IMG_6395

OIT 2026: Sindilegis convida servidores da Câmara para as competições

A energia das competições e o espírito de confraternização batem à porta dos servidores-atletas filiados ao Sindilegis. As inscrições para as Olimpíadas de Integração dos Tribunais (OIT) 2026, evento organizado pela ASTCU com o apoio do Sindicato, abrem no dia 25 de maio. A competição, que ocorre entre os dias 28 e 30 de agosto, promete transformar o cenário esportivo de Brasília em um marco de união e superação para diversas categorias do serviço público.

Muito além das medalhas, a OIT busca promover a qualidade de vida e o reencontro entre colegas. O vice-presidente do Sindilegis para a Câmara dos Deputados, André Galvão, reforçou o convite aos filiados em mensagem recente. Para ele, o evento é a “oportunidade perfeita pra gente cuidar da saúde, pra gente se divertir, reencontrar amigos, fazer novos amigos”.

As modalidades abrangem diversos perfis e níveis de preparo físico, garantindo que todos os interessados possam representar a Casa, seja no pódio ou nas arquibancadas. Segundo Galvão, a presença dos servidores da Câmara fortalece a união entre os órgãos: “Garanta a sua participação e venha viver esse momento especial com a gente. Sindilegis: juntos somos melhores!”, declarou o vice-presidente.

As inscrições e o regulamento completo estão disponíveis no site oficial:
olimpiadasdeintegracao.com.br

Assista ao vídeo completo com o convite do vice-presidente André Galvão:

WhatsApp Image 2025-06-10 at 16.27.18

Etapa 4 do Circuito Brasiliense 2025 de Xadrez Rápido ASTCU de junho acontece no dia 21; inscreva-se

Atenção, a quarta etapa Circuito Brasiliense 2025 de Xadrez Rápido ASTCU acontece no dia 21 de junho, às 15h. Para esta edição, a organização vai distribuir prêmios em dinheiro que vão de R$ 50 a R$ 350.

Importante: as inscrições são feitas separadamente para cada fase. Isso significa que mesmo quem não participou da primeira etapa está convidado a jogar. As inscrições devem ser realizadas por meio de preenchimento do formulário.

Veja abaixo os valores de inscrição:

R$ 40 até o dia anterior de cada etapa;
R$ 50 no próprio dia do evento;
R$ 20 para participantes com menos de 18 anos ou acima de 60, se inscritos até a véspera;
R$ 30 para os mesmos públicos, caso a inscrição seja feita no dia da competição.

Vale lembrar que associados da ASTCU recebem um abatimento de R$ 10 no valor da inscrição.

Sobre a competição

O Circuito Brasiliense 2025 de Xadrez Rápido ASTCU ocorre de março a novembro, sempre no terceiro sábado do mês, às 15h. Os jogadores com melhor desempenho ao longo do torneio concorrem a medalhas, troféus e prêmios em dinheiro.

O ritmo de jogo é baseado em relógios digitais, com 10min + 5s de incremento, e em relógios analógicos, com 15min K.O, com validade para RATING FIDE e CBX.

Veja o calendário completo das etapas:
21 de junho
19 de julho
16 de agosto
20 de setembro
18 de outubro
15 de novembro

WhatsApp Image 2025-05-23 at 15.39.37

Confira destaques da 3ª etapa do Circuito Brasiliense 2025 de Xadrez Rápido ASTCU

A terceira etapa do Circuito Brasiliense 2025 de Xadrez Rápido aconteceu no último sábado, na ASTCU. O evento reuniu 20 jogadores de diversas idades e níveis. O destaque da etapa foi o jovem Carlos Eduardo Damasceno, que conquistou a medalha de ouro. Pedro Macedo ficou com a medalha de prata e Nelson Breitman garantiu o bronze.

Durante a cerimônia de premiação da etapa, o presidente da ASTCU, Reginaldo Coutinho, anunciou que a próxima etapa do circuito, marcada para o dia 21 de junho, contará com uma premiação em dinheiro.

Confira abaixo os campeões de cada categoria:

Melhor Feminino: Audrey Fleury

Melhor Sênior (50+): Plínio Márcio

Melhor Juvenil (Sub-20): Vinícius Domingos

Melhor Sub-18: João Pedro Lima

Melhor Sub-14: Miguel Damasceno

Competição

O Circuito Brasiliense 2025 de Xadrez Rápido ASTCU acontece de março a novembro, sempre no terceiro sábado do mês, às 15h. Além de pontuação para os rankings da FIDE (Federação Internacional de Xadrez) e da CBX (Confederação Brasileira de Xadrez), os melhores colocados disputam medalhas, troféus e prêmios em dinheiro, que variam de R$ 50 a R$ 550.

WhatsApp Image 2025-03-19 at 16.37.55 (3)

Inscreva-se na terceira etapa do Circuito de Xadrez Rápido ASTCU; rodada acontece no dia 17 de maio

A terceira fase do Circuito Brasiliense 2025 de Xadrez Rápido ASTCU já tem data marcada. No dia 17 de maio, às 15h, os competidores poderão disputar partidas válidas para os rankings da FIDE (Federação Internacional de Xadrez) e da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX). As etapas têm reunido enxadristas de diferentes faixas etárias e níveis.

Importante: as inscrições são feitas separadamente para cada fase. Isso significa que mesmo quem não participou da primeira etapa está convidado a jogar. As inscrições devem ser realizadas por meio de preenchimento do formulário.

Veja abaixo os valores de inscrição:

  • R$ 40 até o dia anterior de cada etapa;
  • R$ 50 no próprio dia do evento;
  • R$ 20 para participantes com menos de 18 anos ou acima de 60, se inscritos até a véspera;
  • R$ 30 para os mesmos públicos, caso a inscrição seja feita no dia da competição.

Vale lembrar que associados da ASTCU recebem um abatimento de R$ 10 no valor da inscrição.

Sobre a competição

O Circuito Brasiliense 2025 de Xadrez Rápido ASTCU ocorre de março a novembro, sempre no terceiro sábado do mês, às 15h. Os jogadores com melhor desempenho ao longo do torneio concorrem a medalhas, troféus e prêmios em dinheiro, com valores entre R$ 50 e R$ 550.

O ritmo de jogo é baseado em relógios digitais, com 10min + 5s de incremento, e em relógios analógicos, com 15min K.O.

Veja o calendário completo das etapas:

17 de maio

21 de junho

19 de julho

16 de agosto

20 de setembro

18 de outubro

15 de novembro

WhatsApp Image 2025-04-20 at 15.35.48

Segunda etapa do Circuito de Xadrez Rápido ASTCU aconteceu no último sábado (19)

O Circuito Brasiliense 2025 de Xadrez Rápido ASTCU realizou a segunda etapa do torneio no último sábado (19), com enxadristas de todas as categorias. O campeão da etapa foi o Mestre FIDE Luigy Lira de Siqueira, de 17 anos. Carlos Damasceno Martins ficou com a medalha de prata e o servidor do TCU Plínio Márcio completou o pódio com a medalha de bronze.

Confira abaixo os campeões de cada categoria

Melhor Feminino: Sarah Alves
Melhor Sênior (50+): Joviniano de Oliveira Jr
Melhor Juvenil (Sub-20): Vinicius Domingos
Melhor Sub-14: Pedro Sobral
Melhor Sub-10: João Pedro Lima
Melhor Sub-08: Rafael Oliveira Jr

A próxima etapa acontece no dia 17 de maio e a competição segue até novembro, sempre no terceiro sábado do mês, às 15h. Acompanhe as redes do Sindilegis para ficar por dentro das novidades do Circuito.

Competição

O Circuito Brasiliense 2025 de Xadrez Rápido ASTCU acontece de março a novembro, sempre no terceiro sábado do mês, às 15h. Além de pontuação para os rankings da FIDE (Federação Internacional de Xadrez) e da CBX (Confederação Brasileira de Xadrez), os melhores colocados disputam medalhas, troféus e premiações em dinheiro, que variam de R$ 50 a R$ 550.

WhatsApp Image 2019-10-09 at 17.50.50

Servidor aposentado do Senado Federal é campeão do Bailando Sindilegis no Rio

Ulysses Rosário Martins Filho se apresentou com a irmã, Nelma Martins dos Santos. Vencedores voltam a se apresentar no dia 6 de dezembro

No dia 9 de outubro, o Rio de Janeiro (RJ) recebeu a primeira edição do Bailando Sindilegis, uma competição de dança voltada para os filiados aposentados e pensionistas que residem no estado. Os competidores apresentaram coreografias de dança de salão nos estilos forró, bolero, tango e samba. O grande ganhador foi o servidor aposentado do Senado Ulysses Rosário Martins Filho, que se apresentou com sua irmã Nelma Martins dos Santos.

O casal vencedor irá se apresentar em Brasília (DF), no dia 6 de dezembro, na segunda edição do evento. O prêmio também inclui hospedagem, passagens e um delicioso almoço.  “Estou muito feliz pelo primeiro lugar e animado para voltar à Capital. No Rio dançamos samba, mas já estou planejando qual vai ser o estilo de dança que vamos escolher para a próxima data”, avisou.

Derly Ávilla Corrêa, presidente da Aspem RJ, posa junto aos vencedores do Bailando Sindilegis

O 1º Bailando Sindilegis foi realizado no salão da Aspem, na Tijuca. Apesar da forte chuva que caiu no dia da apresentação, os filiados compareceram em peso ao evento que reuniu mais de 60 pessoas. Além das apresentações dos três casais competidores, o evento também contou com uma ação social: os participantes da festa foram convidados a doar dois pacotes de fraldas geriátricas ou duas latas de leite em pó, recebidos na entrada do evento. Os donativos serão entregues à entidades cuidadoras de idosos do RJ.

A diretoria da Associação dos Servidores Públicos Estaduais e Municipais do Rio de Janeiro (Aspem) prestigiou o evento. O diretor de aposentados e pensionistas do Sindilegis, Ogib Teixeira, agradeceu à entidade pela parceria em nome de sua presidente, Derly Ávilla Corrêa: “A realização dessa iniciativa só foi possível graças à Aspem, que nos recebeu de braços abertos em sua sede. O tratamento dispensado à nossa equipe e ao nosso público foi de primeira. Muito obrigado!”. Ogib também reforçou a importância de realizar ações com foco nos aposentados. “É parte do nosso papel como entidade oferecer suporte e lazer nesse momento de suas vidas. A dança promove atividade física, bem estar emocional e ainda possibilita a socialização”, analisou.

 

O presidente da Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e do DF (Fenale), José Eduardo Rangel, e o ex-presidente do Sindilegis Mauro Dantas também compareceram à competição. Os servidores também tiveram um momento para celebrar o aniversário de 31 anos do Sindicato e os aniversariantes do semestre.

 

Mauro Dantas, presidente do Sindilegis de 1991 a 1993, acompanhado pelo diretor Ogib Teixeira