O Tribunal de Contas da União (TCU) anunciou nesta sexta-feira (17) a prorrogação da validade do concurso público para auditor de controle externo até 2026. A decisão, divulgada pelo presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, em suas redes sociais, visa atender à necessidade de recompor os quadros de pessoal do órgão.
Confira a publicação na página do ministro, por esse link.
O concurso, realizado em 2021, oferecia 20 vagas imediatas e formação de cadastro reserva. Com a prorrogação, os aprovados que ainda não foram convocados terão mais oportunidades de ingressar na carreira. Atualmente, restam cerca de 60 candidatos aprovados aguardando convocação.
“A prorrogação do concurso do TCU é uma vitória para os servidores! Essa decisão abre novas perspectivas para quem sonha em construir uma carreira sólida no serviço público. O Sindilegis parabeniza os aprovados e os incentiva a se manterem preparados para as próximas etapas”, refletiu Alison Souza, presidente do sindicato.
A expectativa é que todas as vagas sejam preenchidas antes do término do prazo de validade do concurso, em 2026. Além disso, o Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2025 (PLOA) prevê 100 novas nomeações para o cargo de auditor, o que aumenta ainda mais as chances de convocação dos aprovados.
Com a prorrogação, os candidatos devem ficar atentos às novas convocações que serão realizadas pelo TCU nos próximos meses.