TCU reinaugura edifício-sede

Com a presença de inúmeras autoridades e servidores, o Tribunal de Contas da União realizou, nesta quarta-feira (26), solenidade de reinauguração das instalações do edifício-sede da Casa, que passou por uma completa reforma, desde 2012. Durante o evento, o presidente do TCU, Ministro Augusto Nardes, assegurou que a obra foi toda construída nos padrões sustentáveis, adequando-se às determinações do Protocolo de Montreal, prezando pela economia e eficiência.

“Temos que ser espartanos, para dar exemplo de que é possível fazer uma obra importante e que temos a capacidade de economizar, mantendo a eficiência e eficácia, que são alguns mandamentos que a Constituição estabelece”, assegurou Nardes.

Entre os diferenciais da obra está a utilização de 45% de materiais reciclados, entre eles garrafas PET. Além disso, a energia do edifício é 100% proveniente de fontes renováveis e as instalações hidráulicas proporcionam 70% de economia de água.

A reforma do prédio também teve o mais baixo custo de toda Esplanada dos Ministérios, com o valor de R$ 1.184 o metro quadrado. Segundo presidente do TCU, todos esses benefícios foram possíveis graças ao trabalho dos servidores da equipe de engenharia e arquitetura da Casa, que projetaram a reforma.

Durante a solenidade de reinauguração, os presentes também prestigiaram o coral formado por servidores do Tribunal de Contas da União, que animou o evento.

Posses

A cerimônia de reinauguração também foi palco para as posses das novas diretorias da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do Instituto Rui Barbosa (IRB). O conselheiro Valdecir Pascoal foi empossado como presidente da Atricon. Já à frente do IRB ficará o conselheiro Sebastião Helvécio Ramos de Castro (TCE-MG).