TCU cria prêmio para incentivar governança na gestão pública

O Sindilegis apoia essa ideia e incentiva o comparecimento dos servidores para o Prêmio Mérito Brasil de Governança e Gestão Públicas, de iniciativa do Tribunal de Contas da União (TCU), que ocorrerá no dia 29 de novembro, das 9h às 12h, no auditório Ministro Pereira Lira, edifício-sede do Tribunal em Brasília.

O objetivo do Prêmio é incentivar uma mudança de cultura na aplicação de recursos públicos federais e motivar o aperfeiçoamento dos serviços prestados pelos entes públicos à sociedade brasileira. A premiação irá distinguir três órgãos da Administração Direta, três órgãos da Administração Indireta e cinco municípios, um por Região do país respectivamente. As escolhas se baseiam no desempenho desses entes públicos diante dos critérios de governança: liderança, estratégia e controle.

Na ocasião, serão anunciados os ganhadores dessa primeira edição.  A coordenação do projeto é do Ministro do TCU Augusto Nardes. “Govenança pública pode ser entendida como a capacidade que os governos têm de avaliar, direcionar e monitorara gestão das políticas e serviços públicos para atender de forma efetiva as necessidades e demandas da população”, comenta o ministro Nardes.

AS AVALIAÇÕES – Os ganhadores foram escolhidos com base em critérios estabelecidos a partir de princípios de governança e compilados no IGG (Índice Geral de Governança), desenvolvido pelo TCU para avaliar entes federais, e do IEGM (Índice de Efetividade da Gestão Municipal), aplicado por TCE’s para mensurar a governança em entes municipais.

Na premiação, os onze vencedores serão agraciados com diploma e troféu. Os que se destacaram na Administração Direta e Indireta irão ganhar também uma bolsa de estudos para cursos de pós-graduação no  conceituado IDP (Instituto Brasiliense de Direito Público).

Após a premiação, na terça-feira, os ganhadores estarão à disposição para prestar mais informações sobre a iniciativa.

PRÊMIO MÉRITO BRASIL DE GOVERNANÇA E GESTÃO PÚBLICAS

Realização: TCU

Apoios: CNA, CNI e IDP

Data: 29 de novembro de 2016, às 9h, no auditório do TCU, edifício-sede.