Na tarde de segunda-feira (17), o Sindilegis reuniu servidores do Senado Federal no Plenário 2 da Casa para assembleia setorial que marcou a retrospectiva das principais conquistas de 2024 e a apresentação das prioridades para 2025.
O Sindilegis destacou algumas conquistas para os servidores ao longo de 2024, como a garantia da 2ª parcela da recomposição salarial, com aumento de 6%, pago em fevereiro; aprovação da lei de convalidação das VPNIs; a realização da maior Copa Sindilegis da história; o lançamento do Palco Aberto; a homenagem aos servidores com projeção no Congresso Nacional no Dia do Servidor Público; e o lançamento do atendimento nutricional, que retorna em março dentro do programa Mais Vida Ativa.
Para marcar o início deste novo ciclo, o Sindicato lançou o hotsite que reúne, de forma inédita, todos os eventos programados para o ano. “A iniciativa permite que os filiados se organizem com antecedência para participar das atividades promovidas pelo sindicato”, destacou o presidente do Sindilegis, Alison Souza.
Confira o calendário de eventos do Sindilegis no site eventos.sindilegis.org.br.
Além disso, o presidente convidou os servidores para a solenidade de posse da nova diretoria, do Conselho Fiscal e do Colégio de Representantes Estaduais, que acontecerá no dia 25 de fevereiro, a partir das 18 horas, no Salão Negro do Congresso Nacional. A cerimônia marca o início de um novo ciclo para a entidade, reafirmando o compromisso com a defesa dos direitos dos servidores públicos e o fortalecimento da representatividade da categoria.
Prioridades para 2025
Entre as prioridades para 2025, foram destacadas a recomposição salarial, o fortalecimento das pautas de saúde dentro das Casas e a ampliação do programa de benefícios para filiados e familiares.
A saúde foi um dos temas centrais, com relatos de servidores sobre dificuldades no atendimento do SIS, defasagem na tabela de prestadores e a necessidade de um atendimento mais humanizado. Como resposta, o Sindilegis anunciou a criação de um núcleo de saúde para atuar nessas demandas e a realização de uma assembleia específica para tratar do tema. Além disso, a equiparação do auxílio-alimentação com o TCU deve avançar até março, e a derrubada do veto da Função Inerente segue como prioridade política.
Além disso, a articulação política também continua trabalhando para a derrubada dos vetos 24/10 (fator de correção da GD) e 31/24 (Função Inerente), o acompanhamento da PEC 6/2024, o acompanhamento da Funpresp e o PL Nº 1107/2023, que trata da indenização para servidores comissionados. Outras pautas também foram levantadas, incluindo a equiparação do auxílio-alimentação entre as Casas, a ampliação do auxílio-educação e a criação de um fundo para o plano de saúde.
Também foram debatidas ações judiciais em curso, como descontos previdenciários para comissionados, correção monetária, Função Inerente, VPNI para aposentados e pensionistas, revisão do tempo militar para o BE, Vantagem Opção Clássica, Vantagem Opção 481 e PASEP. Filiados ao Sindilegis podem acompanhar o andamento de todas as ações pela plataforma Sindilegis Mais. Acesse https://mais.sindilegis.org.br/.
Plano de carreira
O evento foi encerrado com um chamado à mobilização dos servidores para fortalecer a luta pelo plano de carreira, reforçando a importância da participação ativa na defesa dos direitos da categoria. Alison anunciou e convocou todos os servidores para a mobilização pela pauta: “Conversem com as autoridades, engajem os colegas e vamos à luta!”