Sindilegis traz para Brasília poetas do repente nordestino

O Sindilegis tem o prazer de lhes fazer um convite/

E quem gosta do repente com certeza vai aceitar/

Numa noite de cantador, todos vão se arrepiar/

Com o repente que Geraldo e Amancio vão cantar.

Na noite da próxima quinta-feira (23), às 20h, acontece a Noite do Cantador no Centro de Atividades Sociais do Sindilegis (CAS), como parte das festividades juninas. Vindos diretamente do Nordeste, os famosos repentistas Geraldo Amancio e Moacir Laurentino, que há 40 anos encantam as plateias do Brasil com eletrizantes repentes, trazem para a capital federal o talento que conquistou inúmeros prêmios em festivais, além da venda de álbuns.

O evento, de realização do Sindilegis e apoio do Espaço Musical Roberto Baez, é gratuito para o público. Segundo o organizador do evento e coordenador setorial de aposentados e pensionistas do Sindilegis no Senado Federal, Nonato Freitas, a ideia desde o princípio é de promover a cultura. “Nós fizemos questão de que fosse um evento divulgado e gratuito, para que todos pudessem comparecer e ver de perto esses dois gênios do repente que, generosamente, aceitaram o nosso convite. É um evento para não ser esquecido”, afirma.

O Centro de Atividades Sociais fica na 610 Sul (antiga Ascade na L2 Sul), em Brasília, e o show terá uma introdução inicial com a história do repente para, em seguida, apresentar os artistas. Para mais informações, entre em contato: (61) 3214-7300.

Os poetas do nordeste

Geraldo Amancio tornou-se referência no meio do repente sendo um dos mais laureados e respeitados, tendo um público imenso fã da sua cantoria. Apresentador de programas televisivos em Fortaleza (CE), atualmente está à frente do “A Sanfona e a Viola”. Pertence à Academia Brasileira do Cordel. Sendo membro também da “Casa do Cantador”, em Fortaleza, que possui mais de 50 anos de existência.

Nos últimos anos, ministrou palestras para diversas Universidades e Academias de letras dos Estados, assim como em colégios dos interiores mais distantes. Dentre essas palestras, uma das mais marcantes foi em Coimbra, Portugal. Participante de vários Festivais de Repentistas, possui mais de 150 troféus de primeiro lugar.

Já o repentista Moacir Laurentino traz o talento no sangue. Filho do poeta Avelino Laurentino da Silva, é da família do poeta Belarmino de França e canta desde junho de 1963, mas profissionalmente a partir de 1966 e já dividiu o palco com Geraldo por diversas oportunidades.

O quê: Noite do Cantador

Quando: 23 de junho (quinta-feira), às 20h