Sindilegis participa de lançamento do movimento para aperfeiçoar tribunais de contas de todo o País

ÌâåÊ ÌâåÊ ÌâåÊ ÌâåÊ ÌâåÊ ÌâåÊÌâåÊ

Dando mais um passo na luta por um Brasil mais transparente e livre de corrupção, o Sindilegis participou, junto com entidades parceiras, do lançamento do movimento #MudaTC – com o objetivo de melhorar e aperfeiçoar o trabalho de todos os tribunais de contas: o TCU, os estaduais e os municipais. O evento ocorreu na tarde da última segunda-feira (22), na Câmara de Vereadores da cidade de São Paulo (SP).

Idealizado por entidades de servidores e membros do Ministério Público que atuam nos tribunais de contas, o movimento busca a adesão de toda a sociedade, somando forças para promover as mudanças necessárias em írgãos tão importantes, mas vulneráveis à captura pelos grupos políticos e empresariais dominantes.

O presidente do Sindilegis, Petrus Elesbão, e o vice-presidente Paulo Martins prestigiaram o lançamento do #MudaTC. Para Elesbão, o movimento é de grande importância porque une tanto sociedade quanto entidades representativas em prol de um objetivo em comum: A iniciativa servirá como plataforma de debate, de acompanhamento dos projetos de leis que tratam dos temas e de aperfeiçoamento das atividades dos tribunais de contas.

Para Paulo Martins, o movimento é ímpar e servirá para estabelecer novo patamar de expectativas para as atividades desempenhadas nos tribunais. O movimento defende uma reformulação profunda na estrutura das cortes regionais e do príprio Tribunal de Contas da União (TCU), avalia.

O presidente da Ampcon e Diretor do Movimento Ministério Público Democrático (MPD), Júlio Marcelo de Oliveira, em artigo publicado recentemente, afirmou que os tribunais de contas não vêm executando seu papel a contento, tanto assim que temos Estados falidos com contas aprovadas bem como uma administração pública extremamente ineficiente e pouco profissional, que presta, como regra geral, serviços públicos de péssima qualidade.ÌâåÊ

Sobre o movimento

O #MudaTC foi criado por três entidades do setor de análise de contas públicas no Brasil: Confederação Nacional das Carreiras e Atividades Típicas de Estado (Conacate), Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon), e Federação Nacional das Entidades dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil (Fenastc).