V Torneio Integração repete sucesso e promove integração entre servidores do TCU e de outras carreiras de controle

Uma manhã de sol na Cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro brindou os atletas-servidores, familiares e dirigentes do Sindilegis e entidades parceiras na manhã do último domingo (27), que se reuniram para participar do V Torneio Integração, realizado nas dependências da Escola Naval, ao lado do Aeroporto Santos Dumont (RJ).

A 5ª edição do evento buscou aliar o esporte ao ambiente de trabalho, além de integrar servidores de carreiras de fiscalização e controle. Colegas do Banco Central, do Ministério Público da União, do Centro de Controle Interno da Marinha (CCIMAR), da Controladoria-Geral da União (CGU), da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), da Perícia Criminal da Polícia Federal (PCF), da Superintendência de Seguros Privados (Susep), do Tribunal de Contas Estadual do Rio (TEC/Rio) e do Tribunal de Contas da União lotados no Rio resolveram estreitar os trabalhos, fazer novas amizades, desenvolver o espírito de equipe e o bem-estar por meio do esporte.

Ao todo, homens e mulheres de diferentes faixas etárias disputaram sete modalidades esportivas: futebol, corrida, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei e xadrez. O Sindilegis e demais entidades representativas tais como SindiSusep, ASMPFRJ, Asbac, Unacon, Sinal – RJ, ASTCERJ apoiaram o evento.

Opiniões e sentimentos

Para o servidor do TCU Luiz Sérgio, um dos idealizadores do evento e atual representante regional do Sindilegis na Secex/Estatais, a nova edição do Torneio veio para demonstrar o quanto é importante a interação entre os colegas de controle externo e como essa integração promove resultados positivos para o cidadão. “Essa edição foi ainda melhor porque batemos o recorde de inscritos, o que revela que já se tornou uma tradição no calendário do servidor e promove um momento ímpar na interação entre os colegas”, explica.

Grande incentivador e apoiador de eventos que visam o bem-estar e a integração dos servidores, o Sindilegis compareceu ao Torneio e participou das competições esportivas, representado pela diretora de integração regional, Simone Barbosa, e o diretor de esportes, Alison Souza.

“Mais uma vez o Torneio Integração se consolida entre nós, servidores, com o objetivo de integrar carreiras similares e promover momentos únicos. Pude participar, mais uma vez, do voleibol com colegas do CGU e acredito que cada vez mais este evento fará parte da cultura não só do Tribunal, mas dos órgãos de controle como um todo”, apontou Simone.

Para Alison, que marcou presença no futebol e no vôlei, a ideia vai ao encontro do que a Copa Sindilegis propõe: “Vim especialmente pro Torneio, para confraternizar com os colegas e ter esse momento de integração com outros órgãos, e é nisso que o Sindilegis sempre aposta: melhorar a qualidade de vida do servidor e proporcionar novas formas de aprimorar o serviço executado para seus filiados”.

A servidora da Controladoria-Geral da União Juliana Lages, que também integra a comissão de organizadores, disputou três modalidades: corrida, natação e voleibol. “Participo do Torneio desde a primeira edição tanto na organização quanto nas modalidades. Foi fundamental o Luiz Sérgio [idealizador] criar este evento para facilitar e integrar o contato destas instituições, com atividades semelhantes. Para se ter uma ideia desse entrosamento, o TCU e a CGU ficam no mesmo edifício e mal nos falávamos. Graças ao esporte, agora temos contato quando é preciso trocar experiências e esclarecer dúvidas de atividades semelhantes de controle, formando realmente um grupo fortalecido. Até para o país é relevante”, destaca.

O servidor Renato Ribeiro Campos, do TCE, faturou a medalha de ouro na corrida máster e deu suas impressões sobre a participação no torneio. “Eu já corro há mais ou menos quatro anos, tenho participado de eventos máster, participei do Brasileiro e essa é a minha segunda vez no Torneio Integração. E acho que o nome faz jus à premissa do evento: esse momento de intercâmbio de informações entre os servidores, e também de integração com as crianças, é sensacional”.

Destaque

Como parte da integração do grupo, os filhos dos servidores entre idades de 3 e 10 anos também participaram de uma corrida simbólica na pista de atletismo da Escola Naval. Eles foram divididos por faixa etária e os pais corujas acompanhavam paralelamente a corrida dos filhos com palavras de incentivo. O pequeno Guilherme de Melo, de 8 anos, adorou a iniciativa: “Foi muito legal! Cheguei em primeiro lugar e dei o meu melhor para correr bastante”.

Ao final da Corrida Kids, todas as crianças receberam medalhas entregues pelos próprios pais, que esbaldavam alegria e emoção. Para Luiz Sérgio, este foi o ponto alto do torneio: “O mais bacana é poder proporcionar um momento de confraternização por meio do esporte, mas também aproximar ainda mais os pais com seus filhos nos momentos de folga, e vimos isso acontecer na Corrida Kids”.

Classificação geral

Ao final do evento e após somatória de pontos, foram premiados os três campeões gerais, que receberam troféus e medalhas. Na classificação, a ordem de colocação foi a seguinte: 1º lugar (com 128 pontos) – TCE; 2º lugar (com 103 pontos) – TCU/CGU; 3º lugar (96 pontos) – CCIMAR; 4º lugar (com 77 pontos) – SUSEP; 5º lugar (75 pontos) – CVM; 6º lugar (72 pontos) – BCB; 7º lugar (57 pontos) – MPU.

Confira abaixo os vencedores das modalidades do V Torneio Integração:

CORRIDA

 HOMEM > 40

 Renato Ribeiro Campos (TCE)

 Márcio Castro Chaym (BCB)

 Daniel da Costa Fernandes de Freitas (TCU/CGU)

 HOMEM < 40

 William Paiva Chaves (SUSEP)

 Flavio Vasconcelos Andrade (SUSEP)

 Rodrigo Ferreira Marques Lobo (BCB)

 MULHER > 40

 Roseane Costa de Sousa (TCU/CGU)

 Juliana Rocha Lages (TCU/CGU)

 Adriana Hennig de Andrade (SUSEP)

 MULHER < 40

 Natalia Andrade Loureiro (SUSEP)

 Monique Martins da Silva (CCIMAR)

 Rafaela Vieira da Silva Moulin (CCIMAR)

 

VÔLEI DE QUADRA

 

Equipe do TCE

Equipe da SUSEP

Equipes do TCU/CGU

 

FUTEBOL

 

Equipe do TCE

Equipes do TCU/CGU

Equipe Do CCIMAR

 

TÊNIS DE CAMPO

 

Arcelino (TCE)

Sandro (CCIMAR)

Cláudio (TCE)

 

XADREZ

 

Luiz (TCE)

Bruno (CVM)

Álvaro (BCB)

 

NATAÇÃO

 

 HOMEM > 40

 Bernardinho (TCU/CGU)

 José Roberto (BCB)

 Alexandre (BCB)

 HOMEM < 40

 Monteiro (CCIMAR)

 William (SUSEP)

 Guilherme (CVM)

 MULHER > 40

1º        

 Juliana (TCU/CGU)

 Roseane (TCU/CGU)

 Rosana (SUSEP)

 

 REVEZAMENTO

CCIMAR

TCE

BCB

 

TÊNIS DE MESA

 

Rogério (MPU)

Márcio (CCIMAR)

Carlos (TCE) e Bruno (CVM) – ficaram empatados por decisão da arbitragem.

Compartilhe:

Veja também: