A Câmara dos Deputados promove, entre os dias 10 de junho e 11 de julho de 2025, uma gincana de arrecadação de latinhas entre equipes, como parte das celebrações do Mês do Meio Ambiente. A iniciativa, organizada pela Primeira-Secretaria, EcoCâmara e Coordenação de Administração de Edifícios (Caedi/Detec), com apoio do Sindilegis, visa estimular a consciência ambiental, a coleta seletiva, o espírito de equipe e a solidariedade, destinando o material arrecadado para reciclagem.
A gincana é aberta a todo o público interno da Câmara dos Deputados. A participação deve ser feita por equipes, que podem ser formadas por membros de uma mesma Coordenação, Comissão, Liderança, Órgão da Mesa ou Gabinete. Caso uma equipe seja muito numerosa e deseje se dividir, a subdivisão precisa ser acordada internamente e informada no momento da entrega das latinhas. As equipes subdivididas competirão separadamente.
As latinhas de alumínio devem ser entregues no EcoCâmara, localizado na sala 87, no térreo do Anexo IV, até esta sexta-feira, 11 de julho de 2025, das 9h às 17h.
Serão aceitas somente latas de alumínio (bebidas, energéticos, óleo, mantimentos etc.), que devem estar limpas para facilitar o armazenamento. No ato da entrega, o material será pesado por membros da Comissão Organizadora na presença de um representante da equipe, que receberá um comprovante com o peso doado. A pontuação das equipes corresponderá ao peso total (em quilos ou fração) das latinhas arrecadadas.
As equipes podem conquistar pontuação extra. Serão concedidos 5 quilos extras para as equipes que tiverem pelo menos um representante na visita à Cooperativa Construir, parceira da Câmara. Além disso, cada servidor adicional que participar da visita renderá 1 quilo extra para a equipe. O objetivo da visita é aumentar a conscientização sobre o impacto do descarte para os catadores e a importância da separação correta dos resíduos. O dia e o local de saída para a visita serão informados previamente.
Premiação
As três equipes que arrecadarem a maior quantidade de latinhas (em peso) serão premiadas com brindes sustentáveis, patrocinados pelo Sindilegis. Todo o material arrecadado será destinado à Cooperativa de Reciclagem Ambiental Construir, conforme contrato 52/2025.
A organização da gincana ressalta que se reserva o direito de desclassificar equipes que apresentem atitudes antiéticas ou tentem burlar as regras. Dúvidas e casos omissos podem ser esclarecidos entrando em contato com a Comissão Organizadora pelos telefones 3215-8240 ou 3216-2171.


