WhatsApp Image 2025-07-02 at 15.48.11 (1)

Primeiro dia do Circuito Saúde 2025 reúne mais de mil colaboradores do Senado em ação gratuita de prevenção e cuidado; evento também acontece nesta quarta (3)

Mais de mil colaboradores do Senado Federal, de servidores efetivos até menores aprendizes, participaram do primeiro dia da quarta edição do Circuito Saúde, realizado nesta quarta-feira (2). A primeira etapa do evento aconteceu entre 9h e 17h, no mezanino do Espaço do Servidor e na rua dos food trucks, e segue até quarta-feira (3) nos mesmos locais e horários. Neste primeiro dia, foram cerca de 3 mil atendimentos realizados.

Com programação gratuita, os colaboradores tiveram à disposição serviços como consultas, exames e vacinação (abaixo, saiba mais sobre a programação).

Na cerimônia de abertura, a diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, afirmou que o Circuito tem crescido a cada ano, em oferta de serviços, no número de atendimentos e na importância que tem no calendário da Casa. Tendo isso em vista, Trombka sugeriu à organização – e foi endossada pelo público – a realização do evento duas vezes por ano. Além disso, para exaltar o sucesso do Circuito, Ilana destacou a quantidade de atendimentos realizados nas primeiras horas da ação. “Já houve mais de 500 atendimentos e a gente não terminou nem a primeira manhã”, destacou.

Já o vice-presidente para o Senado do Sindilegis, Pedro Mascarenhas, disse que a saúde é uma das pautas prioritárias do Sindicato e que a participação dos colaboradores no evento demonstra o sucesso da ação. “Ver essa quantidade de pessoas sendo atendida aqui, todos tratando da saúde, cuidando das pessoas, é assim que a gente atinge o nosso objetivo”, falou.

A coordenadora-geral de Saúde do Senado, Daniele Calvano, ressaltou a relevância do Circuito relacionando o tema com o desafio da prevenção, o que ela classificou como o grande desafio da saúde mundial. “Quando você previne, você toma menos remédio, gasta menos e livra seu corpo de medicações”, disse.

Programação

Colaboradores encontram no Circuito, até quarta-feira (3), o oferecimento gratuito de consultas, exames, vacinação, massagens, fisioterapia e orientação nutricional. Já entre os serviços disponíveis, há a aferição de pressão arterial e glicemia capilar, exames oftalmológicos, bioimpedância e drenagem linfática.

Ainda, os participantes podem se vacinar contra diversas doenças. São disponibilizadas doses contra hepatite B, febre amarela, covid-19 e influenza, além da vacina tríplice viral e antitetânica.

Vale destacar que, em parceria com o Clubs – Clube de Benefícios do Servidor, o Sindilegis disponibilizou a seus filiados 15 doses duplas da vacina Herpes Zoster pelo valor promocional de R$ 690. Além disso, o Sindicato está com um estande durante os dois dias de evento, oferecendo atualização cadastral, massagem e água gratuita.

O Circuito Saúde é fruto de um compromisso da Diretoria-Geral do Senado Federal, em parceria com a Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor (Coasas), o Sesc-DF, o Sindilegis e a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, além de outros colaboradores e voluntários. Todos os colaboradores do Senado Federal, sem restrições, podem participar de todas as ações do Circuito Saúde. O Sindilegis ressalta, no entanto, que o evento é gratuito e exclusivo para o público interno do Senado.

54472073748_a49cbb5651_o

Contlac: primeiro dia debate negociação coletiva e aliança entre países latinoamericanos

Encontros, debates, reflexões e muito mais fizeram parte do primeiro dia do congresso da Confederação dos Trabalhadores Legislativos das Américas e do Caribe (Contlac), evento organizado pelo Sindilegis. O encontro ocorreu nesta quarta-feira (23), no Auditório Pereira Lira, na sede do TCU.

O primeiro dia contou com a abertura da conferência, em que discursaram, entre outros, o presidente da Contlac, Norberto Di Prospero e o presidente do Sindilegis, Alison Souza; e a mesa de debate “Negociação coletiva na Administração Pública: experiências das Américas e do Caribe”.

Confira a programação completa do Congresso da Contlac aqui

Na abertura, Alison Souza comemorou a realização do evento e da reunião dos trabalhadores legislativos das Américas em prol da consolidação da luta no continente. “Estamos formando um trabalho de integração e aliança, podendo assim, fortalecer nossa atuação contribuindo para o bem comum”, disse.

Já durante a segunda parte do evento, participaram do debate Federico Davila (Argentina); Julio Fuentes (Argentina); Norberto Di Prospero; João Domingos (Brasil); Zilmara Alencar – Conecta (Brasil); e Maritza Chaves (Costa Rica). Os temas discutidos pelos convidados foram cenários frente à realidade da América Latina em relação ao enfraquecimento do serviço público, com foco na negociação coletiva.

O presidente da Contlac falou sobre o ataque do governo argentino às conquistas que os servidores públicos tiveram no país. Ele também afirmou que o Estado está cada vez menos presente, favorecendo as elites argentinas, e que, portanto, uma entidade como a Contlac é necessária, justamente para fazer frente a esses ataques.

O diretor de Integração Regional do Sindilegis, Evaldo Araújo, também participou do debate e disse que a democracia está sendo enfraquecida diante do avanço do capital, que também está instrumentalizado para financiar governos conservadores para que derrubem democracias. Além disso, enfatizou que as alianças derivadas da Conferência é imprescindível para o fortalecimento do serviço público, um dos defensores dos menos favorecidos.

Confira as fotos do primeiro dia clicando aqui. E da visita guiada, aqui.

Contlac

A Contlac é uma federação sindical de âmbito internacional e regional, que representa centenas de milhares de trabalhadores atuantes nos poderes legislativos do continente. Seu objetivo é fortalecer a organização sindical desses profissionais, bem como contribuir ativamente para a resolução de desafios comuns enfrentados por legislaturas, assembleias, congressos e demais instituições deliberativas das Américas e do Caribe.

Estão presentes na Conferência representantes dos seguintes países da América Latina: Argentina, Chile, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Panamá, Paraguai, Equador, Peru e Uruguai.