TCU, Senado, Câmara e Polícia Federal participam de Torneio de Futebol contra a corrupção

O 1º Torneio de Seleções de Futebol Masters “Servidores Unidos Contra a Corrupção” reúne cerca de 120 colegas acima de 40 anos da Câmara dos Deputados, do Tribunal de Contas da União, do Senado Federal e da Polícia Federal numa competição esportiva saudável e, ao mesmo tempo, com o mote de combate a fraudes e desvios de recursos públicos.

O campeonato é uma realização da Seleção do TCU, que contou com o apoio da ASTCU, Assefe, Ascade e Associação dos Servidores da Polícia Federal do Distrito Federal (Diref). Ao todo serão 13 jogos disputados, de 40 minutos cada, em duas etapas nos campos da Ascade e da Diref, entre os meses de julho e agosto, sempre às quintas-feiras à noite e aos sábados pela manhã.

Um dos organizadores do evento, Alison Souza, que é diretor esportivo e social do Sindilegis e vice-presidente da ASTCU, explica o porquê da realização desse torneio: “A ideia é antiga e finalmente conseguimos reunir quatro fortes equipes. Estamos num momento apropriado para falar de combate à corrupção, de mais justiça social, transparência, igualdade e unir esporte a esta causa, com destaque ao trabalho da Polícia Federal nesse processo, além do TCU, da Câmara e do Senado”.

Outro idealizador do Torneio, o servidor Renato Arrochella, da Seleção do TCU, comenta sobre a união dentro e fora de campo. “A expectativa com esse tipo de campeonato sempre é a melhor possível. Quando nos reunimos para jogar futebol é sempre um ambiente descontraído e de entrosamento e só melhora o nosso trabalho. Esperamos que este seja o primeiro de muitos e futuramente incluiremos outros times, como o da Procuradoria-Geral da República, do Supremo Tribunal Federal, sempre com o foco nesses órgãos de controle”, comentou.

Allen Ramos é o capitão da Seleção da Assefe/Senado e está empolgado com o Torneio. “É uma iniciativa muito boa. Montamos um grupo que considero uma família e tenho certeza de que participaremos não só desse campeonato, mas vamos progredir para outros que virão”, disse.

O técnico da Seleção da Assefe, Francisco Geraldo, mais conhecido como Gegê, relembra que o time já possui oito anos de convivência e destaca a importância de reunir os colegas fora do trabalho: “Costumamos jogar amistosos todo sábado, o que mantém a equipe entrosada. Estamos confiantes neste torneio. É tão bom rever os amigos e conhecer os colegas de outros times. É uma confraternização importante, onde fazemos um elo entre trabalho e lazer”.

A primeira partida foi entre o Senado Federal (Assefe) e a Câmara dos Deputados (Ascade), no dia 7 de julho. Os times fizeram um excelente jogo, mas não saíram do empate de 2×2. Já a Seleção do TCU jogou, no último sábado (9), contra o time da Polícia Federal (Diref). Vencendo por 5×1, o TCU mostrou-se forte candidato na competição.

A Assefe e o TCU disputaram o terceiro jogo. O time do Senado Federal saiu na frente com gol de pênalti no primeiro tempo, marcado pelo capitão Allen. Ao final, o placar ficou em 3×1 para o Senado.

A final do Torneio está marcada para o dia 11 de agosto, a partir das 19 horas, na Ascade, entre os campeões da primeira fase e da segunda fase.

Confira abaixo a tabela de jogos com informações sobre horários e os locais das partidas:

Primeira fase

Jogos