Agência Brasil

Campanhas no Senado e na Câmara vacinam servidores contra a gripe

No Senado, imunização de servidores contra influenza está em andamento desde a semana passada. Câmara começou a vacinar parlamentares esta semana, mas os servidores receberão o imunizante a partir do dia 21

Desde o início de abril, o Ministério da Saúde deu início à campanha de vacinação contra a gripe no país. A imunização contra o vírus influenza vai até o dia 9 de julho e o objetivo é atingir 79,7 milhões de pessoas. As Casas Legislativas que compõem o Congresso Nacional serão um reforço importante nesta empreitada.

Na terça-feira (8), o Senado Federal recebeu quatro mil doses do imunizante, doadas pelo Instituto Butantan, para vacinar servidores efetivos aposentados e ativos, estagiários, terceirizados e comissionados. Senadores, ex-senadores e parentes diretos também podem se imunizar.

Os interessados podem optar pelo modelo tradicional, para pedestres, ou pelo drive-thru. O posto de vacinação funciona das 9h às 12h e, à tarde, das 14h às 17h no antigo prédio do SAMS (bloco 17).

“Faremos como no ano passado, alternando os turnos entre drive-thru e pedestres. Se na segunda os carros forem atendidos de manhã, à tarde a preferência será dos pedestres, e vice-versa. Dessa forma quem tem carro ou quem está a pé será contemplado da mesma forma e de maneira organizada”, explicou o chefe do Serviço Médico de Emergência (Semede), Jálisson Cavalcante.

É preciso apresentar identidade funcional, no caso de ativos e aposentados, ou documento que comprove a relação de parentesco, como certidões (nascimento ou casamento/união estável) e carteiras de identidade.

Já na Câmara dos Deputados, a campanha de vacinação contra a influenza começou ontem, dia 14, e vai até o dia 25 de junho. Serão imunizados parlamentares, servidores efetivos ativos e aposentados, secretários parlamentares, comissionados, dependentes com idade superior a 9 anos, terceirizados cadastrados no sistema interno da Câmara dos Deputados, estagiários e os remanescentes dos grupos anteriores.

O calendário de vacinação se dará em duas etapas: de 14 a 18 de junho serão imunizados os parlamentares no posto de vacinação do Demed. Os demais serão vacinados entre 21 e 25 de junho no estacionamento do Cefor.

Nas dependências do Centro de Formação, a campanha seguirá os modelos presencial ou drive-thru, ambas por ordem de chegada, respeitadas as normas de segurança, como o uso de máscara e distanciamento social adequado.

É importante relembrar que aqueles que já tomaram a vacina este ano nos postos de saúde e na rede privada não devem tomar novamente. O imunizante é contraindicado para quem tem alergia grave (anafilaxia) a algum componente da fórmula: conservante timerosal, neomicina e proteína do ovo de galinha.

Toda vacina exige resposta do sistema imunológico, que durante cerca de duas semanas trabalha para produzir anticorpos. Por isso é importante observar um espaço de 15 dias entre a imunização contra a gripe e a vacinação contra a Covid-19, caso já esteja disponível para o interessado em receber os imunizantes.

“Estamos pedindo duas semanas de prazo entre a vacina da gripe e alguma dose da vacina da Covid-19, independentemente do fabricante. É essencial que esse prazo seja respeitado”, alertou Jálisson. Ele também recomenda o adiamento da vacina caso a pessoa esteja com infecção em curso, como gripe, Covid, dores de garganta, febre etc.

Usuários do SIS no Senado

Servidores e dependentes que utilizam o Sistema Integrado de Saúde podem se imunizar com a vacina com proteção tetravalente (que geram anticorpos para duas cepas diferentes do tipo A e duas cepas do tipo B, conhecidas como Victoria e Yamagata, esta quarta rara no Brasil).

A vacina está disponível para os usuários, por meio de convênio, nas unidades de vacina do Laboratório Sabin de Brasília. Basta apresentar a carteira e documento de identidade. Não é necessário autorização prévia nem pedido médico. Como o convênio entre o SIS e o laboratório estabeleceram em R$ 90,00 o valor de cada dose, a coparticipação cobrada pelo SIS em contracheque terá o valor de R$ 27,00 por pessoa.

No restante das unidades Sabin, inclusive de outros estados, ou em outras clínicas ou laboratórios, o usuário do SIS deverá pagar e poderá pedir o reembolso apresentando a nota fiscal. O valor máximo de reembolso será de R$ 120,00. Esse valor não é o final, pois ainda será descontada a coparticipação de 30%.

simplificou

Câmara e Senado lançam portal com tramitação unificada de propostas legislativas

Projeto Simplificou se propõe a facilitar o acompanhamento do processo legislativo e apresentá-lo de forma integrada e descomplicada

Acompanhar o processo legislativo ficou ainda mais fácil graças ao lançamento de um novo portal construído em parceria entre a Câmara dos Deputados e o Senado Federal: o Simplificou. A nova página, inaugurada na tarde desta sexta-feira (28), é mais um passo do Congresso Nacional para facilitar o monitoramento da população às propostas bicamerais, aquelas que precisam ser avaliadas tanto pelos deputados, quanto pelos senadores.

No modelo anterior, as casas usavam nomenclaturas diferentes, mas desde 2019 unificaram a numeração de Projetos de Lei, Propostas de Emenda à Constituição e Projetos de Decreto Legislativo. Também foram padronizadas as siglas que designam cada um desses textos na Câmara e no Senado. Dessa forma, os projetos terão a mesma designação durante toda a sua tramitação pelo Congresso Nacional.

O Simplificou também apresenta novos recursos, como a possibilidade de verificar o status de todas as matérias, inclusive daquelas que já tenham finalizado a tramitação, mas aguardam sanção ou veto do presidente da República. Outra novidade é o Glossário Legislativo, que viabiliza mais transparência e o pleno acesso do cidadão ao processo legislativo federal.

A identificação das matérias é composta por sigla, número e ano, que serão usados ao longo de todo o processo. As proposições serão sequenciadas por numerador único, que fornecerá à Casa iniciadora o próximo número da sequência da proposição. Terão séries anuais: as Propostas de Emenda à Constituição (PECs); os Projetos de Lei Complementar (PLPs); os Projetos de Lei Ordinária (PLs); e os Projetos de Decreto Legislativo (PDLs).

É importante ressaltar que a mudança impacta apenas as proposições bicamerais. Medidas Provisórias, por exemplo, não sofrerão qualquer alteração porque são competência do Congresso Nacional; assim como não serão modificadas proposições unicamerais, tais como: resolução, ofício, mensagem e requerimento.

04/03/2021 - Plenário - Sessão Extraordinária Deliberativa

Sindilegis relata preocupação com flexibilização de visitantes na Câmara dos Deputados

Documento assinado pelo primeiro-secretário volta a autorizar a circulação de pessoas pelas dependências da Casa

 

ATUALIZAÇÃO EM 04/05/2021 às 20h07 – Após a repercussão negativa da decisão de liberar a circulação de visitantes nas dependências da Câmara dos Deputados, o presidente da Casa, Arthur Lira, editou o Ato da Mesa nº 191/2021 para que os serviços presenciais de apoio ao plenário e às comissões permanentes, temporárias e mista e os demais serviços administrativos sejam prestados em regime de turnos de revezamento até a próxima sexta-feira (7). Ou seja, a partir de segunda-feira (10), mais de 1.000 poderão voltar a frequentar a Câmara.

 

O Sindilegis recebeu com extrema preocupação a notícia que, a partir desta segunda-feira (3), visitantes poderão a voltar a circular nas dependências da Câmara dos Deputados. A portaria n° 3/2021, assinada pelo primeiro-secretário, Luciano Bivar (PSL-PE), derruba o ato do presidente Arthur Lira (PP-AL) que restringia a presença física até mesmo de parlamentares e servidores.

 

Com isso, cerca de 1.100 pessoas serão autorizadas a circular todos os dias na Câmara; nessa conta, não entram servidores, terceirizados, estagiários, jornalistas e deputados que já precisam trabalhar de maneira presencial. De acordo com a portaria, o acesso de visitantes terá um número limitado por dia, sendo: dois convidados por gabinete de cada deputado, 20 convidados de lideranças do Governo e Oposição, 10 das lideranças da Maioria e Minoria, 25 convidados da Presidência da Câmara dos Deputados; 10 convidados pelos demais órgãos da Mesa Diretora e 10 convidados pela Comissão Mista do Orçamento (CMO). Além disso, outros nove órgãos da Casa terão direito a convidar quatro convidados cada um deles.

 

Responsável por supervisionar as atividades administrativas da Casa, Bivar afirmou, em nota, que a permissão de entrada de pessoas se dá tendo em vista que houve diminuição do número de contaminados no local: “Diante da melhora do quadro e da necessidade de permitir o bom funcionamento dos trabalhos legislativos, a assessoria técnica da Primeira-Secretaria, em consonância com outros órgãos técnicos da Casa, recomendou uma flexibilização nas regras de acesso, desde que adotadas todas as medidas sanitárias necessárias. O monitoramento diário do quadro será mantido e, se houver qualquer aumento no número de contaminações, novas medidas de restrição poderão ser adotadas”.

 

Dados de óbitos e contaminações são assustadores

Só neste final de semana, o Sindilegis lamentou a perda de dois servidores para a Covid-19: Pedro Ricardo de Araújo, do Senado, e Teobaldo Torres, do TCU. Já o Distrito Federal confirmou mais 29 mortes e 887 novos casos de Covid-19 neste domingo (2). São 7.855 óbitos desde o início da pandemia e o total de infectados chega a 380.639, segundo dados da Secretaria de Saúde (SES-DF). O mês de abril terminou com recorde de mortes por Covid-19 e se tornou o mais letal da pandemia na capital. Nos últimos 30 dias foram 1.769 vidas perdidas.

 

Com esses dados em mãos, o Sindicato externa preocupação com a portaria, que readmite a visitação nas dependências da Câmara. “Estamos extremamente preocupados e temendo pela vida não só de nossos servidores, mas de todos que transitam pela Casa. Já enviamos um ofício direcionado à Câmara dos Deputados alertando para o período de maio, onde milhares de prefeitos e assessores vão às dependências do Congresso pedir apoio para emendas impositivas. Com essa flexibilização, nosso temor se agrava ainda mais”, ressalta o presidente do Sindilegis, Alison Souza.

 

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

women

Liderança feminina no serviço público: mulheres ocupam cargos de comando no RH da Câmara, do Senado e do TCU

A participação feminina nos postos de chefia no mercado de trabalho ainda é pequena. Apesar dessa realidade estar se transformando aos poucos, sobretudo por serem mais da metade da população brasileira e terem maior escolaridade que os homens, as mulheres ainda enfrentam obstáculos para ocupar posições de comando tanto no setor público quanto no privado. No serviço público, existem iniciativas importantes no nível federal pela equidade de gênero. Na Câmara, no Senado e no Tribunal de Contas da União, por exemplo, os departamentos de pessoal são chefiados por mulheres.

Essas gestoras encontraram suas vocações na Administração Pública. Elas têm dedicado a carreira ao serviço público e ocuparam diversas funções até alcançarem os cargos de direção. Para as servidoras, as mulheres têm ocupado cada vez mais postos de comando, mas ainda existem barreiras para a igualdade no mercado de trabalho e muito a avançar.

Graduação em Administração e especialista na área de recursos humanos, Cristina Cascaes Sabino é servidora da Câmara desde 1992. Hoje, ela é diretora do Departamento de Pessoal da Casa, cargo que ocupa desde julho de 2020. Antes, a servidora foi diretora da Coordenação de Inativos e Pensionistas por 22 anos. Ela acredita que as mulheres vêm conquistando a cada dia mais postos de comando e mostrando que competência independe de gênero. “Apesar de ainda não estarmos em pé de igualdade com os homens, vejo muitas mulheres em posição de destaque, tanto no serviço público quanto no privado, porém ainda temos muito chão pela frente, principalmente numa sociedade machista como a que vivemos”, destacou.

 

Beatriz Balestro Izzo é servidora pública desde 2008. Há dois anos ela é coordenadora de Pessoal do Senado. Embora seja graduada em Fisioterapia, foi no setor público que ela se encontrou. A servidora é pós-graduada em gestão de pessoas e administração pública e atualmente faz MBA em gestão de pessoas. Com passagens em outros órgãos públicos, foi no Senado que Beatriz exerceu o primeiro cargo de chefia no Gabinete Administrativo da Secretaria de Gestão de Pessoas. A servidora avalia que os espaços onde ainda há resistência na ocupação da chefia por mulheres estão se tornando cada vez mais uma minoria. “Não dá para sustentar um discurso discriminatório por gênero nos dias atuais. Porém, ainda temos muito caminho pela frente no sentido da igualdade”, pontuou.

Ela cita que o serviço público traz a vantagem de o salário ser definido em lei, o que impede qualquer diferenciação meramente por gênero. Segundo Beatriz, a posição feminina nos postos de chefia no Senado vem aumentando. “Com relação às oportunidades, no Senado, a ocupação de cargos de chefia por mulheres vem crescendo desde 2016, onde tínhamos apenas 12%. Hoje, esse número está por volta dos 30%”, ressaltou.

Marluce Noronha Barcelos é servidora pública há mais de 20 anos e está no TCU desde 2010. Administradora por formação, hoje ela é secretária de Gestão de Pessoas do Tribunal – cargo que ocupa há três meses. Marluce aponta que o concurso público ajuda a equalizar a questão da disparidade salarial. No entanto, a ascensão a cargos de alta direção ainda é difícil. “O número de cargos em comissão que é ocupado por mulheres é baixo. Nós quase não chegamos aos cargos de alta direção, porque ainda existe uma barreira cultural”, afirmou.

 

De acordo com a servidora, nos últimos anos vêm crescendo os movimentos que lutam pela equidade de gênero no serviço público. O TCU, por exemplo, prevê dentre as suas ações a promoção de igualdade de oportunidades para mulheres no ambiente de trabalho do Tribunal. “Isso é motivo de orgulho e comemoração. Estamos com 30% dos cargos de liderança ocupados por mulheres, maior do que o percentual de mulheres na organização, que é de 26,57%. É um grande avanço, o que não significa que não tenhamos espaço para avançar mais”, avalia.

Fachada do edifício sede do Supremo Tribunal Federal - STF

Decisão do STF sobre diferença de 47,11% do regime celetista para o estatutário não atinge servidores da Câmara e do Senado

O Sindilegis informa aos seus filiados que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) ao julgar o RE 1.023.750, que dispõe se os servidores federais têm direito às diferenças de 47,11% sobre a parcela denominada “adiantamento do PCCS” após a mudança do regime celetista para o estatuário, não atinge os servidores da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Em 1990, o sindicato representativo de categoria dos servidores do extinto INANPS propôs ação requerendo o pagamento de diferenças salariais decorrentes da falta de reajuste do “abono PCCS” no período de janeiro a outubro de 1988.

Inconformada com o Acórdão proferido pelo TRF-4, que julgou procedente o pagamento pleiteado pelos funcionários do extinto INAMPS – que passaram do regime celetista para o estatutário -, a União impetrou o referido RE, cujo trânsito em julgado ocorreu em 2020.

O corpo jurídico do Sindilegis está estudando a matéria para verificar a possibilidade de ingresso com ação semelhante para seus filiados.

(Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

WhatsApp Image 2020-10-29 at 16.06.35 (1)

Em palestra para servidores, Denise Fraga relembra a necessidade de se olhar o lado humano das conexões pessoais

Evento digital foi organizado em parceria por TCU, Câmara e Senado, com patrocínio do Sindilegis

 

Na manhã desta quinta-feira (29), a atriz Denise Fraga entreteu e emocionou os servidores do Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União com a apresentação da palestra “Conexões humanas em tempos digitais”. O evento foi organizado em parceria entre TCU, Câmara dos Deputados e Senado Federal, com apoio do Sindilegis, como parte da celebração à Semana do Dia do Servidor, comemorado em 28 de outubro.

O vice-presidente do Sindilegis Alison Souza parabenizou a iniciativa das Casas em promover ações que, de fato, valorizem os servidores das instituições. Além disso, o dirigente trouxe a questão das conexões humanas para o cenário atual de isolamento causado pela pandemia da Covid-19. Alison levantou a reflexão de que esse contexto impactou as vidas dos servidores de várias formas, como nos seus relacionamentos pessoais e pontuou a importância de sempre se levar em consideração o fator humano: “A tecnologia pode sim ser uma aliada nas conexões humanas e isso ficou muito evidente durante a pandemia, mas é preciso manter em mente que por trás das máquinas existem pessoas”.

Assista ao vídeo completo da palestra:

Ainda sobre o contexto de pandemia, Denise Fraga sugeriu que o momento pode servir como uma oportunidade de crescimento e aprendizado sobre como utilizar os recursos tecnológicos à disposição de uma maneira mais “efetiva e afetiva” no modo de nos relacionarmos uns com os outros. Nisso, ela citou o próprio exemplo, de ter mudado a forma de se comunicar com a mãe, que mora em outro estado: antes a comunicação era muito mais por mensagens de WhatsApp e ligações, agora o contato à distância ocorre mais por chamadas de vídeo, o que dá a sensação de um contato mais próximo e afetuoso.

Em uma conversa descontraída, com muitas anedotas e cheia de referências, a atriz lembrou das lições de uma das peças em que atuou, A Alma Boa de Setsuan, com texto de Bertolt Brecht. Na história, uma bondosa dona de uma tabacaria, cansada de ver sua gentileza ser explorada pelos moradores de sua vizinhança, se disfarça de homem, um primo incumbido de cuidar dos negócios de forma dura e às vezes cruel. Denise observa que, muitas vezes as pessoas colocam a gentileza em segundo plano por medo de terem essa abertura abusada, como ocorre na narrativa. Um caminho melhor seria ter uma “gentileza firme”, saber a hora de dizer não e aprender a conversar sobre as situações e limites.

Para Denise, manter uma relação aberta e afetuosa com as pessoas é uma coisa que não se pode ter como garantido, mas que na verdade requer exercício constante. “A escuta sincera e atenciosa, a empatia e o amor são todos exercícios. Às vezes é sofrido, dói”, confortou.

A atriz também destacou a necessidade de procurar momentos na rotina para se “manter em dia consigo mesmo”, por meio de atividades pessoais, seja nas artes ou em outros assuntos de interesse, que tragam satisfação. Durante a palestra ela ressaltou que também é preciso cultivar o silêncio, “algo que o mundo virtual não tem.” O silêncio breve no meio de um discurso deixa a fala ecoar, ajuda a assimilar o raciocínio que foi exposto, dá um peso maior para as palavras. Assim, cultivar essas pausas tem a ver com absorver melhor o que chega até nós.

Outro tópico abordado por Fraga foi o aumento de pessoas com transtornos psicológicos de ansiedade e depressão. “Antes dessa pandemia a gente já vivia uma outra pandemia silenciosa. Eu nunca havia visto tantas doenças de ansiedade”. Denise atribui essa realidade à dinâmica frenética e conectada, que acaba por provocar efeitos de “reformatação” no comportamento das pessoas. Para que os efeitos desses novos padrões não tragam consequências nocivas, a proposta é refletir sobre essas mudanças e, ativamente, exercitar comportamentos que tragam equilíbrio à rotina.

WhatsApp Image 2020-10-15 at 10.53.15

Quintos: cálculos para servidores do TCU estão prontos; Câmara e Senado deverão enviar informações até início de novembro

Sindilegis anunciou que entrará em contato com todos os filiados a partir das 13h desta quinta-feira (15) para informar os valores àqueles contemplados com a ação

Em transmissão ao vivo realizada nesta quinta-feira (15), o Sindilegis anunciou que os cálculos relativos aos atrasados dos Quintos para os servidores do Tribunal de Contas da União já estão prontos e serão informados individualmente a cada um dos 1.056 filiados a partir de hoje, às 13h. Não é necessário entrar em contato por e-mail ou telefone para obter informações sobre o processo.

Essa foi a quarta live realizada pelo Sindicato para prestar esclarecimentos aos filiados sobre o andamento dos Quintos. Participaram o vice-presidente para o TCU, Alison Souza, o gerente jurídico, Marcos de Lara e os convidados Johann Homonnai Júnior, advogado responsável pela ação, e Laércio Rodrigues da Silva, contador responsável pelos cálculos.

Contudo, o Sindilegis ainda aguarda os dados referentes à Câmara dos Deputados e do Senado Federal, que deverão ser enviados pelas Casas até o início de novembro, conforme prazo expedido pelo juiz responsável pelo processo. “Nos próximos dias, vamos receber todos esses dados e assim como fizemos em relação ao TCU, iremos calcular eventuais resíduos que esses servidores têm para receber”, confirmou Souza.

Vale ressaltar que os servidores da Câmara e do Senado já recebem os Quintos referentes ao período de abril de 1998 a setembro de 2001. No entanto, pode ser que para muitos ainda existam resíduos fruto de cálculos que podem ter sido feitos equivocadamente dentro das Casas. “Vamos pegar os valores e recalculá-los para saber se há algum resíduo. Se houver, entraremos em contato com cada servidor de forma individual, assim como faremos com o TCU”, completou o vice-presidente.

Responsável pela ação, Hommonnai explicou que o escritório de advocacia realizou uma audiência preliminar com o juiz para que a tramitação fosse a mais breve possível: “Ficou acordado que nós separaríamos grupos de 100 beneficiários e distribuiríamos as execuções, e que a União teria 90 dias, considerando o número de pessoas por processo e a quantidade de informações, para se manifestar. Assim, o juiz em seguida decidiria sobre a correção dos valores e sobre qualquer outra impugnação feita pela União”.

Além disso, Hommonnai afirmou que, na ocasião, também aproveitou para requerer a incorporação desses servidores na folha de pagamento. “A vantagem é que esperamos que, com esse sistema mais célere, o juiz já possa decidir todas as impugnações. A expectativa é que esse trâmite seja abreviado e que até o próximo ano tenhamos condições de expedir os primeiros precatórios”, afirmou.

O Sindilegis reitera o pedido para que os 1.056 filiados não entrem em contato com a Consultoria Jurídica em relação aos Quintos para não acarretar congestionamento nos atendimentos. “Acreditamos que essa é uma informação muito sensível e, por isso, tomaremos todas as medidas de segurança e cuidado para resguardar nossos filiados”, informou Marcos de Lara, gerente jurídico responsável pela Consulegis.

Os servidores aproveitaram a oportunidade para enviar dúvidas e questionamentos sobre os Quintos no chat do YouTube. Para conferir todas elas e assistir à live na íntegra, acesse aqui.

WhatsApp Image 2019-12-19 at 18.47.12

Sindilegis requisitará fichas financeiras dos servidores do Senado e da Câmara para recálculo dos Quintos

Confira o que o Sindicato vai fazer em relação ao pagamento desse direito

Após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre os Quintos, o Sindilegis solicitará às Casas Legislativas, ainda nesta semana, as fichas financeiras dos filiados que recebem essa rubrica para encaminhá-las ao contador contratado pelo Sindicato. Tal medida tem por objetivo recalcular os valores atualmente percebidos para identificação de eventuais prejuízos aos servidores.

Caso encontre diferenças em favor dos sindicalizados, o Sindilegis incluirá estes servidores na ação de execução de sentença que será ajuizada logo após a publicação do Acórdão do STF, prevista para meados de fevereiro.

Embora a decisão do STF alcance a todos os servidores da Câmara e do Senado, em razão da existência de sentença transitada em julgado em favor do Sindilegis, a ação de execução somente abrangerá os sindicalizados.

Os servidores não filiados deverão contratar um advogado e um contador às próprias custas ou podem se filiar ao Sindilegis até o dia 21 de fevereiro para usufruírem da assistência jurídica e do contador. Para se filiar, ligue para (61) 3216-9834 ou envie um e-mail para [email protected], informando o seu interesse. A nossa colaboradora irá ao seu encontro. Se preferir, visite o nosso posto na Câmara dos Deputados localizado no 27º andar no Anexo I.

Young woman meditating at sunset . Sitting in lotus position outdoors . Dusk.

Servidores das Casas Legislativas e do TCU podem participar de oficina de meditação gratuita

Desde o dia 12 de agosto, Pró-saúde oferece aulas de meditação para garantir uma melhor qualidade de vida aos servidores e funcionários da Câmara, do Senado e do TCU.

O projeto Saúde Integral, realizado pelo Programa de Assistência à Saúde dos Servidores da Câmara dos Deputados (Pró-Saúde), oferece aos servidores e funcionários da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do TCU oficina de meditação vipassana com o objetivo de proporcionar um bem estar físico, emocional, mental e social. As práticas de meditação, conduzidas pela psicóloga Ângela Lins, acontecem toda segunda–feira, no auditório Nereu Ramos, das 12h30 às 13h15. O evento é aberto e gratuito, sem limitação de vagas. Para participar, basta acessar o link de inscrição: http://bit.ly/2YR4z23.  A oficina de meditação tem o apoio do Sindilegis e vai até o dia 16 de dezembro.

O projeto visa alinhar-se à nova Política de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho da Câmara dos Deputados, que dentre os seus objetivos tem o de proporcionar a prevenção à saúde de seus servidores. Diversas pesquisas garantem a eficácia da técnica Vipassana no suporte terapêutico de pacientes com dor crônica, depressão, ansiedade, insônia de outros problemas.

Vipassana, também conhecida como Mindfulness ou Plena Atenção, é uma prática de meditação que exercita a atitude de prestar atenção ao que acontece no momento presente, com curiosidade e bondade. Essa atenção traz entre outros benefícios consciência sobre pensamentos, sentimentos e padrões de comportamento, melhores respostas aos desafios da vida e cuidado consigo e com outros.

Benefícios:

Aumento da capacidade de concentração

Redução do estresse

Proteção do cérebro

Diminuição do envelhecimento das células e do desenvolvimento de determinada patologias associadas à velhice

Melhora das relações interpessoais e aumento da imunidade.

Serviço:

Período: de 12/08 a 16/12

Horário: das 12h30 às 13h15

Local: Auditório Nereu Ramos – Câmara do Deputados

Mais informações: saude.integral@camara

Inscrições pelo link: http://bit.ly/2YR4z23

 

 

 

 

 

WhatsApp Image 2019-09-11 at 10.51.22

Câmara e Senado ganham iluminação especial em prol de Setembro Amarelo

Campanha criada em 2015, busca pautar necessidade de conscientização da prevenção ao suicídio

Corroborando com o “Setembro Amarelo”, os prédios do Congresso Nacional ganharam iluminação especial, no último domingo (8), em referência à campanha. O mês é dedicado à discussão sobre a prevenção ao suicídio.

Créditos: Tv Senado

A data de 10 de setembro é marcada pelo Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. No Brasil, 32 pessoas se matam por dia. No mundo, há uma morte do tipo a cada 40 segundos.

A diretora de Benefícios do Sindilegis, Fátima Mosqueira, destacou a importância do debate. “A depressão é uma doença que, muitas vezes, é silenciosa. É extremamente que pautemos essa discussão entre nossos filiados para que, munidos de informação, possam ajudar seus parentes e amigos e evitar tragédias”, analisou.

A campanha “Setembro Amarelo” foi criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), em parceria com o Conselho Federal de Medicina e com a Associação Brasileira de Psiquiatria. O objetivo é dar mais visibilidade ao problema, que afeta cerca de 11 mil pessoas por ano no Brasil.

????????????????????????????????????

Aposentados e Pensionistas da Câmara podem relaxar enquanto aguardam recadastramento

Sindilegis contratou um profissional para oferecer quick massagens para servidores filiados

Até o dia 30 de agosto, os servidores aposentados ou pensionistas da Câmara dos Deputados realizarão o recadastramento na ASA-CD. A associação está situada na sede do Sindilegis, localizada na 610 sul.

Pensando em oferecer a oportunidade de relaxamento àqueles que doaram anos de suas vidas à Administração Pública, o Sindicato contratou um massagista para atender os sindicalizados que comparecerem ao local.  O serviço será ofertado até o dia 30, de segunda a sexta, de 9h às 17h, no mesmo horário em que funciona o recadastramento.

As massagens oferecidas são na modalidade de “quick massagem”, onde as sessões duram em média 15 minutos.  A técnica proporciona alívio imediato de tensões musculares advindas principalmente de estresse e cansaço do cotidiano. A empresa “Terapeuta DF” contrata pessoas com deficiência visual para realizar o trabalho, atuando pela inclusão desses profissionais no mercado de trabalho.

Ogib Teixeira, diretor de Aposentados e Pensionistas do Sindilegis,  ressalta que a ação tem o objetivo de apreciar e agradecer a contribuição dos servidores enquanto estavam na ativa. “Esse pessoal abriu o caminho para que os atuais funcionários ativos da Câmara pudessem exercer suas funções com estabilidade e segurança. Eles fortaleceram o Legislativo e agora, enquanto sindicato, temos a obrigação de cuidar deles”, explicou.

Adriana Barbosa é uma das profissionais contratadas na abertura do serviço. Ela explica que a massagem não é eficaz apenas no tratamento do estresse, mas também diminui o desconforto causado por lesões musculares. “Caso a pessoa esteja sentindo alguma dor, nós podemos focar em técnicas de quiropraxia para atenuar esses sintomas. Se ela quiser combater efeitos do estresse, utilizamos a liberação miofascial para que ajudar a alongar os músculos”.

Eli Maria Vieira é servidora da Coordenação de Inativos e Pensionistas da Câmara e estará na ASA-CD até o fim do recadastramento. A servidora alerta que o recadastramento é obrigatório e deve ser feito o quanto antes. “A obrigatoriedade se dá pela necessidade de prova de vida. Os servidores que não atualizarem os dados até o dia 30, terão de comparecer ao sexto andar da Câmara e procurar a sala 602 para evitar o corte de salário, em setembro, ” declarou.

WhatsApp Image 2019-08-14 at 10.46.48 (1)

Sindilegis se une a entidades parceiras no combate a violência contra a mulher

Olhar para mulheres vítimas de violência tornou-se uma obrigação para que reduza os índices alarmantes de agressão e feminicídio no País. Pensando nisso, a diretora de Benefícios do Sindilegis e de entidades parceiras da Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e do DF (fenale), Fátima Mosqueira, encontrou-se em visita de cortesia e relacionamento com a Secretária de Estado da Mulher do Distrito Federal, Éricka Filippelli, sua assessora Marília Cunha e a diretora de Políticas de Valorização da Mulher da Fenale, Mara Valverde, para estreitar laços e unir forças para combater a violência física, psicológica e sexual contra a mulher.

“Estamos juntas nessa luta da Federação e das entidades parceiras para combater a violência contra a mulher. É um assunto delicado e precisamos unir forças para que as mulheres sejam verdadeiramente protegidas”, declarou Fátima Mosqueira.

Mara Valverde reiterou a importância de fortalecer a luta para proteção da mulher. “A união é uma maneira de fortalecer as nossas lutas e melhorar a qualidade de vida das pessoas e das mulheres. Estamos aqui para reforçar as ações que já fazemos e as políticas voltadas para a mulher. Nós sempre acreditamos nessa política de paz e equidade da mulher. Essa é a nossa luta”.