Sindilegis realiza campanha no Dia de Prevenção de Acidentes de Trabalho

No dia 27 de julho uma data é lembrada mais do que pela necessidade de alerta do que por celebração. O Dia de Prevenção de Acidentes de Trabalho vem recordar a necessidade de aplicar normas e melhorias estruturais e de organização nas empresas, órgãos e prédios em geral, para evitar qualquer tipo de dano ao trabalhador durante o labor.

Isso porque a falta de detecção de risco, a escassez de treinamentos e de planejamentos são os principais fatores que causam acidentes de trabalho. Um outro fator é a falta do uso de equipamentos de trabalho, o uso de celular em horas inapropriadas e a falta de atenção.

Desde 2004, em caso de acidentes de trabalho, este deve ser comunicado ao Ministério da Saúde. Isso porque o Governo tem investigado quais as principais motivações dos acidentes e buscado realizar campanhas, com entidades parceiras, para informar a comunidade sobre a questão.

Por isso, o Sindilegis lançou a campanha “Segurança é muito mais que proteção, é atitude!”, com a intenção de que as pessoas se conscientizem e evitem acidentes. Outra forma de promover esta data é colaborar informando todos os possíveis locais que visivelmente poderiam causar algum tipo de acidente, bem como equipamentos e atividades.

Para esta data, separamos algumas dicas, afinal a prevenção não é uma responsabilidade apenas da empresa e dos órgãos, mas de todos que frequentam as localidades.

– Evite se distrair durante suas atividades, mantenha a atenção! Assim, será bem difícil que aconteça algo com você.

– Já ouviu falar em “a pressa é inimiga da perfeição”? Pois é, procure fazer suas atividades com antecedência. Seu trabalho com certeza terá mais qualidade e será mais seguro para você.

– Tem alguma dúvida em relação a algum serviço? Melhor perguntar a seu supervisor qual é a melhor forma de realiza-lo para evitar que algo saia errado!

– Ao perceber que a máquina ou equipamento que opera está com algum problema ou apresentando falhas, comunique imediatamente a seu supervisor. Lembre-se que operar máquinas que não estejam em perfeito funcionamento são um grande risco para sua segurança.

– Tem um novo colega em seu setor? Seja cordial e avise-o dos perigos ali no ambiente do qual vocês fazem parte. Assim como você, ele tem uma família e a vida dele é tão importante quanto a sua!

– Caso aconteça algum acidente de trabalho, chame um profissional que entenda de verdade de como cuidar de você ou de seu colega. Sempre vão aparecer os “sabe tudo”, mas é importante lembrar que muitas vezes, uma atitude errada pode causar danos irreversíveis à saúde.