Sindilegis solicita uso obrigatório de máscaras e retomada do trabalho remoto na Câmara, no Senado e no TCU

Pedido visa proteger servidores, colaboradores e visitantes no momento que os índices de Covid-19 estão em alta

Matéria atualizada em 07/06/22 às 13h25.

Diante do aumento expressivo de servidores contaminados pela Covid-19, o Sindilegis endereçou ofício, na última sexta-feira (3), aos presidentes da Câmara, Arthur Lira, do Senado, Rodrigo Pacheco, e do TCU, Ana Arraes, respectivamente, solicitando a retomada do trabalho remoto para todos os servidores das Casas até o controle da taxa de transmissão da Covid-19 no DF. Além disso, reiterou os pedidos, já feitos nos Ofícios nº 125/2022 e 12/2022, em 30 e 31 de maio, exigindo que o uso de máscaras volte a ser obrigatório para ingresso e permanência em todos os ambientes da Câmara e do Senado, e solicitou a mesma medida para o TCU.

O Sindilegis requer também rigor na cobrança de comprovação de vacinação para ingresso nas Casas e informação do número de servidores efetivos e comissionados, bem como de parlamentares, que testaram positivo para Covid-19 nos meses de abril, maio e junho de 2022.

Os índices da pandemia no Distrito Federal estão em alta. A Secretaria de Saúde do DF recomendou, na quinta-feira (2), a volta do uso de máscara de proteção facial em ambientes fechados e públicos. O aumento da taxa de ocupação de leitos de UTI (56,98%), o aumento na taxa de ocupação de leitos de enfermaria para Covid-19 (110,71%) e o aumento na variação do número de casos de Covid-19 nos últimos 14 dias (192%), levou a classificação de risco para o Distrito Federal para risco alto. Os dados são do Memorando 15/2022 (87632347) da Câmara Técnica de Diretrizes e Orientações para o Manejo da Covid-19.

Confira o ofício enviado à presidência da Câmara dos Deputados na íntegra.

Confira o ofício enviado à presidência do Senado Federal na íntegra.

Confira o ofício enviado à presidência do TCU na íntegra.