Sindilegis prestigia cerimônia de encerramento de cursos de pís-graduação do ILB

O Sindilegis, representado pelo seu vice-presidente para o Senado, Petrus Elesbão, foi convidado a participar da cerimônia de encerramento das primeiras turmas dos cursos de pós-graduação em Direito Legislativo e Administração Legislativa, realizados pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB). O evento foi presidido pelo presidente da Casa, senador Renan Calheiros, e aconteceu no auditório Petrônio Portella, no Senado Federal.

Foram diplomados 76 alunos, 38 de cada turma. Ao parabenizar os formandos, Renan Calheiros ressaltou o fato de aquela ser a primeira vez em que o Senado Federal emitia certificados sem a intermediação de nenhuma outra instituição de ensino pública ou privada. Esta possibilidade se deu pelo o fato de o ILB ter conseguido credenciamento junto ao Ministério da Educação (MEC), para certificar, na qualidade de Escola de Governo, cursos de pós-graduação.

Os professores e paraninfos das turmas de Direito Legislativo e Administração Legislativa, o diretor-geral da Mesa, Luiz Fernando Bandeira de Mello e Paulo Meira, respectivamente, também se lembraram do desafio de transformar os profissionais que ingressaram naqueles cursos – 18 meses atrás – em servidores ainda mais preparados e nos desafios futuros para trazer mais excelência para o Senado Federal, em benefício da sociedade.

O vice-presidente do Sindilegis para o Senado, Petrus Elesbão, elogiou os formandos e a equipe do ILB pelo esforço e dedicação. “Os temas de estudo destes cursos são de grande relevância no âmbito do Congresso Nacional. Temos certeza de que os nossos colegas estão contribuindo, por meio dessas teses, para o fortalecimento do Estado Democrático de Direito”, afirmou Elesbão.

Em todas as falas, os oradores elogiaram e reconheceram a dedicação e comprometimento dos profissionais do ILB que tiveram participação no sucesso dos cursos. Bandeira de Mello destacou o êxito de uma Casa que, “ao mesmo tempo que produz norma, faz ciência sobre essa norma”, referindo-se ao fato de os temas das monografias serem de grande interesse do Legislativo. Paulo Meira descreveu a “fórmula mágica” do sucesso dessa primeira experiência do Senado como Escola de Governo credenciada: trabalho em equipe e solidariedade.

Já diretora-executiva Elga Lopes afirmou a que era necessário reconhecer e agradecer a oportunidade que o próprio Senado ofereceu para que o sonho de uma Escola de Governo dentro da instituição ganhasse vida e prestou homenagem especial ao ex-diretor do ILB e servidor aposentado, Carlos Stuckert que recebeu placa comemorativa pelos serviços prestados. Ele foi um dos responsáveis pelo credenciamento junto ao MEC e pelo título de Escola de Governo do Instituto.

*Com informações do portal do Senado Federal/ILB