TCU promove palestra gratuita para debater o papel da administração pública no combate ao racismo

No próximo dia 8 de dezembro, a partir das 16h, filiados ao Sindilegis poderão assistir à palestra “Políticas públicas de igualdade – o papel da administração pública no combate ao racismo”, uma iniciativa do Instituto Serzedello Corrêa do Tribunal de Contas da União em referência ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A apresentação será transmitida no canal oficial do TCU no Youtube.

A palestra será conduzida por Livia Santanna Vaz, procuradora do Ministério Público da Bahia, e reconhecida, em 2020, como uma das pessoas de ascendência africana mais influentes do mundo.

A apresentação abordará a questão da desigualdade racial e de gênero no Brasil, numa perspectiva histórico-jurídica. Também será analisada de que forma o sexismo e o racismo institucionais operam nos espaços de poder e decisão, promovendo a marginalização e exclusão de pessoas negras, notadamente mulheres negras. Será abordada ainda a importância das políticas públicas de igualdade e do seu controle para além da esfera econômica.

“Esta será uma ótima oportunidade para promover a reflexão sobre a importância da igualdade racial e de gênero para a democracia e apresentar propostas de ações institucionais, coletivas e individuais para a eliminação da discriminação racial e de gênero”, explicou Maria das Graças Duarte, coordenadora do ISC.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo link: https://ir.tcu.gov.br/2oo

Compartilhe:

Veja também: