F9445F76-F10A-468F-9EF6-92BCD8A7D345

Em virtude da pandemia, cabeleireiro do TCU atende em domicílio com os protocolos de segurança exigidos

Profissional realiza atendimentos em casa, em qualquer região do DF. Agendamentos podem ser feitos pelo número (61) 9.9396-1816

 

Durante a pandemia de Covid-19, todos precisaram se adequar a uma nova realidade. Aulas virtuais, home office e distanciamento social se fizeram necessários para evitar a proliferação do vírus. Para Carlos Valadares Costa não foi diferente. Cabeleireiro no salão Demontiê, que funciona nas dependências do Tribunal de Contas da União (TCU), ele precisou se reinventar após ver o salão sendo fechado temporariamente para cumprir os protocolos de segurança que evitam a contaminação pelo coronavírus e passou a fazer atendimento “delivery”, nas casas dos clientes, tomando todas as precauções necessárias. 

“Os últimos meses foram bastante difíceis. Tivemos que nos isolar para nos proteger, e diante dessa nova realidade foi preciso se reinventar. Paramos o nosso trabalho no salão e, por isso, decidi fazer atendimento “delivery”. Atender os cliente em suas casas com a higienização necessária, materiais esterilizados e muito profissionalismo”, explicou Carlos. 

Carlos Valadares vai a todo o canto do Distrito Federal para fazer corte, escova e hidratação capilar. Além do profissionalismo e talento, que já são conhecidos pelos clientes que sempre frequentaram o salão do TCU, o cabeleireiro também realiza todos os protocolos de segurança necessários e exigidos contra o coronavírus, mostrando cuidado com os clientes.

Caso queira agendar um horário com o cabeleireiro, basta ligar ou mandar mensagem pelo WhatsApp para o número (61)9.9396-1816. “No atual momento, ir ao salão de beleza pode significar um risco para muitos em função da aglomeração. Ir à casa dos clientes me ajuda e os ajuda a cuidar da beleza em segurança”.  

 

0D824146-C7D4-4A9B-8827-0F2EAF3BDEB8

#FicaADica: Perfis no Instagram ensinam sobre cultivo de hortas e jardinagem

Seja no quintal ou na varanda do apartamento, cultivo de hortas e jardins urbanos se tornaram tendência durante a pandemia

 

A falta de passeios ao ar livre e a diminuição de visitas a parques e praças durante o isolamento social fez com que até as pessoas mais urbanas sentissem falta das árvores.

Essa privação da natureza tem causado mudanças nos hábitos de pessoas que, em por consequência, buscam maneiras de levar mais verde para dentro de casa.

De acordo com dados da ferramenta Google Trends, que analisa o comportamento no site de buscas, a procura pelo termo “kit de jardinagem” aumentou 180% entre 17 de março, data do início do início do isolamento social, e 17 de junho.

O Sindilegis preparou este #FicaADica, #FicaEmCasa com uma seleção de 5 perfis no Instagram com dicas para você cuidar melhor do seu jardim ou da sua horta, independente do espaço que tem à disposição.

 

 

Confira abaixo:

1) Horta Linda Bsb

@hortalindabsb

O servidor da Câmara dos Deputados Juarez Martins é o coordenador responsável pela floricultura Horta Linda. Juarez já conduziu diversos projetos dentro da Casa, como a promoção de oficinas sobre o plantio de hortas em qualquer tipo de espaço. No perfil do Instagram é possível conferir dicas para a produção de adubos caseiros, indicações de vasos para tipos específicos de plantas e até cuidados básicos, como que tipo de solo usar.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Você já pensou em produzir as suas mudas mas não sabe como? Veja a nossa #dicahortalinda6 e eu tenho certeza que você vai achar muito simples fazer a sua própria sementeira. – Junte copos descartáveis de café, iogurte, caixas de ovos etc – Faça furinhos nos fundos deles. – Encha-os com substrato de plantio. – Delicadamente com os dedos, faça bercinhos centrais no substrato com uma profundidade de meio a um centímetro e semeie em cada bercinho 2 a 3 sementes. – Cubra os bercinhos com substrato e borrife água cuidadosamente. Deixe sua sementeira em um lugar à meia sombra, molhe diariamente e em cerca de 25 dias você terá mudas prontas para o transplantio. Viu como é simples? Mas se ficou alguma dúvida, entre em contato e responderemos com muita alegria. 👨🏽‍🌾🍎🥕🍓 #hortalinda #hortalindabsb #hortaemcasa #hortaemapartamento #hortaorgânica #sustentabilidade

Uma publicação compartilhada por Horta Linda (@hortalindabsb) em

2) Minhas Plantas

@minhasplantas

 

Carol Costa é jardineira, autora de quatro livros e professora de jardinagem. Além do perfil na rede social, possui um site e um canal no YouTube.

Produz conteúdo semanalmente.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Os dias estão simplesmente lotados, diria Calvin pra Haroldo. Por aqui, tenho passado horas e horas descobrindo tesouros enterrados, como este rabanete que é praticamente um coração. Essa variedade, Sparkler, da @islasementes, fica pronta pra colher em um mês, numa jornada mágica que a gente só consegue acompanhar do lado de fora da terra, vendo crescer as lindas folhas rendadas. Como acontece com a maioria das plantas de raiz grossa, ele prefere clima mais fresco e não gosta de umidade excessiva no solo — daí ser uma ótima ideia semeá-lo nos meses mais frescos e secos do ano. A exemplo do que ocorre com cenouras, beterrabas, nabos, batatas e cebolas, rabanetes podem ser atacados por nematóides, umas minhoquinhas muito finas e brancas, quase transparentes, que fazem labirintos e furos na parte enterrada no vaso ou canteiro. Por isso, aqui eu os semeio perto de tagetes, as flores que blindam as vizinhas do ataque de nematóides — elas produzem uma substância nas raízes que repele essas pragas de solo, protegedo tudo o que está perto delas. Se você tem crianças em casa, plante rabanetes! Dá pra colhê-los em miniatura, com apenas 20 dias de vida, quando são menores e menos ardidos pro paladar infantil. Existem muitas variedades nos gardens e floriculturas, escolha a que melhor se adapta à época e à região do país em que você quer plantar. Todas precisam de pelo menos 4 horas de sol por dia (quanto mais, melhor) e de solo bem poroso, pra eliminar rapidamente o excesso de água.

Uma publicação compartilhada por Carol Costa (@minhasplantas) em

 

3) Horta Em Casa

@horta_em_casa

 

Mais um perfil que marca sua presença em diferentes redes sociais. Criado para produzir um conteúdo didático sobre como fazer hortas em espaços pequenos, o Horta em Casa também orienta sobre cuidados com tipos específicos de plantas.

 

 

4) Somos verdes

@somosverdes

 

Fernando Pereira é paisagista, YouTuber e se define como um “amante da natureza”. Hoje, o seu projeto também está em diversas redes, onde o paisagista compartilha seu conhecimento sobre o cultivo de plantas orgânicas, bem como seus usos medicinais e culinários.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Não tem problema podar um pouco antes ou um pouco depois, o importante é fazer a poda mais ou menos na metade do inverno. Tenho um vídeo ensinando a fazer mudas de roseira no meu canal no YouTube. Bora podar e fazer novas mudas. Quer aprender mais sobre hortas caseiras? Acesse meu E-BOOK (link na Bio) 📖 Procure meu canal no Youtube -Somos Verdes- lá você encontrará muitas dicas sobre como plantar🌿 #somosverdes #horta #hortaemcasa #minhahorta #hortacaseira #hortaurbana #huerto #jardim #garden #gardening #hortaurbana #minhasplantas #agricultura #homegrow #organico #organic #jardinagem #instagarden #ecofriendly #indoorplants #rosa #roses #roseira #boraplantar

Uma publicação compartilhada por Somos Verdes (@somosverdes) em

 

5) Quintal encantado

@quintal.encantado

 

Se você é do tipo que é capaz de matar Samambaias de sede e suculentas afogadas, este é o perfil ideal para te introduzir no universo da jardinagem. Com dicas práticas sobre adubação e também sobre quantidade recomendadas de sol e água para diferentes tipos de plantas. O perfil também ensina como utilizar o verde na decoração e oferece conselhos sobre alimentação natural.

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

{ 💕 que tal? 🙌🏽😍}

Uma publicação compartilhada por Jardinagem, Decoração e Saúde (@quintal.encantado) em

 

 

imagem (3)

#FicaADica: Como melhorar a sua produtividade no trabalho em casa com 5 dicas

Modelos de teletrabalho e home office ganharam atenções durante a pandemia. Sindilegis ensina como garantir uma rotina produtiva em 5 dicas

 

Parece que é só ligar o computador para trabalhar em casa que a rua ganha vida.  As distrações aparecem na forma de barulho de carros na pista, vizinhos fazendo obras ao lado, crianças correndo na rua e cachorros latindo. Além disso, para conseguir se concentrar e ser produtivo no teletrabalho ou no home office, é preciso ter disciplina para se esquivar de tentações como a cama, o sofá e a televisão. A mudança na rotina profissional causou estranhamento pra muita gente, mas também trouxe ensinamentos.

O Sindilegis tem participado de discussões sobre a regulamentação do teletrabalho em órgãos legislativos. Novidade para muitos servidores, o modelo de trabalho à distância ganhou todas as atenções em decorrência da Covid-19 como uma forma de assegurar a produtividade sem exposição aos riscos da doença.

Neste #FicaADica, #FicaEmCasa, o Sindicato preparou uma curadoria com 5 dicas para que a implementação do seu trabalho em casa seja eficiente.

  • Crie rituais para definir o início e o fim do seu expediente

 

Sem a possibilidade se locomover para outro espaço com o objetivo de trabalhar, delimitar a sua jornada fica bem mais difícil, já que não existe o horário de chegada e saída dos colegas. Simbolismos simples podem te ajudar a entrar no clima organizacional, já que teletrabalho não significa trabalhar o dia todo. Uma dica de marco simbólico para começar o trabalho, por exemplo, é encher a sua garrafa d´água. Para encerrar o expediente, você pode praticar exercícios físicos.

 

  • Diminua as interferências

Se você não mora só, é preciso avisar a família e os amigos que estará trabalhando em home office e que precisa ter seu espaço e tempo de trabalho respeitados.  Ainda assim, por mais que se converse com outras pessoas que moram com você, muitas vezes é difícil conseguir paz e silêncio necessários para se concentrar. Uma estratégia para evitar interrupções indesejadas é delimitar um espaço dentro da casa onde não vão incomodar você e nem mexer nas suas coisas. O ideal é que seja um cômodo fechado por uma porta. Se não puder dedicar um cômodo para seu escritório em casa, tenha ao menos uma escrivaninha ou um nicho próprio para isso.

  • Evite trabalhar de pijama e invista em ergonomia

 

Quando o assunto é conforto, não restam dúvidas de que o ambiente doméstico é muito mais convidativo do que o escritório. Você não precisa trabalhar de terno e gravata, ou calçar saltos quando estiver em casa, mas é importante estar vestido de forma minimamente séria. Isso vai se refletir na sua autoestima e vai te ajudar a se sentir mais profissional.  Outra dica de ouro para quem busca uma postura de trabalho adequada é investir em um mobiliário funcional e ergonômico. Além de prover mais conforto ajuda a prevenir perda de concentração, dores e até lesões. Lembre-se de que sua saúde no home office depende de você.

 

  • Planeje e defina metas

 

Ao começar a trabalhar em casa você também precisa estar consciente de que é um trabalho como outro qualquer, igualzinho ao que é feito nos escritórios tradicionais. E para isso, planejamento é essencial. É importante que você defina os objetivos e os prazos para alcançá-los porque um dos maiores riscos ao trabalhar em casa é se perder nas demandas pessoais e profissionais. Se você é capaz de prever quanto tempo leva para realizar as tarefas que estão programadas, lembre-se de reservar um período para as que vão aparecer no decorrer do dia ou da semana, aquelas imprevisíveis. E negocie sempre: tenha certeza que poderá cumprir com o combinado. Isso gera confiança e automotivação.

  • Estabeleça rotinas

 

Para que os gestores administrem sua equipe produtiva e motivada para o trabalho, é importante ter rotinas bem definidas. Reuniões diárias e semanais, frequência de feedback e prestação de contas do trabalho devem ser uma prioridade. O feedback é importante para melhorar processos, o ambiente de trabalho e criar um sentimento de pertencimento entre colaboradores que trabalham remotamente. Além disso, produz uma sensação de proximidade e dá mais significado ao trabalho realizado.

 

Quer mais dicas de produtividade?

 

As informações usadas para construir o texto foram baseadas em diversas postagens do site Go Home, um portal dedicado a produzir conteúdo para quem trabalha de casa.

WhatsApp Image 2020-08-06 at 09.54.02

#FicaADica: visite museus de vários países sem sair de casa

Plataforma Google Arts & Culture possibilita fazer tours virtuais em diversas instituições, como o Museu de Arte de São Paulo e até o Louvre, em Paris

Durante o período de isolamento social, museus no Brasil e no restante do mundo tiveram que fechar suas portas.Todavia, os tesouros guardados e expostos nesses locais são preciosos demais para permanecerem longe dos olhos do público, o que acabou motivando diversos estabelecimentos a oferecer uma nova modalidade de visitas: os tours virtuais. Dessa forma, a pandemia tem ensinado muita gente que não é preciso ter dinheiro para mergulhar no universo da arte e saber sobre os artistas mais famosos do mundo.

O Google lançou uma plataforma exclusiva para artes, o Google Arts & Culture. Disponível em desktops e na forma de aplicativos para iOS e Android, o ambiente oferece de forma digitalizada, passeios online por dentro das galerias e também a possibilidade de visualizar obras em alta resolução.

O Sindilegis preparou este #FicaADica, #FicaEmCasa com uma curadoria de tours virtuais de 10 museus de diferentes países para incentivar seus filiados, mesmo com as atuais restrições, a encontrarem maneiras alternativas de expandir o conhecimento artístico e cultural.

Confira as indicações abaixo:

1) Museu do Louvre

O museu mais famoso do mundo é conhecido também por ser a casa da aclamada pintura “Mona Lisa”, de Leonardo DaVinci. O Louvre disponibiliza sete tours virtuais em seu site. Os internautas podem fazer passeios digitais pelos fossos medievais do museu, que originalmente foi construído para ser uma fortaleza. É possível conferir a celebrada coleção de artefatos do Egito Antigo e a Galeria de Apolo, onde se pode ver em detalhes o afresco do teto.

Site do museu.

2) Museu do Palácio de Versalhes

Ainda na França, o suntuoso palácio que foi construído para ser residência do Rei Luís XIV também foi o centro do poder francês por séculos. O museu pode ser explorado virtualmente, tanto através do tour digital oferecido em seu site, quanto na plataforma Google Arts & Culture.

Nos dois casos, os tours são ricos em detalhes, com muita informação sobre a história do palácio, de seus reis e rainhas, e informações sobre as obras de arte que ficam expostas no local.

Site do museu.

3) Museu Britânico de Londres

Sediado em Londres, no Reino Unido, o museu conta com um acervo que representa dois milhões de ano de História, segundo a sua apresentação. Um dos destaques do museu é a Pedra de Rosetta, que contêmo primeiro texto bilíngue egípcio antigo recuperado e que permitiu decifrar os hieróglifos egípcios e, consequentemente, toda a história egípcia antiga.

No blog do museu, a entidade explica as diversas formas de explorar suas galerias sem sair de casa, entre elas, utilizando a plataforma Google Arts & Culture.

Site do museu.

4) Museu do Vaticano

A Cidade do Vaticano é oficialmente o menor país do mundo com uma extensão territorial de 0,44 Km². Entretanto, essa pequena porção de terra possui um dos acervos mais grandiosos, com obras de Bernini, Michelangelo, Rafael e uma infinidade de artistas.

Site do museu.

5) MoMA (Metropolitan Museum of Art)

 

Outra famosa instituição que disponibilizou um tour virtual pela plataforma Google Arts & Culture foi o Museu Metropolitano de Arte, de Nova York.  O MoMA apresenta um panorama das artes modernas e contemporâneas. No tour, é possível navegar por quadros de Cézanne, Gauguin, Van Gogh, Andy Warhool entre outros mestres da pintura.

O museu foi o primeiro do mundo dedicado à era moderna e também disponibiliza parte do seu acervo online, que possui cerca de 82 mil peças de exposições fixas e temporárias.

Site do museu.

6) Museu Frida Kahlo

O Museu Frida Kahlo, também conhecido como A Casa Azul, é um museu na Cidade do México dedicado à vida e à obra da artista mexicana mais famosa no mundo.

Localizada no bairro Colonia del Carmen de Coyoacán, a instituição oferece um passeio virtual que é um verdadeiro mergulho no clima mexicano.

Se você tem curiosidade e quer entender por que a personalidade é tão conhecida no universo artístico,não pode deixar de conferir.

Site do museu.

7) Pinacoteca de São Paulo

A Pinacoteca é uma das mais importantes instituições artísticas do país. Localizado no centro de São Paulo, o museu disponibiliza uma tour virtual pelos corredores do museu em que é possível conferir detalhes das obras.  O museu ainda está com uma seleção de vídeos chamada “distância”. Trata-se de uma exposição online com cinco obras audiovisuais da coleção da Pinacoteca.

Além disso, a Pinacoteca, em parceria com o Google Arts & Culture , te permite explorar a exposição virtual sobre o quadro “Mestiço”, do pintor Portinari.

Site do museu.

8) MASP (Museu de Arte de São Paulo)

O Museu de Arte de São Paulo MASP foi fundado em 1947 pelo empresário brasileiro Assis Chateaubriand, e foi o primeiro museu moderno do país.  No tour virtual, é possível conferir os interiores do museu e mais de 1.000 obras que compõem o acervo. Além disso, as mostras “Arte na moda: Coleção MASP Rhodia”, “Arte da Itália: de Rafael a Ticiano”, “Arte do Brasil até 1900”, “Arte da França: de Delacroix a Cézanne”, “Acervo em transformação”, “Histórias da Loucura: Desenho do Juquery” estão disponíveis para visitação online.

Site do museu.

9) MON (Museu Oscar Niemeyer)

Um dos mais jovens da lista, o Museu Oscar Niemeyer foi inaugurado em 2002 na cidade de Curitiba, Paraná. A instituição se dedica à exposição de artes visuais, arquitetura, urbanismo e design. Seu espaço físico possui cerca de 35 mil metros quadrados de área construída e mais de 17 mil metros quadrados de área expositiva, considerada a maior da América Latina. No passeio virtual, além de conhecer os interiores do museu, é possível conferir mais de 600 itens e  nove mostras, entre elas “Ásia: a terra, os homens, os deuses” e “Irmãos Campana”.

Site do museu.

10) Museu do Amanhã

O Museu do Amanhã foi inaugurado em 2015, no Píer Mauá, no Rio de Janeiro. O espaço se propõe a ser um ambiente de ideias, explorações e perguntas sobre a época de grandes mudanças em que vivemos e as diferentes possibilidades que o futuro reserva.

No tour virtual, é possível conhecer os impressionantes interiores do museu e ainda conferir mais de 1.000 itens e cinco mostras, entre elas “Rios em Extinção”, “A Espécie Mais Perigosa do Planeta”, e “A Beleza Escondida da Matemática”.

Site do museu.

Banner_Site1

Sindilegis se reinventa durante a pandemia para cuidar ainda mais do filiado

Sindilegis se adequa a nova realidade e trabalha com empenho para levar serviços e benefícios aos filiados respeitando o momento

A pandemia do coronavírus trouxe uma nova realidade e nos obrigou a adaptarmos a um momento diferente, delicado e que exige cuidados. O Sindilegis, preocupado com os seus colaboradores e com os servidores, adotou medidas para proteger e preservar a saúde de todos, agindo com responsabilidade diante da atribulação. Desde o princípio, segue o protocolo do Procedimento Operacional Padrão (POP) proposto para evitar o contágio e a propagação da COVID-19.

Em tempos de pandemia, todo o cuidado é pouco. É necessário assumir novas formas de atuação, pensando em preservar a saúde do próximo, mas garantindo que o trabalho realizado seja entregue da melhor maneira. O Sindilegis adotou o teletrabalho e passou a oferecer serviços de consultoria contábil e jurídica em atendimento remoto, desde o dia 23 de março. Além disso, os eventos não pararam. Para levar informação e entretenimento aos filiados, adotou o formato de Live para realizar edições do “Café com política” – que é uma iniciativa do Sindilegis para debater temas importantes para os servidores públicos e sociedade – e do “Salve o Som”, live musical para promover a solidariedade e contribuir com os artistas locais.

As ações não param por aí. Para evitar que os filiados se expusessem e contribuir com a necessidade do isolamento social, o Sindicato lançou, por meio da plataforma Sindilegis Mais, um serviço de delivery para compras em supermercado e farmácia. Era suficiente entrar na plataforma e inserir a lista de compras. A partir daí, os itens chegariam à casa do filiado, mantendo-o em segurança. Além de iniciativas como a do delivery, o Sindilegis investiu em comunicação digital, tornando-se um importante agente de conscientização ao realizar a campanha “EuQueroMeusCoroasVivos”, voltada ao público de aposentados, além da campanha “FicaADica, FicaEmCasa”, também um reforço ao isolamento.

“O momento é delicado e o que temos feito é atuar de maneira a amenizar os impactos que a pandemia pode causar. Adaptamos a nossa forma de trabalhar e seguimos empenhados em entregar os melhores serviços e benefícios aos nossos filiados, com responsabilidade e respeitando o momento”, garantiu o presidente do Sindilegis Petrus Elesbão.

A Sede do Sindilegis, na 610 Sul, também passou por adaptações para receber, de maneira segura, aqueles que eventualmente necessitarem comparecer ao local.  Já na portaria, o visitante tem a temperatura aferida pelos funcionários, que utilizam máscaras descartáveis e viseiras faciais. O Sindicato adquiriu um totem dispenser higiênico para álcool em gel e instalou, em todo o prédio, tapetes desinfetantes de calçados à base de hipocolirito de sódio, para manter o ambiente seguro e impedir a propagação do vírus. Além disso, foram instalados banners de aviso sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras nas dependências do prédio, que passaram por processo de sanitização. Para deixar o local ainda mais protegido, o Sindicato fechou parcerias para testar os colaboradores e oferecer exames com descontos aos filiados e dependentes.

64D9EBEB-FCDF-4B1F-A356-DCAE89FC6887

Legis Club garante desconto em exames para detecção de Covid-19

Parceria viabiliza o acesso de exames para detecção por PCR e três outros tipos de exames sorológicos. Iniciativa também beneficia dependentes, parentes e amigos

 

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região derrubou a liminar que obrigava os planos de saúde a arcarem com as despesas de testagem para COVID-19. Ciente deste obstáculo e das demais dificuldades que seus filiados podem enfrentar para conseguir realizar os exames para a Covid-19, o Legis Club firmou uma parceria com o laboratório Exame para oferecer descontos aos filiados do Sindilegis.

Confira a tabela com preços e descontos:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Sindilegis (@oficialsindilegis) em

Para utilizar o benefício, basta acessar legisclub.org.br e gerar seu voucher para a promoção, que deve ser apresentado na hora do pagamento. Não existe limitação de voucher, então a parceria beneficia dependentes, parentes e amigos.

Entre as recomendações feitas pela OMS para evitar a disseminação do novo coronavírus, está a de testagem em massa da população. Segundo a entidade, a realização em larga escala de exames, combinada com o uso de máscaras e com o isolamento social, é o caminho ideal para proteger a população da pandemia.
Faça seus exames e garanta a segurança daqueles que você ama!

É importante se atentar que a parceria é válida apenas para as unidades abaixo do
Laboratório Exame:

Asa Norte II – Ed. Carlton Center Sepn, 516 Conjunto e Lojas 13, 40 e 52 Comércio Residencial
Norte – Asa Norte
Taguatinga II – C1, 43435, Lotes 1/12 – Ed. Taguatinga Trade Center Térreo – Taguatinga
Lago Sul II – Shis Qi 3, S/n, Lote C/d – Lojas 01 E 02, Edifício Medical Plaza
Águas Claras Real Esplendor – Avenida Castanheiras, 11, Lotes 1310 A 1370 Térreo – Edifício
Real Splendor – Águas Claras
Asa Sul Medical Center – Shls Quadra, 716, Edifício Medical Center, Loja 39, Cj. N – Bloco A – Asa
Sul
Sudoeste Centro Clínico – Shc Sw, S/n, Lotes 3/4/5 Centro Clínico Sudoeste Sala 125 – Sudoeste

F4561A5A-6201-4FA0-95BC-5E8F046FB6B6

Sindilegis ingressa em Movimento Brasília Maior que Covid-19

O Movimento Brasília Maior que Covid-19 (BMC), divulgado pelo Sindilegis na semana passada, continua com o seu trabalho de produzir, arrecadar e distribuir equipamentos de proteção individual (EPIs) para profissionais da saúde em clínicas e hospitais do Distrito Federal. O projeto já atendeu mais de oito entidades, como o Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e o Instituto Hospital de Base. Ciente de seu compromisso com seus filiados e com a sociedade brasiliense em geral, o Sindicato decidiu somar forças à iniciativa, oferecendo consultoria jurídica voluntária ao BMC.

O Movimento nasceu com uma proposta de arrecadação de materiais pelo médico residente do Hospital Universitário de Brasília (HUB), Pedro Henrique Morais, e ganhou novas proporções quando o estudante de engenharia mecânica da Universidade de Brasília (UnB), Gabriel de Almeida, criou um modelo mais eficiente de máscara (face shield) de proteção em uma impressora de 3D. O projeto ganhou diversos adeptos, entre voluntários e colaboradores. O grupo já distribuiu mais de mil e cem unidades para diversas instituições.

A diretora de Benefícios do Sindicato, Fátima Mosqueira, explica a importância do engajamento social nesse tipo de ação. “A ideia que esse grupo propõe vai ajudar na manutenção da população de todo o DF. Todos acompanham como está a dificuldade em suprir a demanda por equipamentos de proteção e os profissionais da saúde precisam deles para atender pacientes. Aquele que doa e colabora com a campanha, pode vir a ser atendido por alguém que está fazendo uso da doação. Estamos todos conectados e essa pandemia deixou isso muito evidente para o país. É hora de união para fazer o bem”, convidou.

Marcos de Lara Ramos, gerente jurídico do Sindilegis, explica que o assessoramento oferecido ao projeto é um trabalho técnico: “O Sindicato já havia feito uma doação em dinheiro, mas quisemos fazer mais. Nós os ajudamos, então, na elaboração de um estatuto, o que é muito importante para o funcionamento do Movimento, uma vez que lidam com arrecadação e doação. O trabalho realizado além de bonito, é muito valoroso”.

Apesar de todo o trabalho realizado até agora, o grupo continua arrecadando e produzindo mais materiais. “As doações de artigos de proteção individual também são bem-vindas e podem ser entregues no Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB). São eles: máscaras N95, máscara cirúrgica, álcool em gel 70%, luvas descartáveis, avental hospitalar manga longa (SMS 60G/M2) e óculos de segurança de policarbonato”, informa o grupo em seu perfil no Instagram. Os materiais podem ser entregues no Setor de Grandes Áreas Norte 605, na Asa Norte, em Brasília.

O Sindilegis realizou uma doação ao projeto, em nome de seus filiados, para a compra de matéria-prima e convida os servidores interessados a contribuir também.

Para ajudar, basta clicar no link da “vaquinha virtual”:https://linktr.ee/bsbmaiorquecovid

5DE309C0-9AE3-467C-8FDB-A2AC81862F61

Coral do Senado traz mensagem de paz e renovação durante isolamento social

Novo projeto do grupo divulgará  vídeos de músicas para alegrar os dias daqueles que estão em isolamento social, em conformidade com orientações da OMS para combate à pandemia do novo coronavírus

 

Entre as muitas iniciativas encabeçadas pelo Senado Federal para lidar com o isolamento social e combate à pandemia da Covid-19, uma de orientação mais lúdica e voltada para o entretenimento, promete conquistar os ouvidos do público em quarentena e consolar corações aflitos com o atual contexto enfrentado pela população mundial.

 

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

 

O Coral do Senado tem disponibilizado vídeos de músicas apresentadas pelo grupo no YouTube para alegrar os dias dos brasileiros e trazer uma mensagem de esperança por meio da música. O projeto divulgará dois vídeos por semana, às segundas e sextas, no canal EASE TI, da produtora responsável pela edição do material. Você pode acessar o canal clicando aqui. A ideia é que o projeto permaneça ativo enquanto durar o período de isolamento social recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde do Brasil.

De acordo com Maria Tereza Mariz, médica, servidora aposentada do Senado Federal e diretora executiva do coro, a iniciativa surgiu de uma ideia da Diretora-Geral da Casa, Ilana Trombka, para tornar os dias mais leves e amenos para quem quiser assistir ao conteúdo. O primeiro vídeo do projeto foi publicado na última segunda-feira (6) e traz uma apresentação da música “Pai Nosso”, no original em inglês The Lord’s Prayer, do pianista e compositor estadunidense Albert Hay Malotte. O próximo vídeo deve ser publicado na sexta-feira (10) e apresentará concertos realizados pelo grupo ao longo da sua trajetória de 26 anos.

“Achamos interessante começar com essa música porque o Pai Nosso é uma oração universal e esse é um momento para orar. Sabemos que quando a gente canta, acaba rezando duas vezes”, refletiu Maria Tereza. “Queremos intercalar com vários estilos de música diferentes que apresentamos em concertos nossos”, completou.

A responsável pela regência do Coral, maestrina GlícinaMendes, explica que o repertório escolhido para ser publicado é intencionalmente positivo, pensado para instigar a reflexão e a meditação. “Queremos acender esperança nas pessoas porque apesar de um momento difícil, vamos sair mais fortes dele, quando tudo passar. É uma experiência que vai nos transformar, nos fazer enxergar a vida de forma completamente diferente. O grupo está muito agradecido pela oportunidade de instigar esses sentimentos nas pessoas e convida a todos a pensar nessa renovação tão necessária”, concluiu a maestrina.

Confira o vídeo da apresentação abaixo também.

 

C39625CA-535F-4A22-94EA-AFC1545C121D

Sindilegis convoca filiados a participarem de “Corrente do Bem das Carreiras de Estado”

Iniciativa promovida pelo Fonacate visa arrecadar recursos financeiros que serão destinados a entidades de combate à Covid-19

Neste momento em que o Brasil e o restante do mundo enfrentam a pandemia do novo coronavírus, o Sindilegis tem divulgado ações solidárias encabeçadas por servidores do Legislativo e do Tribunal de Contas para ajudar populações mais vulneráveis aos efeitos socioeconômicos desse contexto. Seguindo nessa linha, o Sindicato endossa a iniciativa do Fonacate (do qual o Sindilegis é signatário),  a “Corrente do Bem das Carreiras de Estado”.

A campanha consiste em uma “vaquinha virtual” que visa arrecadar recursos financeiros que serão destinados a entidades de combate à Covid-19. O Fórum buscará entidades para entregar cestas básicas e materiais de limpeza para ajudar profissionais de limpeza e pessoas em situação de vulnerabilidade. A primeira leva de doações foi entregue ao Lacen do DF (Laboratório de Saúde Pública). A arrecadação vai até sexta-feira (10).

“O brasileiro é um povo solidário, que se mobiliza em momentos de crise e de dificuldade. Tenho a certeza de que muitos de nossos filiados querem contribuir em alguma ação social e não sabem como. Essa é uma oportunidade de praticar o bem. Com toda a certeza, ajudar o próximo é algo que vai nos fortalecer quando a pandemia acabar”, refletiu o presidente do Sindilegis, Petrus Elesbão.

Para participar, basta clicar no link do site Vakinha Virtual e contribuir.

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/corrente-do-bem-das-carreiras-de-estado

8EBCD72F-E825-408C-9968-D0C6D3014B8F

Sindilegis reformula calendário de eventos e mantém realização de Arraiá Legis e Copa Sindilegis com novas datas

Datas exatas serão divulgadas nas próximas semanas. Objetivo da entidade é promover a alegria entre os servidores filiados que enfrentam a pandemia da Covid-19

Agindo em conformidade com recentes decretos estaduais e orientações do Ministério da Saúde para o combate à Covid-19, ainda atuando com a premissa de promover grandes ações voltadas para os servidores da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do TCU, o Sindilegis informa que seu calendário de 2020 passou por reformulações. A medida foi tomada pela atual Diretoria, presidida por Petrus Elesbão, com o objetivo de manter a realização de eventos que se tornaram tradicionais para o público de filiados da entidade.

“Entendemos que este é um momento em que precisamos reavaliar todo o planejamento, mas sem onerar o nosso público. Eventos como o Arraiá Legis e a Copa Sindilegis são muito aguardados pelos servidores e não poderiam deixar de acontecer. Diante da pandemia de coronavírus, essa foi a decisão mais sensata. Estamos trabalhando para resguardar o direito dos servidores durante o período de isolamento social recomendado e também para garantir a diversão quando esse momento tenso passar”, refletiu Elesbão.

A festa junina dos servidores do Legislativo Federal e do TCU, Arraiá Legis, estava prevista para acontecer na primeira semana de junho. Com a mudança, a décima primeira edição do Arraiá Legis foi adiada para agosto. “Esperamos todos os nossos filiados e suas famílias na Ascade, em agosto. Quando esse momento passar, curtir um bom forró e degustar os quitutes tradicionais juninos vai ser bem mais saboroso”, avisou a diretora de Benefícios do Sindilegis, Fátima Mosqueira.

Outro tradicional evento anual que foi adiado é a Copa Sindilegis. O torneio esportivo acontecerá em setembro. A cidade do Rio de Janeiro foi escolhida como sede para esta edição. O vice-presidente do Sindilegis Alison Souza tranquilizou os servidores sobre a manutenção da Copa. “Nossos atletas podem ficar tranquilos porque a Diretoria do Sindicato está empenhada em manter a programação, ainda que ajustes sejam necessários por conta do contexto que estamos vivendo. Quando toda essa crise passar, eventos como o Arraiá e a Copa Sindilegis trarão muitas alegrias para os servidores e suas famílias”, finalizou.

Em breve serão divulgadas em nossos canais de comunicação as datas exatas para a realização dos eventos que estavam previstos para o primeiro semestre de 2020. A definição depende ainda dos impactos da pandemia nas medidas adotadas pelos governos estaduais e Federal sobre as orientações de isolamento social e restrição de aglomerações.

57515721-0B5B-4B41-8AD2-85A53EE19B13

Secretaria da Mulher do DF lança campanha para mobilizar e conscientizar população sobre violência doméstica durante pandemia do coronavírus

Com o slogan ‘Mulher, você não está só’, iniciativa informa que apesar do isolamento social, os atendimentos às vítimas seguem funcionando

A recomendação de isolamento social da Organização Mundial da Saúde no combate ao novo coronavírus colocou cerca de 30% da população do planeta em quarentena.  Apesar da importância da medida, uma das consequências da restrição foi o aumento significativo de denúncias de feminicídio e casos de violência domésticaregistrados pela Delegacia da Mulher do DF, evidenciando a maior vulnerabilidade das mulheres aos efeitos colaterais da pandemia.

Foi com o objetivo de oferecer acolhimento e proteção a esse grupo da população que a Secretaria da Mulher do Distrito Federal lançou uma campanha intitulada “Mulher, você não está só!”.  Éricka Filippelli, Secretária responsável pela pasta, participou de uma transmissão ao vivo na página oficial do Órgão para explicar como vai funcionar a campanha. “Essa é uma iniciativa que tem o objetivo justamente de mobilizar e conscientizar toda a sociedade quanto a uma questão muito importante que é o isolamento de mulheres em situação de violência e a apresentação de ações e políticas do governo (do DF) que estão sendo apresentadas neste período excepcional”, explicou.

Durante todo o período de quarentena, a Secretaria fará teleatendimentos com os grupos de mulheres e autores de violência que estavam em atendimento presencial. Além disso, disponibilizou diversos números de telefone que estarão à disposição da população, além de atendimento presencial de emergência nos Centros Especializados de Atendimento às Mulheres.

A diretora de Benefícios do Sindilegis, Fátima Mosqueira, firmou o endosso da entidade às iniciativas promovidas pelo Governo do Distrito Federal: “As mulheres sempre são as mais atingidas por qualquer crise, seja de natureza social, econômica ou de saúde. Ações como as que estão sendo promovidas pela Secretaria da Mulher são fundamentais para resguardar quem mais sofre com o isolamento social. Nós, do Sindilegis, representamos milhares de servidoras do Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União e parabenizamos o GDF pelo vanguardismo nessa luta”.

Confira abaixo os serviços e horários para atendimento às vítimas de violência doméstica:

Procure Ajuda

Disque 190 — Polícia Militar

Delegacias regionais

Atendimento presencial, 24 horas por dia

Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam)

Endereço: Entrequadra 204/205 Sul – Asa Sul

Telefone: (61) 3207-6172

Atendimento ininterrupto

Centro de Atendimento à Mulher (Ceam)

De segunda a sexta-feira, das 10h às 16h30

Locais: 102 Sul (Estação do Metrô), Ceilândia, Planaltina

Disque 100 — Ministério dos Direitos Humanos

Programa de Prevenção à Violência Doméstica (Provid) da Polícia Militar

Telefones: (61) 3910-1349 / (61) 3910-1350

Núcleo de Assistência Jurídica de Defesa da Mulher (Nudem)

Telefone e Whatsapp: 999359-0032

E-mail: [email protected]

F579C7DC-B842-4A7E-8601-DDEF35E5F950

Sindilegis lança campanha de conscientização sobre isolamento social no combate ao coronavírus

A iniciativa traz dicas para lidar com o período de quarentena e reforça a importância de isolamento para proteger população do grupo de risco da Covid-19

Ciente de suas responsabilidades como entidade representativa de milhares de servidores públicos ativos e aposentados, bem como de seus pensionistas, o Sindilegis lançou uma campanha de conscientização sobre o novo coronavírus (Covid-19), que tem tomado conta dos noticiários na última semana. A iniciativa, intitulada #EuQueroMeusCoroasVivos, é mais um passo que a entidade dá no sentido de alertar seus filiados para a importância de seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e respeitar o isolamento social.

“A campanha foi pensada para informar e alertar os servidores que para combater essa pandemia, é preciso ouvir as orientações dos governos estaduais e do Ministério da Saúde para achatar a curva de contaminação, protegendo sempre a população mais vulnerável: nossos idosos”, explicou o presidente do Sindilegis, Petrus Elesbão.

As três primeiras peças da série #EuQueroMeusCoroasVivos traz algumas dicas práticas para lidar com o período de quarentena. Confira abaixo ou nas redes sociais do Sindicato.

Instagram.com/sindilegisOficial

Facebook.com/sindilegisoficial

https://www.instagram.com/p/B-NqzmPDX-p/?igshid=1wd1lqp2iq17m

https://www.instagram.com/p/B-Nq5kkDWnO/?igshid=16bp008hjha3v

https://www.instagram.com/p/B-NrE-2jSmz/?igshid=v78xjxiz0m5w