Sindilegis reforça atuação para garantir recomposição salarial aos servidores

Em novos ofícios aos presidentes da Câmara, do Senado e do TCU, Sindicato solicita reajuste de 36,05%

A luta pela restituição do poder de compra dos servidores da Câmara, do Senado e do TCU continua como prioridade para o Sindilegis. Nesta quarta-feira (10), o Sindicato enviou ofício aos presidentes das três Casas solicitando apoio para garantir a recomposição salarial de 36,05% e eliminar a defasagem imposta pela perda inflacionária desde o último plano de carreira, em 2016. A entidade solicita a implementação da medida por meio da inclusão na Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2023.

Na tarde desta quarta-feira (10), o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou reajuste de 18% no salário de todos os servidores e magistrados da Justiça, escalonado em quatro parcelas a serem incorporadas nos meses de abril e agosto 2023 e janeiro e julho de 2024. Cabe agora aos senadores e deputados aprovar a proposta.

“Enquanto isso, os servidores da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do TCU não tiveram sequer a recomposição das perdas inflacionárias em seus proventos desde 2016 e acumulam perdas que chegam a 36,05%”, destaca o presidente Alison Souza. “Por isso, solicitamos aos presidentes das Casas o empenho dos esforços necessários para interromper a deterioração da carreira do Poder Legislativo Federal e do TCU”, completou.

Confiram os ofícios para a Câmara clicando aqui; para o Senado Federal clicando aqui; e o Tribunal de Contas da União, aqui.

O Sindilegis tem atuado na luta da recomposição salarial desde outubro de 2021. A entidade se reuniu nesta semana com a direção-geral das Casas, enviou ofícios para as presidências, e realizou uma série de manifestações solicitando a recuperação do poder de compra. Veja a retrospectiva da luta pela recomposição salarial aqui.