Sindilegis sedia encontro de representantes de mais de 20 parlamentos do mundo

Salão de eventos do Sindicato foi o local escolhido para receber os participantes da 2ª edição do “Legistech: the Americas”

O Sindilegis foi o anfitrião de um momento de confraternização entre os participantes da 2ª edição do “Legistech: the Americas” na noite dessa quinta-feira (13). O evento, que acontece presencialmente no Senado Federal, em Brasília (DF), tem promovido a troca de experiências entre as Casas Legislativas de mais de 20 países. Com o tema “Transição para um Legislativo pronto para o digital”, o encontro tem lançado luz sobre boas práticas e soluções tecnológicas para melhorar o processo legislativo nas Américas.

O presidente do Sindilegis, Alison Souza, saudou os presentes e destacou a importância desse intercâmbio entre os parlamentos de todo o mundo. “É uma imensa satisfação e uma alegria muito grande para nós recebê-los. A transformação digital nos parlamentos é um caminho desafiador para as instituições públicas neste mundo tão veloz e tão dinâmico”, afirmou. “Um dos maiores desafios é como transformar um debate de um projeto de lei em algo que permita a participação e a compreensão da população sobre aquilo que está sendo discutido e a participação popular para que a lei se torne melhor”, completou.

Idealizador do projeto e CEO da Bússola Tech, Luis Kimaid, ressaltou que o espírito de cooperação é a alma do evento. “Todos estão aqui instigados pelo espírito de colaboração e cooperação. Estamos aqui não para ensinar, mas para ajudar uns aos outros, buscar soluções e o Sindilegis faz parte disso”, pontuou.

Servidor da Assembleia de Moçambique, Valgy Hassane Tricamegy afirmou que o seu país é uma república jovem e, por isso, está buscando experiências dos outros parlamentos. “Portanto, há muita coisa para aprender com os outros parlamentos. Um dos nossos anseios neste momento é a aprovação do estatuto do funcionário parlamentar. Neste momento, nós nos sentimos agregados ao Sindilegis por conta da luta pelo reconhecimento do funcionário parlamentar e da sua contribuição para a sociedade”, declarou.

Integrante da delegação do Canadá, Christopher Henry avaliou que a jornada do LegisTech permite conhecer a busca de soluções pelos colegas de diferentes parlamentos. “Meus olhos e ouvidos começaram a se abrir quando pude conversar com os colegas esta tarde, trocar experiências e construir bases necessárias para o futuro. Um exemplo é o case do parlamento brasileiro que, durante a pandemia de covid-19, conseguiu integrar soluções disponíveis, como a plataforma Zoom, junto com o desenvolvimento de novas ferramentas, de maneira tão rápida e eficiente. Certamente foi um exemplo que nos inspirou”, declarou.

Realizado pela Bússola Tech, em parceria com o Sindilegis, a conferência reúne líderes e representantes dos parlamentos de países como Brasil, Angola, Moçambique, México, Uruguai, Peru, Suriname, Canadá, Zâmbia, Danúbia, Estados Unidos, de províncias da África do Sul, e das assembleias legislativas de estados brasileiros, possibilitando uma troca sobre as experiências vividas em cada um desses parlamentos.