Um plano de vida para filiados

A UTI Vida é um serviço de atendimento emergencial e de urgência pré-hospitalar, com orientação médica e locomoção de pacientes, que funciona 24 horas por dia para atender a todos os filiados do Sindilegis e seus beneficiários em que seja necessária assistência médica de um pronto atendimento móvel.

São 60 UTIs móveis disponíveis, dotados com equipamentos de tecnologia de ponta, com trezentos médicos e diversos profissionais treinados continuamente na atenção especializada às urgências e emergências.

De acordo com o presidente do Sindilegis, Nilton Paixão, o serviço é mais uma maneira de beneficiar os filiados em momentos de riscos de saúde. “É certo que ninguém deseja vivenciar uma situação de emergência, na qual o atendimento rápido e eficaz se constituirá uma das peças-chave na sua sobrevivência. Mas se isto ocorrer, decerto será mais que providencial, decisivo, poder contar com o profissionalismo de uma empresa que conta com o selo de qualidade deste Sindicato”, afirmou Paixão.

Somente em 2014, foram beneficiados 139 filiados com 403 solicitações para a UTI Vida. orientações médicas realizadas por telefone e dezenas de atendimentos de emergência. “Estes dados demonstram que o serviço possui enorme importância e é prioridade do Sindicato manter este contrato para auxiliar as famílias que dependem de qualidade em momentos que exigem muito cuidado. Além desses atendimentos, o LEGIS CLUB está propondo parceria com a UTI VIDA para eventos especiais aos idosos”, afirmou José Maurício, membro do Legis Club Brasil.

Para se ter uma ideia da qualidade dos serviços prestados, somente no ano passado o servidor da Câmara dos Deputados Nelson Joaquim de Oliveira utilizou a UTI dezenas de vezes, devido a problemas de específicos de saúde. Segundo sua filha, Aline Batista de Oliveira, os médicos são sempre atenciosos e zelosos. “Tenho que agradecer infinitamente os profissionais da unidade móvel. Realmente fico feliz pela excelência com que eles nos tratam”, concluiu.

Orientação médica telefônica, emergências e urgências

A parceria assegura assistência imediata nos casos de emergências e urgências médicas em que seja necessário o serviço de pronto atendimento móvel. Para tanto, os médicos plantonistas fazem uma rápida triagem para reconhecer as situações, para que não haja utilização equivocada do serviço. O serviço está disponível nas modalidades:

1. Orientação médica: quando o paciente precisa de orientação, por exemplo, em caso de mudança de medicação ou tratamento, pode entrar em contato com a UTI Vida, 24 horas por dia, para obter orientações médicas adequadas ao seu caso;

2. Emergência: são casos iminentes de morte. O atendimento é dentro dos níveis de serviço contratados desde que, na triagem médica realizada durante o atendimento telefônico, o médico responsável considere necessário o envio de uma equipe. Neste caso, pode haver a remoção, se necessária, ou somente atendimento no local do evento, com ou sem aplicação de medicamento.

Ficar atento aos sinais facilita o trabalho de triagem dos médicos. Os sintomas emergenciais mais comuns são os de dores intensas, especialmente no peito, que podem evoluir para o peito, estômago e podem ou não estar associados a suores frios, falta de ar e náuseas.

Importante estar atento à alterações súbitas do nível de consciência, dificuldades na fala ou simples movimentos de membros do corpo. A perda de sangue em grande quantidade também indica quadro de emergência, junto com alergias graves, quadros de vermelhidão em áreas do corpo, inchaços, tosse alta, chiado no peito e suores.

Outros sintomas que exigem extrema atenção em casos de emergência são: tremores, abalos no corpo, desvio dos olhos, repuxo da boca, aumento súbito de pressão – acompanhada de dor de cabeça, tonturas e falta de ar -, acidentes graves, perda de líquidos como sangue, diarreia e vômitos, com queda de pressão, seguidos de sede intensa, palidez, perda da força e extremidades frias, com possibilidade de sudorese.

Fecham o quadro de emergência casos de fraturas com hemorragia ou perda de consciência, afogamentos, choques elétricos, intoxicações graves e aspiração de corpos estranhos.

3. Urgência: Quando necessita atendimento e devido a seu estado clínico, o paciente fica impossibilitado de dirigir ao hospital e que pode gerar um quadro de emergência. Os casos de mais comuns são o de febre elevada de causa não esclarecida e que não reage ao uso de antitérmicos, com dor de cabeça intensa ou que anteceda crises convulsivas. Dores de cabeça súbitas e de forte intensidade que não são habituais e não melhoram com medicamentos comuns.

Completam o quadro inicial de urgência, dores abdominais intensas que não melhoram com uso de medicamentos, tonturas intensas com perda do equilíbrio ou sonolência, dor lombar muito forte, acompanhada de náuseas, vômitos e alterações urinárias, além de cortes profundos e fraturas sem hemorragia.

O serviço de orientação médica funciona 24 horas por dia e é muito importante utilizar este canal de atendimento sempre que tiver uma dúvida sobre os serviços da UTI Vida. Casos como consultas, tosse, febre, gripe, amigdalite, mal estar, cólicas menstruais, controle ambulatorial, psiquiátricos, dores de dente, alcoolismo crônico e transporte para realização de exames não fazem parte do sistema de atendimento da UTI Vida.

No entanto, a UTI Móvel acolhe circunstâncias como ataque cardíaco, parada respiratória, choque alérgico, acidentes automobilísticos, atropelamento, crise asmática, intoxicação, convulsões, coma, diabetes, quebra de fêmur, entre diversas situações de risco e que exijam cuidados específicos.

Serviço

Para acionar a UTI Vida, o filiado pode entrar em contato durante 24 horas para emergência, urgência ou agendamento, através das seguintes unidades:

  • Brasília/DF

o   Telefone: 61 3248 3030

  • Rio de Janeiro/RJ

o   Telefone: 21 3461 3030

  • Goiânia/GO

o   Telefone: 62 3281 3030 

Em caso de trânsito, os filiados ao Legis Club Brasil podem ser atendidos nas localidades que fazem parte do Sistema Brasileiro de Emergências Médicas (SIBEM). São 27 cidades em todo país.

Porém é muito importante buscar a informação antes de realizar sua viagem para que não ocorra de estar em uma cidade que não possua a cobertura do SIBEM. Por isso, não hesite em ligar para a UTI Vida antes de viajar. E caso necessite de atendimento nos locais que possuem a cobertura, este deverá ser feito através da central telefônica de Brasília com ligação direta ou a cobrar, pelo telefone acima citado.

Para associados que estiverem de partida para solos internacionais, a UTI Vida faz parte do Sistema Internacional de Emergências Médicas, que promove cobertura em mais de 300 localidades na América Latina.

Para saber se o país e as cidades que estão no seu roteiro possuem cobertura, basta ligar antes de sua viagem para 61 3248 3030 ou acessar os sites www.siem.com.ar e www.sibembrasil.com.br para obter informações.

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