Foi aberta oficialmente nesta quarta-feira (03), no Auditório Petrônio Portela, a 8ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência. O evento, que conta com o apoio do Sindilegis, traz uma série de atividades e oficinas abertas ao público para inclusão e promoção sobre o tema. O senador eleito Romário Faria e o cartunista Maurício de Souza, criador da Turma da Mônica, foram os grandes destaques da abertura.
O cartunista Mauricio de Sousa prestigiou o evento pela terceira vez consecutiva e chegou acompanhado de seus personagens com deficiência, Dorinha (cega) e Luca (cadeirante), além da Mônica e do Cebolinha.
Para ele, participar do evento é uma forma de chegar perto do público infantil e prestigiar os leitores da Turma da Mônica. Segundo Mauricio, é nesses momentos que ele se reenergiza e se prepara para trabalhar nas causas humanas. “Me inspiro nos humanos. Ouço histórias e vou ao encontro das pessoas. Foi assim com a Dorinha, que foi inspirada em uma bela menina que conheci, também cega, com o Luca e com outros personagens que criei”, afirmou.
A senadora Ana Rita também esteve presente na cerimônia e abordou as dificuldades que ainda são enfrentadas pelas pessoas com deficiência. Para a senadora, o Brasil avançou em políticas públicas e diversas ações estão ainda em trâmite.
“Temos novos desafios pela frente como acessibilidade no trânsito, por exemplo, que precisa ser melhorado. Nas palestras, nem sempre há tradutor. A vantagem é que está se criando uma cultura de as próprias pessoas com deficiência cobrarem por seus direitos”, disse a senadora.
Romário, por sua vez, relatou sobre a sua experiência com a filha Ivy Bittencourt, que possui síndrome de Down. “O caminho a ser percorrido é longo, mas estamos conseguindo. Sabemos que a falta de respeito e o preconceito ainda existem. Mas a cada dia, com a conscientização, fazemos com que as pessoas entendam que a deficiência está na não aceitação dessas pessoas na nossa rotina. Sei das dificuldades dos pais em relação à qualidade de vida das pessoas com deficiência”, disse.
O deputado disse ainda acreditar que o país está longe do ideal, mas a luta pela causa tem alcançado resultados positivos.
O momento áureo da cerimônia foi a palestra de Maurício de Sousa. Explanando para uma plateia de mais de 300 alunos de escolas públicas do Distrito Federal, o cartunista lembrou sobre os cinquenta anos de criação da Mônica e posteriormente de sua turma.
As crianças puderam assistir a vídeos que contam um pouco da história dos personagens e suas famosas travessuras. Foi também um momento de adultos, que se encontravam no plenário, rirem juntos com os pequenos e colocar o saudosismo da infância à tona.
Programação
Durante a Semana estão programadas algumas atividades. Veja abaixo:
- Até 12/12, no Espaço Ivandro Cunha Lima, ocorre a exposição de obras de artistas com deficiência visual.
- No dia 04/12, o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), promove duas turmas para a Oficina de Escultura, sendo uma das 10h às 12h e a segunda das 14h às 16h.
- Dia 05/12, às 9h, o ILB apresenta o projeto “Beleza que se vê”, de Andréa Andrade. Também será realizada oficina de automaquiagem para mulheres com deficiência visual.