Sindilegis se reúne com lideranças das Casas para traçar estratégias pela recomposição salarial

O Sindilegis realizou, na tarde desta quarta-feira (7), reunião virtual com grupos de lideranças das Casas Legislativas e do Tribunal de Contas da União para tratar da recomposição salarial dos servidores públicos. O encontro aconteceu após a apresentação do Projeto de Lei (PL) n° 2.930/22 pelo Senado Federal, que reajusta as tabelas de vencimentos básicos dos servidores do Senado Federal em 18%, divididos em quatro anos.

Nos mesmo moldes, o presidente do TCU, Bruno Dantas, também apresentou em comunicação ao Plenário do Tribunal, nesta quarta-feira, a minuta do Projeto de Lei de recomposição para os servidores do TCU. Das três Casas, apenas a Câmara dos Deputados ainda não apresentou PL sobre a matéria. Segundo o vice-presidente do Sindilegis pela CD, Paulo Cézar, a proposta deve ser encaminhada nos próximos dias e, também, nos mesmos moldes do PL do Senado.

O presidente do Sindilegis, Alison Souza, explicou que o Sindicato irá atuar para que o reajuste seja, pelo menos, de 18% em dois anos, e não em quatro, como prevê os projetos do Senado e TCU. “Vamos trabalhar por 18% em dois anos. Acho difícil conseguir mais do que isso, pois o Judiciário, quando estabeleceu esse valor, já definiu um padrão. Mas para conseguirmos o reajuste da maneira que desejamos, precisamos criar uma rede de atuação para sensibilizar e pressionar os parlamentares, os relatores(as) dos projetos”.

Aqueles que participaram da reunião, em imensa maioria, concordaram que é preciso pressionar os parlamentares e atuar para mudar o que prevê os projetos já apresentados. “Queremos um tratamento isonômico, uma garantia de equiparação com o que for concedido ao Poder Judiciário”, afirmou o consultor legislativo do Senado Federal Luiz Alberto dos Santos, com a anuência de Alison Souza.

Sindilegis realiza AGE para discutir recomposição salarial

Amanhã (8), o Sindilegis fará assembleia geral extraordinária, na Câmara dos Deputados, para discutir a recomposição salarial dos servidores da Câmara, do Senado e do TCU. O encontro está marcado para as 14h e será realizado em formato híbrido – presencial e on-line.

A assembleia irá esclarecer as últimas novidades sobre a recomposição salarial para os servidores e tirar as dúvidas sobre o assunto. O encontro presencial será no Plenário 2 da Câmara. A transmissão ao vivo será pelo canal oficial do Sindilegis no YouTube.