O Sindilegis protocolou, nesta terça-feira (10), ofícios destinados à Câmara dos Deputados, ao Senado Federal e ao Tribunal de Contas da União solicitando a instalação de mesas de negociação coletiva para discutir temas como recomposição salarial e fortalecimento das carreiras do Legislativo.
Os ofícios enviados às três Casas reforçam que as recomposições salariais concedidas aos servidores do Legislativo e TCU nos períodos pré e pós-2016 não foram suficientes para compensar a inflação acumulada no mesmo período.
Considerando que a inflação acumulada entre janeiro de 2016 e novembro de 2024 foi de 57,21% , conforme dados do IPCA/IBGE, e para o ano de 2025 a projeção, segundo Relatório Focus disponibilizado em 6 de dezembro, é de 4,59%, estima-se que o acúmulo inflacionário do referido período somarão 64,44%. Tendo em vista o reajuste de 19,25% aplicado entre 2023/2024/2025, a perda real no poder de compra dos servidores é de aproximadamente 38%.
Esse cenário evidencia a urgência de medidas adicionais para recompor essa defasagem e garantir que as carreiras do Legislativo e TCU permaneçam competitivas em relação a outras da administração pública federal.
Confira os ofícios protocolados aqui, aqui e aqui.
Confira o vídeo do presidente Alison Souza sobre o assunto acessando aqui.