposição salarial aos servidores
  17. Sindilegis convoca servidores a participarem de ato pela recomposição salarial
  18. Sindilegis retoma mobilizações pela recomposição salarial
  19. Sindilegis participa de ato público pela recomposição salarial dos servidores
  20. Ato pela recomposição salarial acontece nesta terça-feira na Câmara dos Deputados
  21. Sindilegis solicita recomposição salarial de 36% aos presidentes das Casas Legislativas para servidores
  22. Luta pela recomposição salarial dos servidores do Poder Legislativo e TCU é foco prioritário do Sindilegis
  23. Sindilegis discutirá recomposição salarial para servidores nesta sexta-feira
  24. Sindilegis e Auditar convocam servidores do TCU para deliberar sobre proposta de recomposição salarial
  25. “Sindilegis protocola pedido de reposição salarial para os servidores.”
  26. Sindilegis discutirá recomposição salarial para servidores nesta sexta-feira
  27. Sindilegis e Auditar convocam servidores do TCU para deliberar sobre proposta de recomposição salarial
  28. Sindilegis solicita às Casas atenção especial à recomposição salarial dos servidores
  29. Sindilegis convoca servidores para protesto em defesa da recomposição salarial