Sindilegis participa de reunião com diretoria da FIA, responsável por reforma administrativa do Senado

O presidente Petrus Elesbão, a diretora-geral Ilana Trombka e o diretor-executivo de Gestão Marcio Tancredi discutiram a metodologia e os eixos do projeto de modernização organizacional encomendado pelo Senado. Participação do Sindilegis foi assegurada, conforme afirmado pelo presidente Davi Alcolumbre na última semana

O presidente do Sindilegis, Petrus Elesbão, participou, nesta terça-feira (29), ao lado da diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, e do diretor-executivo de Gestão, Marcio Tancredi, entre outros diretores e coordenadores da Casa, de reunião com a diretoria da Fundação Instituto de Administração (FIA), contratada pelo Senado para elaborar uma proposta de modernização organizacional para o órgão.

“A reunião de hoje reforça o que nos disse o presidente Davi Alcolumbre no encontro que tivemos na semana passada para tratar da reforma administrativa, no sentido de assegurar a participação dos servidores do Senado, seja por meio da administração da Casa, seja por meio do Sindilegis, na construção de uma proposta justa e equilibrada, que de fato possa aprimorar o trabalho prestado pelo Senado ao país”, disse Petrus.

Segundo o diretor-executivo de Gestão do Senado, Marcio Tancredi, o projeto está amparado em três eixos: modernização organizacional; política de gestão de pessoas; e modelagem de sistema de monitoramento e avaliação da gestão institucional. O objetivo, segundo ele, é preparar a Casa para continuar operando, com cada vez mais qualidade, apesar das atuais restrições orçamentárias, estruturais e de recursos humanos.

“O Senado está perdendo pessoal com muita velocidade e não há perspectiva de repor nossos quadros com a mesma celeridade. Há três anos tínhamos cerca de 3.450 servidores efetivos. Hoje temos menos de dois mil. Precisamos nos modernizar para ter um melhor controle do desempenho da Casa e ferramentas que nos permitam prestar contas à sociedade dos nossos resultados organizacionais”, defendeu Tancredi.

Estiveram presentes à reunião o professor titular e chefe do departamento de Administração da FEA-USP Moacir Miranda, coordenador-geral do projeto pela FIA; o professor do Departamento de Administração da FEA-USP e coordenador do Programa de Estudos de Gestão de Pessoas – PROGEP/FIA Joel Dutra, coordenador-executivo do projeto; e o professor e coordenador de projetos de direção e gestão estratégica da FIA Aristogiton Moura, coordenador-técnico do projeto. Segundo eles, o cronograma inicial para a formulação e implementação da proposta de modernização organizacional é de seis meses.

“Estamos muito honrados em participar desse projeto. A FIA é uma das mais de 30 fundações criadas por professores da USP, com 40 anos de história e mais de 8 mil projetos implementados em todas as esferas do poder público e também no setor privado. Respeitamos muito todas as partes envolvidas e sabemos que o Sindilegis é um stakeholder legítimo e relevante, que deve ser considerado no desenvolvimento do projeto”, afirmou Moacir Miranda.