BANNER SITE 1920px X 1080px(2)

É hoje! Saiba tudo sobre o Arraiá Legis 2025

Anarriê! Chegou o dia da mais esperada festa junina do Legislativo. O Arraiá Legis acontece neste sábado (14), a partir das 19h, no Clube Ascade. Comidas típicas, apresentação de quadrilha, shows de ritmos nordestinos, feira de artesanato e muito mais esperam por você.

Sobre as atrações musicais, o evento vai apresentar o forrozeiro Targino Gondim, um dos sanfoneiros mais prestigiados do Nordeste, vencedor do Grammy Latino e referência nacional nas festas juninas, com composições como ‘Esperando na Janela’. Além dele, o evento conta com apresentações do cantor Rainner, ex-vocalista da banda brasiliense Só Pra Xamegar, e Thiago Nascimento, com o projeto São João do Nascimento, que anima a todos com ritmos tradicionais do São João, como baião e xote.

E como toda boa festa junina, o Arraiá Legis também conta com apresentação de quadrilha. A Quadrilha Formiga da Roça é uma das mais destacadas no cenário junino, com diversos prêmios em competições locais, regionais e nacionais. Não dá para perder.

Venha preparado para matar a vontade de pamonha, cachorro-quente, arroz carreteiro e muitos outros pratos típicos da época.

E se você ainda não tem ingresso, retire sua cortesia pelo Sindilegis Mais clicando aqui. Seus ingressos estarão em “Minha Conta” – “Meus Vouchers”. E não se esqueça de, com seu voucher emitido, apresentar o QRCode impresso ou no celular na entrada da festa. Quem quiser mais ingressos, pode adquirir pelo link.

O Arraiá Legis 2025 é uma realização conjunta da Ascade, do Sindilegis e do Clubs, com patrocínio do BRB. Uma festa feita para reunir servidores, familiares, amigos e a comunidade em geral em torno das tradições juninas, da boa música e da alegria que só o São João pode proporcionar.

WhatsApp Image 2021-12-15 at 15.37.01

I Sarau Sindilegis dá oportunidade para filiados exibirem seus talentos artísticos

Evento será realizado durante a 12ª edição da Copa Sindilegis, que acontecerá entre 20 e 24 de abril de 2022, no Rio de Janeiro

Em abril de 2022, os servidores do Tribunal de Contas da União (TCU), do Senado Federal e da Câmara dos Deputados têm encontro marcado no Rio de Janeiro para a 12ª Copa Sindilegis. Entre as novidades da edição, está a realização do 1º Sarau Sindilegis, um evento para promover a socialização e apresentar as diversas formas de expressão artístico-cultural desenvolvidas pelos sindicalizados.

Interessados em participar da mostra deverão se inscrever por meio da plataforma de relacionamentos Sindilegis Mais, acessando o site mais.sindilegis.org.br ou pelo app disponível para iOS e Andoid.

O período de inscrições vai de 15 de dezembro, quarta-feira, até às 18h do dia 25 de março de 2022. A participação de cada filiado será limitada a duas categorias. Por causa de seu caráter experimental, nesse primeiro ano o Sarau Sindilegis abrangerá apenas sindicalizados domiciliados nos Estados.

As apresentações devem se enquadrar em algum dos segmentos abaixo:

Artes Visuais: desenho, pintura, escultura, gravura, artesanato, fotografia, instalação e outras;
Literatura: livro, conto, crônica, poesia, poema, charge e outras;
Dança: clássica, contemporânea, tradicional, popular, urbana e outras;
Artes Cênicas: clássica, popular, contemporânea;
Música: solo, dueto, conjunto.

É importante que o participante detalhe como pretende realizar a apresentação da atividade.

SERVIÇO:

I SARAU SINDILEGIS
Local: Rio de Janeiro
Inscrições: de 15 de dezembro de 2021 a 23 de março de 2022.

Banner_Site_6_1

Sindilegis é premiado pelo projeto “Salve o Som”

Iniciativa, que contou com duas edições, foi ao ar no pico da pandemia para dar voz a artistas de Brasília, levando música e solidariedade a milhares de pessoas

Imagine acordar um dia e descobrir que um vírus se espalhou rapidamente pelo mundo, fechando comércios, escolas, restaurantes e impedindo que você saia de casa e tenha contato com familiares e amigos. Contudo, você ainda precisa de médicos, enfermeiros, bombeiros, policiais, professores e diversas outras categorias essenciais, que não podem parar e que arriscam tudo para garantir o bom funcionamento desses serviços.

Essa poderia ser a sinopse de algum thriller ou ficção de Hollywood, mas foi a realidade para a qual o mundo acordou devido à pandemia da Covid-19. Da noite para o dia, o Brasil se viu fechando todas as portas, mas os serviços públicos de saúde, segurança, educação e da Administração Pública continuaram a todo favor.

Foi pensando em valorizar esses profissionais, em homenagem ao Dia do Servidor Público, que a Agência Servidores realizou, na noite dessa segunda-feira (28), a apresentação do Prêmio Relevância, que reconhece ações sociais idealizadas por entidades e personalidades que atuam no serviço público. O Sindilegis e várias outras associações que lutam pelos servidores foram premiadas, em cerimônia virtual, que em uma oportunidade ímpar, buscou interligar diversas categorias, independentemente de partidos, centrais sindicais ou opções ideológicas.

Salve o Som premiado – Em meio ao distanciamento social e a substituição do contato físico por telas de celulares e computadores, o Sindilegis pensou, assim que foi decretada a pandemia devido ao coronavírus, em uma iniciativa para unir solidariedade, cultura e integração à distância. Assim nascia o projeto inédito Salve o Som: juntos pela música e pela vida, que levou entretenimento para mais de 40 mil lares por meio de 24 shows virtuais com grandes artistas de Brasília. Em contrapartida, foram arrecadadas 21 toneladas de alimentos, que beneficiaram cerca de 2.000 famílias carentes. O evento também recebeu mais de R$ 20 mil em dinheiro para o cachê dos músicos e técnicos de produção envolvidos no projeto.

O presidente do Sindilegis, Petrus Elesbão, se emocionou ao relembrar a entrega das doações fruto do projeto e aproveitou para enaltecer a dedicação e o esforço diários empreendidos pelos servidores, principalmente em tempos de coronavírus. “Não tem a menor possibilidade – e é isso que a sociedade e nossos governantes precisam entender – de um país como o Brasil se desenvolver sem a contribuição dos servidores públicos. E esse reconhecimento não vemos por parte do Governo, que agora investe em uma Reforma Administrativa nefasta, que visa sucatear o serviço público, atingindo diretamente a sociedade”.

Sobre o resultado do projeto, Elesbão complementou: “Nenhuma sensação se compara ao ver o sorriso estampado das pessoas quando receberam as doações das cestas básicas, oriundas do projeto Salve o Som. E o Sindilegis reforça esse compromisso não só com sua categoria, mas para fora dos nossos portões também. Solidariedade é a nossa palavra de ordem”. Ele também ressaltou que, sem a parceria das entidades e empresas como Sindjus, Fonacate, LegisClub, Sicoob Legislativo, ASA-CD, Ascade, Liga do Bem, Quatro Poderes, Metrópoles, Paris 6 e Fermento, nada disso seria possível.

Importância do SUS foi lembrada – A abertura da cerimônia virtual contou com a participação do coral da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que unido pela tecnologia apresentou a canção “Saúde”, de autoria da cantora Rita Lee. A escolha da música, conforme explicou a coordenadora do coral, Maria Clara Barbosa, não foi à toa; veio para simbolizar o protesto contra o decreto que autorizava o Ministério da Economia a realizar estudos sobre a inclusão das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dentro do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República (PPI).

O deputado Professor Israel Batista (PV-DF) parabenizou as entidades de serviço público e anunciou que a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público agora passará a se chamar “Frente Servir Brasil”: “Conclamo todos os servidores que estão nos assistindo que se engajem na nossa luta; precisamos fortalecer nossos argumentos, nossa luta, para vencermos mais essa batalha que vem na proposta de Reforma Administrativa”.

2BA3754D-DF51-4333-B33C-29867D1FD030

#Ficaadica: músicas para quebrar o silêncio do isolamento social

Estudos comprovam qualidade terapêutica da música. Sindilegis preparou lista com canções de artistas do SALVE O SOM para ajudar a entreter seus filiados

Após quase dois meses de isolamento social recomendado pela OMS para combater a pandemia de Covid-19 que atinge o planeta, os brasileiros têm descoberto novas formas de se entreter sem sair de casa. Ao longo dos séculos, o usoterapêutico da música tem sido usado para relaxar e restaurar a saúde, por isso, no #Ficaadica #FicaEmCasa de hoje, o Sindilegis preparou uma seleção que promete agradar a todos osgostos musicias e traz indicações de playlists para diferentesmomentos do seu dia.

De acordo com um estudo conduzido em abril pela Mindlab, uma empresa de consultoria britânica, voluntários que foramsubmetidos à música ficaram menos ansiosos do que aquelesque haviam tomado alguma medicação. Os níveis de cortisol, hormônio responsável pelo estresse, também foram menores.

E para auxiliar os filiados que têm procurado relaxar durante o isolamento recomendado, o Sindilegis montou algumas playlists que podem ser ouvidas e salvas na plataforma de streaming de música, Spotify. As duas primeiras listas incluem canções de artistas do cenário brasiliense que participaram da primeiraedição do projeto SALVE O SOM e os músicos que foramconfirmados para a próxima edição de shows, marcados para entre os dias 18 e 21 de maio de 2020.

As playlists do SALVE O SOM contam com vários gênerosmusicais e refletem a diversidade de estilos que integraram a ação. Acesse às playlists abaixo e curta um pouco de samba, rock, jazz, sertanejo, reggae, black music e MPB.

https://open.spotify.com/playlist/1bCcKlZPcmin1qJokyNDhX?si=GHaMUBpBRAqnQu3eZhlDNw

https://open.spotify.com/playlist/7HHRLXT5Y5O8dq0DvWCtdz?si=xyCTvbrlRn6H8AyQc3K3Yg

Além das listas criadas com artistas que participaram do SALVE O SOM, o Sindicato também preparou algumas recomendaçõesde playlists disponíveis na plataforma e preparadas para diferentes atividades e momentos da rotina em isolamento.

Para faxinar: https://open.spotify.com/playlist/3K13kNowWMCqI0dvsUj1EG?si=I0_2rA2lRwODPlJtwgNZfw

Para meditar:

https://open.spotify.com/album/7pI1wXMidyAxrBJxji8os0

Para cozinhar:

https://open.spotify.com/playlist/1Gxb8KcJZbbGq4a0SmrH7x

Para trabalhar:

https://open.spotify.com/playlist/68BZnrR7ACb58i4nZSIIUh

 

 

 

Lives semana 2

 #Ficaadica Música: Samba, MPB, Axé e Sertanejo agitam a agenda de shows online

A programação dos próximos dias inclui apresentações online com artistas de peso, como Diogo Nogueira, Bell Marques, Luan Santana, Simone e Simaria e Ivete Sangalo, além de um festival promovido pelo Sindilegis especialmente para o público brasiliense

 

As lives musicais se tornaram o programa preferido das pessoas que cumprem o isolamento social recomendado pelas autoridades de saúde, frente à pandemia de coronavírus.  Nas últimas semanas, mais e mais artistas têm aderido à nova modalidade de shows via internet. No #Ficaadica, #Ficaemcasa desta quinta-feira, o Sindilegis traz uma lista das principais apresentações que vão acontecer de hoje a domingo.

Na programação, jovens talentos como o pessoal do funk, que participa do Festival Kondzilla, e artistas consagrados como João Bosco, Diogo Nogueira, Bell Marques, Simone e Simaria, Luan Santana, Rio Negro & Solimões e a eterna rainha do axé music, Ivete Sangalo, que promete levar a festa para a casa de cada um dos internautas.

E para os brasilienses, uma programação para lá de especial, preparada pelo Sindilegis. A partir de segunda-feira, dia 27/04, teremos uma série de lives com artistas de Brasília pelo projeto SALVE O SOM, organizada pelo sindicato, com a ajuda de parceiros como o Legis Club, o Sindijus, o Fonacate e a agência Fermento. A iniciativa, inédita no País, acontecerá nos dias 27, 28, 29 e 30 de abril e contará com a apresentação de doze artistas da Capital. Todos eles receberão um cachê simbólico pago pela organização e o complemento virá por meio de doações em dinheiro, abertas tanto para empresas quanto para pessoas físicas. Confira as sugestões e programe o show em casa!

 

Quinta-feira, 23/04

Pagode

Thiaguinho  / Horário: 18h30/ Assista no Youtube


Axé

Armandinho /Horário: 19h/ Assista no Instagram

MPB

Céu / Horário: 19h / Assista no Youtube

 

Reggae

Natiruts/ Horário: 20h / Assista no Youtube

Sertanejo

Maiara e Maraísa / Horário: 21h / Assista no Youtube

Gospel

Paulo César Baruk / Horário: 21h / Assista no Youtube

 

Sexta-feira, 24/04

 

Funk

Ludmila / Horário: 18h / Assista no Youtube

Festival Kondzilla – Atrações: MC Kekel, Jottape, Mila e MC Lan / Horário: 20h / Assista no Youtube

 

Rock

Paulo Miklos / Horário: 19h / Assista no Youtube

 

Forró 

Barões da Pisadinha / Horário: 19h / Assista no Youtube

Sertanejo

Diego e Victor Hugo / Horário: 20h / Assista no Youtube

Edson & Hudson / Horário: 20h / Assista no Youtube

Simone e Simaria / Horário: 21h / Assista no Youtube

Felipe Araújo / Horário: 23h / Assista no Youtube

Hip Hop

Marcelo D2 / Horário: 21h / Assista no Instagram

 

Sábado, 25/04

 

Pagode

Sorriso Maroto / Horário: 15h / Assista no Youtube

Grupo Menos é Mais / Horário: 18h / Assista no Youtube

 

Axé

Bell Marques / Horário: 17h/ Assista no Youtube

Ivete Sangalo / Horário: 21h45 / Assista no Youtube


MPB

João Bosco / Horário: 19h / Assista no Youtube

Sertanejo

Rio Negro & Solimões / Horário: 19h / Assista no Youtube

Gustavo Mioto / Horário: 20h / Assista no Youtube

Forró

Limão com Mel / Horário: 20h / Assista no Youtube

Funk

Tati Quebra Barraco / Horário: 22h / Assista no Instagram

Pedro Sampaio / Horário: 22h30 / Assista no Youtube

 

Domingo, 26/04

 

Samba

Diogo Nogueira / Horário: 12h / Assista no Youtube

 

Pagode

Mumuzinho / Horário: 16h / Assista no Youtube

Di Propósito / Horário: 19h / Assista no Youtube

 

Sertanejo

Luan Santana / Horário: 18h / Assista no Youtube

Léo Chaves / Horário: 19h / Assista no Youtube

 

MPB

Zélia Duncan / Horário: 19h / Assista no Youtube

Projeto SALVE O SOM – De 27/04 a 30/04

A transmissão dos shows acontecerá pelos canais do Youtube e do Instagram do Sindilegis.

 

Segunda, dia 27/04

 

18h às 19h15 – Rogério Midlej

19h45 às 21h – Philippe Seabra

21h30 às 22h45 – Marvyn

 

Terça, dia 28/04

18h às 19h15 – Dhi Ribeiro

19h45 às 21h – Brícia Helen

21h30 às 22h45 – Gleno Rossi

 

Quarta, dia 29/04

18h às 19h15 – Marcelo Coisa Nossa

19h45 às 21h – Sr. Gonzales

21h30 às 22h45 – Hudson e Felipe


Quinta, dia 30/04

18h às 19h15 – Márcio Marinho

19h45 às 21h – Surf Sessions

21h30 às 22h45 – Victor Vitrola

5DE309C0-9AE3-467C-8FDB-A2AC81862F61

Coral do Senado traz mensagem de paz e renovação durante isolamento social

Novo projeto do grupo divulgará  vídeos de músicas para alegrar os dias daqueles que estão em isolamento social, em conformidade com orientações da OMS para combate à pandemia do novo coronavírus

 

Entre as muitas iniciativas encabeçadas pelo Senado Federal para lidar com o isolamento social e combate à pandemia da Covid-19, uma de orientação mais lúdica e voltada para o entretenimento, promete conquistar os ouvidos do público em quarentena e consolar corações aflitos com o atual contexto enfrentado pela população mundial.

 

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

 

O Coral do Senado tem disponibilizado vídeos de músicas apresentadas pelo grupo no YouTube para alegrar os dias dos brasileiros e trazer uma mensagem de esperança por meio da música. O projeto divulgará dois vídeos por semana, às segundas e sextas, no canal EASE TI, da produtora responsável pela edição do material. Você pode acessar o canal clicando aqui. A ideia é que o projeto permaneça ativo enquanto durar o período de isolamento social recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde do Brasil.

De acordo com Maria Tereza Mariz, médica, servidora aposentada do Senado Federal e diretora executiva do coro, a iniciativa surgiu de uma ideia da Diretora-Geral da Casa, Ilana Trombka, para tornar os dias mais leves e amenos para quem quiser assistir ao conteúdo. O primeiro vídeo do projeto foi publicado na última segunda-feira (6) e traz uma apresentação da música “Pai Nosso”, no original em inglês The Lord’s Prayer, do pianista e compositor estadunidense Albert Hay Malotte. O próximo vídeo deve ser publicado na sexta-feira (10) e apresentará concertos realizados pelo grupo ao longo da sua trajetória de 26 anos.

“Achamos interessante começar com essa música porque o Pai Nosso é uma oração universal e esse é um momento para orar. Sabemos que quando a gente canta, acaba rezando duas vezes”, refletiu Maria Tereza. “Queremos intercalar com vários estilos de música diferentes que apresentamos em concertos nossos”, completou.

A responsável pela regência do Coral, maestrina GlícinaMendes, explica que o repertório escolhido para ser publicado é intencionalmente positivo, pensado para instigar a reflexão e a meditação. “Queremos acender esperança nas pessoas porque apesar de um momento difícil, vamos sair mais fortes dele, quando tudo passar. É uma experiência que vai nos transformar, nos fazer enxergar a vida de forma completamente diferente. O grupo está muito agradecido pela oportunidade de instigar esses sentimentos nas pessoas e convida a todos a pensar nessa renovação tão necessária”, concluiu a maestrina.

Confira o vídeo da apresentação abaixo também.

 

bannerSOMOSTODOSTCU

Festival #SomosTodosTCU acontece hoje e terá música, arte e premiações

Iniciativa patrocinada pelo Sindilegis reunirá três eventos do Tribunal de Contas e é gratuito e aberto ao público

Hoje, 26 de novembro, acontece o Festival #SomosTodosTCU, que reunirá diversas iniciativas em um só evento no Instituto Serzedello Corrêa (ISC), a partir das 16h. A ideia é estimular a valorização dos servidores públicos e dar a eles a oportunidade de se destacarem não só pelo empenho profissional, mas por talentos artísticos. O Sindilegis é o patrocinador do evento que reunirá servidores, terceirizados, estagiários, familiares e amigos.

Na ocasião será realizada a entrega dos prêmios Reconhe-Ser e Professor Destaque e a abertura da tradicional Mostra de Talentos, que já se encontra em sua 18ª edição. E como o Tribunal determinou ponto facultativo no dia 28 de outubro – Dia do Servidor Público – o encerramento será uma festa em celebração à data.

 

Programação

Mostra de Talentos do TCU – No evento de hoje acontecerá o lançamento oficial da 18ª edição da Mostra. Criada para reconhecer a produção artística de servidores, terceirizados, estagiários e familiares, a Mostra de Talentos do TCU dá a oportunidade aos profissionais de mostrar seus talentos nas categorias artesanato, vídeo, dança, música, desenho, fotografia, literatura e performance. A visita pode ser realizada até 14 de dezembro, das 9h às 19h, no foyer do ISC (Instituto Serzedello Corrêa ).

Prêmio Reconhe-Ser: A premiação tem o objetivo de reconhecer publicamente trabalhos de destaque no TCU e inclui entrega de certificado no evento, apresentação do trabalho, elogio nos assentamentos funcionais e concessão de pontos no Reconhe-Ser. Na edição de 2019, são 15 trabalhos premiados, dez na categoria “Controle Externo” e cinco em “Governança e Gestão”. Ao todo, foram 71 concorrentes, 45 e 26 em cada uma das categorias, respectivamente.

Este ano o Prêmio Reconhe-Ser tem uma novidade: entre os premiados, os servidores da Casa elegerão o trabalho de sua preferência. A votação foi realizada até o dia 12 de novembro. Para conhecer melhor cada um dos trabalhos e registrar seu voto, acesse o sistema interno da casa.

Prêmio Professor Destaque – A iniciativa busca o reconhecimento institucional dos professores que se destacam nas avaliações de satisfação feitas pelos alunos do ISC. Nove professores serão reconhecidos nas categorias “Eventos educacionais Presenciais”, “Eventos educacionais a Distância” e “Pós-Graduação”. Os critérios estão previstos em regulamento próprio e abrangem carga horária, número de participantes e outros elementos do curso.

Serviço:

Festival Somos Todos TCU

Data: 26/11/2019

Horário: A partir das 16h

Endreço: Setor de Clubes Esportivos Sul Trecho 3 Lote 3 – Brasília, DF

Mais informações: (61) 3316-5802

 

Com informações da Secom/TCU

 

Banner_site

Considerado o Pavarotti dos sertões, Oliveira de Panelas é atração da 3ª Noite do Cantador

O evento é gratuito e ocorrerá no dia 21 de fevereiro, das 19h às 22h, na sede do Sindilegis

Foi Ariano Suassuna que nomeou Oliveira de Panelas o “Pavarotti dos sertões”, e é esse artista consagrado que será a atração principal da 3ª Noite do Cantador. O evento realizado pelo Sindilegis tem o intuito de enaltecer e divulgar a cultura nordestina, e ocorrerá no dia 21 de fevereiro, das 19h às 22h, na sede do Sindicato (SGAS 610). A programação inclui também cantadores, repentistas, escritores de cordel e poetas.

Com entrada gratuita, a 3ª Noite do Cantador será apresentado pelo poeta e jornalista Nonato Freitas. Ao fim da programação, os presentes também poderão dançar ao som do cantor Roberto Baez. O público poderá consumir bebidas e comidas a um preço especial.

O evento é realizado pelo Sindilegis, com o apoio das entidades Legis Club Brasil, Asa-CD, Assisefe e Asap-TCU.


Oliveira de Panelas
Pernambucano nascido no município de Panelas (PE), o repentista foi adotado pela Paraíba, onde reside há 30 anos e conquistou o título de cidadão pessoense e de cidadão campinense, além da medalha Augusto dos Anjos.
Com 45 anos de carreira, Oliveira de Panelas coleciona uma série de premiações e títulos que conferem ao artista a posição de um dos mais renomados e importantes representantes dos poetas repentistas no Brasil. A temática voltada para os problemas sociais do Nordeste, o romantismo com um tom lírico e o humor e entretenimento está registrado em 15 livros, 22 CDs e 11 LPs gravados individualmente e em dupla, resultado da parceria com artistas consagrados como Otacílio Batista, com quem cantou por 23 anos.

Considerado um renovador da cantoria pelos temas modernos abordados e pela técnica usada na arte de fazer versos, o compositor encantou um público ilustre, formado por autoridades internacionais como o presidente de Cuba, Fidel Castro, além de várias personalidades do mundo artístico e social. Cantou para o papa João Paulo II, enquanto ele fez a sua segunda visita à Argentina. Também compartilhou os palcos com o cantor Roberto Carlos por nada menos que quatro vezes.

SERVIÇO
3ª Noite do Cantador
Local: Salão do Sindilegis, 610 sul, bloco C, módulo 70. Asa Sul – L2.
Data: 21 de fevereiro (quinta-feira).
Horário: 19h às 22h
Entrada gratuita. Classificação: 16 anos