BRBmulher4

Sindilegis marca presença em evento que incentiva autonomia econômica de mulheres

Solenidade de lançamento do cartão BRBCard Mulher oficializou parceria entre SM e Banco de Brasília em apoio ao programa Rede Sou Mais Mulher

A Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal deu mais um importante passo para estimular ações voltadas à igualdade de gênero, ao empreendedorismo feminino e à autonomia econômica das mulheres. Na sexta-feira (18) foi lançado um novo cartão do Banco de Brasília (BRB): o BRBCard Mulher, fruto de uma parceria entre as instituições em apoio ao programa Rede Sou Mais Mulher. A diretora de Benefícios do Sindilegis, Fátima Mosqueira, representou a entidade durante a solenidade de lançamento, realizado no CASACOR 2019.

Fátima Mosqueira e a Secretária da Mulher pelo DF, Éricka Fillippeli

O valor arrecadado a partir do pagamento da anuidade do cartão será doado à rede Sou Mais Mulher. Os recursos serão utilizados em diversas modalidades de suporte e assistência às mulheres em situação de vulnerabilidade social. “Não podemos pensar o desenvolvimento do Distrito Federal sem investimento no público feminino, pois as mulheres são a maior potência para crescimento da nossa cidade”, lembra a secretária da Mulher, Ericka Filippelli.

 

Qualquer pessoa que desejar aderir à campanha e contribuir com essa causa poderá solicitar o cartão nas agências do BRB, no site do banco (www.brb.com.br) e no aplicativo BRBCard. Não é necessário ser correntista.

Fátima Mosqueira parabenizou a iniciativa empreendida pela Secretaria da Mulher e colocou o Sindilegis à disposição para a realização de eventuais ações: “A diminuição das desigualdades de gênero é uma das lutas que pautam nossa agenda no Sindicato. Atualmente temos uma base composta em mais de 50% por mulheres, portanto é nossa obrigação zelar pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária”

Vinicius Santa Rosa/ Metrópoles

.

WhatsApp Image 2019-06-27 at 08.40.52 (1)

Arraiá Legis: Sindilegis e Ascade ajudam entidade que protege mulheres vítimas de violência doméstica

Parte dos alimentos arrecadados durante a 10ª edição da festa junina foi doada ao projeto “Rede Sou mais Mulher” do Governo do Distrito Federal 

O 10º Arraiá Legis foi realizado no início do mês de junho, mas o sucesso da festa ainda reverbera em Brasília. Na tarde da última terça-feira (25), o Sindilegis e a Ascade doaram cerca de 400 kg de alimentos não-perecíveis ao projeto “Rede Sou Mais Mulher”, da Secretaria da Mulher do Governo do Distrito Federal.

A “Rede Sou Mais Mulher” foi instituída por meio do Decreto nº 39.705 e atende diversas entidades, como a Casa Abrigo, que atua na proteção de mulheres vítimas de violência doméstica. A iniciativa trabalha com foco no respeito à diversidade e o combate a todas as formas de discriminação. A diretora de Benefícios do Sindilegis e Assistência Social da Ascade, Fátima Mosqueira e o presidente da Ascade, Francisco Morais, receberam a Secretária da Mulher do DF, Éricka Filippelli para a entrega das doações.

Durante o encontro, Éricka destacou a importância de ações sociais solidárias. “As mulheres que estão na Casa Abrigo, que saem de lá para uma nova perspectiva, precisam muito desse apoio. Agradecemos imensamente a Ascade e ao Sindilegis por essa doação e contamos sempre com essas parcerias”, concluiu.

Fátima Mosqueira destaca que parte do sucesso do Arraiá Legis ao longo dos últimos 10 anos se dá porque o evento sempre levou em consideração o cunho social.  “Desde a primeira edição da festa junina, a organização tem se preocupado com a importância do evento para a comunidade brasiliense. Além de promover momentos únicos de confraternização, amizade e alegria entre os forrozeios do legislativo e a comunidade em geral, o Sindilegis e a Ascade também buscam ajudar o próximo realizando ações como essa”.

Sindilegis na defesa das mulheres

O Sindicato, representante das servidoras que trabalham na Câmara dos Deputados, no Senado Federal e no Tribunal de Contas da União, tem trabalhado fortemente no enfrentamento à violência doméstica. Em março deste ano, o Sindilegis lançou a campanha “Armas Contra o Machismo” no Congresso Nacional e no TCU, desconstruindo símbolos de objetos ligados ao universo feminino e afazeres domésticos, que, agora, se voltam para a luta contra a desigualdade salarial, os padrões de beleza, a violência doméstica e o feminicídio.

Em 2018, o Sindilegis foi premiado em 2018, pela Lisbon Awards Group, no Prêmio Lusófonos de Criatividade com a campanha “Florzinha é bom, mas direitos iguais é melhor!”, que chamava atenção ao fato do Dia das Mulheres serem voltados para mimos, mas ser uma data voltada para a luta de direitos e avanços.