Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, nessa quarta-feira (8), o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, assinou a Portaria n. 67-TCU, que disciplina o preenchimento das funções de liderança de nível estratégico-tático na Secretaria do Tribunal de Contas da União. A iniciativa faz parte das ações do Tribunal pelo enfrentamento à desigualdade de gênero e para inserir mais mulheres em cargos de liderança.
A política de ampliar o número de mulheres na liderança do Tribunal foi estabelecida pela ministra Ana Arraes e é mantida pelo presidente Bruno Dantas. Na gestão anterior, o percentual de ocupantes de FC-5 e FC-6 passou de 12,24% para 28,87%. Atualmente, as mulheres ocupam 30,14% das posições de liderança estratégica nas Secretarias do TCU.
“O Comitê Técnico de Equidade, Diversidade e Inclusão, da Secretaria de Gestão de Pessoas faz parte dessa diretriz e será responsável por monitorar os percentuais de ocupação das funções de confiança por homens e mulheres”, explica a servidora do TCU e diretora de Comunicação Social do Sindilegis, Elisa Bruno, que integra o grupo.
A iniciativa está de acordo com a política de gênero e não discriminação da Organização Latino-americana e Caribenha de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Olacefs), que prevê mudanças nas normas internas de instituições superiores de controle que incentivem a integração das mulheres e dos grupos sub-representados em todos os cargos. O objetivo é assegurar, no caso de posições hierárquicas e de liderança, pelo menos a paridade e/ou representação do quadro geral de servidores.