Entre os dias 23 e 26 de abril, o vice-presidente para o TCU, Eduardo Dodd, e o auditor de controle externo, Henrique Moraes Ziller, estiveram em Buenos Aires representando o Sindilegis no encontro que celebrou os 10 anos da União Latino-Americana de Trabalhadores de Organismos de Controle – ULATOC. Durante os três dias de evento, os participantes tiveram um extenso cronograma com plenárias e debates que abordaram o combate à corrupção, justiça fiscal, controle e transparência nos gastos públicos, participação da população no processo de fiscalização, e avanço nos mecanismos de controle, sob o tema “Controlar os Governantes – Desafio do Século XXI”.
Ziller, que desde o início trabalha pela consolidação da ULATOC e implantação de seus projetos, disse estar otimista quanto ao crescimento e atuação da entidade. “Podemos ver a amplitude que as discussões estão alcançando e é muito bom ver outros países somando força à ULATOC”, afirmou. Em sua apresentação no encontro, o auditor ressaltou que a pauta era composta de temas que têm consumido a atenção da sociedade e dos órgãos de controle ao longo dos anos. “A má utilização dos recursos públicos talvez seja o grande mal que aprisiona nossos países irmãos latino-americanos e os condena à desigualdade e à injustiça. O programa deste evento trata dessa temática a partir da única maneira possível de enfrentamento desse problema: a consciência e a participação cidadã”, ponderou.
O responsável pelos assuntos internacionais da ULATOC, Sergio Hemsani, falou das experiências internacionais na luta contra a corrupção e ressaltou que os sindicatos exercem um papel fundamental na defesa da transparência dos gastos públicos.
O evento contou com a participação da Internacional do Serviço Público e de representantes de sindicatos de servidores de órgãos de controle diversos países, dentre os quais Brasil, Argentina, Bélgica, França, Canadá, México, Bolívia, Chile, Uruguai e Colômbia.
Expansão Internacional: ULATOC agora é UITOC
A partir deste encontro que celebrou os 10 anos de fundação da entidade, a ULATOC passa a se chamar: UITOC – União Internacional de Trabalhadores de Organismos de Controle, em função da adesão de entidades do Canadá, Bélgica e França.
A União Latino-Americana de Trabalhadores de Organismos de Controle (ULATOC) nasceu em março de 2004, quando foi realizado, em Buenos Aires, o 1 º Encontro de Organizações Sindicais dos Órgãos de Controle na América Latina. Naquela oportunidade, o evento contou com a presença de 40 delegados representando sindicatos de organismos de controle de sete países da América Latina: Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Equador, Paraguai e Uruguai. O Sindilegis esteve presente desde o início e é signatário da ata de fundação da entidade.