Sindicato homenageia os profissionais e ressalta o papel fundamental que vêm desenvolvendo durante a pandemia de Covid-19
Em 27 de agosto comemora-se o Dia do Psicólogo, o profissional responsável por cuidar da saúde mental e que tem sido muito relevante nos últimos meses desde que instalou o isolamento social.
O Sindilegis preparou uma homenagem a esses profissionais que vem dedicando tempo e presteza para garantir a todos uma segurança emocional quando mais se precisa.
O psicólogo é um profissional responsável por analisar e se aprofundar nos estudos do comportamento psíquico humano, avaliando medidas necessárias para garantir uma melhora na saúde mental e prevenir transtornos prejudiciais à saúde. Sintomas como ansiedade, mudanças repentinas de humor e pânico podem não apenas baixar a imunidade contra doenças, como também diminuir a qualidade das atividades de rotina. Além disso, o cargo não se limita apenas a escritórios particulares. Hospitais, escolas, asilos, centros de atendimento e empresas em geral necessitam da figura do psicólogo para auxiliar em demandas rotineiras.
O grupo dessa categoria foi mais procurado nos últimos meses devido ao tempo de isolamento social pela pandemia de Covid-19. O número de pacientes relatando transtornos mentais durante a quarentena cresceram consideravelmente, o que realça a importância do psicólogo na sociedade. Somente no Google, buscas por “psicólogo online” cresceram mais de 100%. Esse aumento de casos está relacionado ao clima pessimista que o isolamento trouxe, alguns até por conta da violência doméstica e convivência apreensiva com outros indivíduos.
Cumprindo os protocolos de segurança, os profissionais precisaram se adaptar ao teleatendimento. Consultórios particulares ficaram com a agenda lotada, fazendo diversas consultas virtuais, muitas com familiares ou amigos de pacientes internados por Covid-19, ou pacientes relatando ansiedade, bem como até as vítimas de violências domésticas. Nesse contexto, os psicólogos aconselham e orientam os pacientes a adotarem hábitos como técnicas de relaxamento e análise das próprias emoções para desenvolver uma terapia específica e melhorar a saúde mental.
Engana-se quem pensa que transtornos mentais ou doenças psicológicas são fáceis de resolver e que não atrapalham no dia a dia. A produtividade e humor de um indivíduo com esses sintomas decresce bastante e com o tempo, podem desencadear gatilhos ainda mais sérios. É por meio de terapias com os profissionais da psicologia que esses problemas podem ser resolvidos, preservando um futuro mais seguro. Cuidar da saúde mental também é cuidar da vida.
O Sindilegis parabeniza a todos os profissionais da Psicologia e agradece pelo papel fundamental que vem praticando durante a pandemia.