No último episódio do “Chá de ideias”, videoblog semanal de Ilana Trombka no portal R7, a diretora-geral do Senado promove uma reflexão sobre as transformações sociais do Brasil desde os anos 1980, usando o remake da novela Vale Tudo como pano de fundo para a pergunta “afinal, são as novelas que mudam ou somos nós?”.
O chá preparado para este episódio foi o bubble tea, bebida criada em Taiwan nos anos 1980, escolhida para combinar com a década de estreia de Vale Tudo, que marcou época por expor mazelas como corrupção e falta de ética no Brasil. De acordo com Ilana no episódio, personagens como Odete Roitman, odiada no original como símbolo da vilania, são vistas no remake sob outro viés. Agora Odete é uma mulher com liberdade feminina e corajosa. Já Marco Aurélio, originalmente o arquétipo do empresário corrupto, conquista simpatia do público atual com seu humor e complexidade.
Para a diretora-geral, essa reinterpretação dos papéis nos leva a perguntar se o que mudou foram as novelas ou a sociedade brasileira. “Ver uma novela reprisada ou reescrita nos faz compreender o que pensávamos em um primeiro momento e como agimos hoje. Isso nos faz refletir: qual o caminho nesses anos? Caminhos melhores? O mundo é muito diferente do que era em 1988?”, provoca.


