Urgência para projetos de recomposição salarial está prestes a ser votada

Os vice-presidentes do Sindilegis para a Câmara dos Deputados, Paulo Cezar Alves (Paulinho), e para o Senado Federal, Petrus Elesbão, foram recebidos na segunda-feira (23) pelo Líder do Governo Temer na Câmara, Deputado André Moura (PSC-SE). Eles comentaram sobre a votação dos requerimentos de urgência para apreciação dos projetos de lei que tratam de recomposição salarial para os servidores da Câmara (2742/2015), Senado (4244/2015) e TCU (2743/2015 e 7926/2014). Também participaram da reunião os diretores de Marketing, Propaganda, Publicidade e Comunicação Social do Sindicato, Márcio Hudson, e de Benefícios, Serviços, Produtos e Vantagens, Helder Azevedo, além de representantes de outras entidades e categorias.

De acordo com André Moura, que encabeçou os requerimentos a pedido do Sindilegis ainda no mês de abril, o Governo já deu sinal verde para a aprovação do regime de urgência para os quatro projetos. A expectativa é de que as solicitações sejam votadas entre terça-feira (24) e quarta-feira (25), após a sessão do Congresso Nacional que vai avaliar vetos presidenciais e o PLN 1/2016, que altera a meta fiscal para este ano, e a conclusão da análise da MP 715/2016 pelo Plenário da Câmara. Os requerimentos são os primeiros itens da Ordem do Dia desta terça-feira.

“O momento político não está nos favorecendo em relação à votação dos requerimentos, mas acreditamos que é uma questão de tempo, até porque já contamos com o aval do Governo e da Oposição”, ressaltou Helder Azevedo. Segundo o diretor do Sindilegis, todos os projetos de reajuste caminharão juntos após a votação dos requerimentos: “O próximo passo será a análise do mérito. O Sindicato tem atuado junto aos Líderes e já existe consenso entre eles. Vamos continuar acompanhando de perto e o próprio Líder do Governo se colocou à disposição para se reunir conosco sempre que necessário”.

Os projetos em questão tratam da recomposição salarial dos servidores do Legislativo Federal e do TCU em 21,3% nos próximos quatro anos, entre outras vantagens. Nas últimas semanas, toda a diretoria do Sindilegis, liderados pelo presidente Nilton Paixão e pelos vices Paulo Cezar Alves (Paulinho), Petrus Elesbão e Eduardo Dodd, tem percorrido os gabinetes dos Líderes Partidários no intuito de sensibilizá-los quanto à importância das correções remuneratórias. O momento político conturbado que o País enfrenta, no entanto, tem atrasado os trabalhos legislativos.

Assim que os requerimentos de urgência forem aprovados, o Sindilegis convidará todos os servidores a comparecerem na galeria do Plenário da Câmara como forma de mobilização e união a favor do pleito.

– Saiba mais sobre os requerimentos de urgência:

Req. 4295/2016 – PL 2742/ 2015 (Câmara)

Req. 4297/2016 – PL 4244/ 2015 (Senado)

Req. 4296/2016 – PL 2743/ 2015 (TCU)

Req. 4298/2016 – PL 7926/2014 (TCU)