Vice-presidente do Sindilegis destaca relevância da tecnologia para desenvolvimento da democracia em tempos de pandemia

Alison Souza participou de evento digital global ao lado de representantes de 23 países que compartilharam vivências sobre a manutenção do processo legislativo diante da Covid-19

Em comemoração ao Dia Internacional da Democracia, celebrado nessa terça-feira, 15/09, o evento LegisTech For Democracy reuniu representantes de mais de 20 parlamentos do mundo para discutir a transformação digital das Casas Legislativas durante a pandemia de coronavírus. A conferência global trouxe experiências do trabalho de países como Brasil, África do Sul, Canadá, Chile, Espanha, Estados Unidos, Equador, Israel, México, Reino Unido e Ucrânia, entre outros, que tiveram que se reinventar para manter os Parlamentos funcionando e cumprir as normas sanitárias.

O vice-presidente do Sindilegis Alison Souza participou do fórum e ressaltou a importância dos valores democráticos para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. “Um evento como esse, que nos brindou com tantos debates interessantes e riquíssimos, é uma grande contribuição no sentido de reforçar essa mensagem da importância e da responsabilidade da tecnologia diante da manutenção e do desenvolvimento da democracia”, destacou.

O Congresso Nacional brasileiro esteve representado no evento: o secretário-geral da Mesa Diretora do Senado Federal, Luiz Fernando Bandeira; o diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação do Senado – Prodasen, Alessandro Albuquerque; e a diretora da Coordenação de Inovação e Estratégia Digital da Câmara dos Deputados, Patricia Almeida. Os servidores apresentaram as soluções tecnológicas adotadas frente aos desafios impostos pelo distanciamento social, como o Sistema de Deliberação Remota (SDR).

O LegisTech For Democracy é uma iniciativa da Bússola Tech e conta com o apoio do Sindilegis. O evento continua nesta sexta-feira, 18/09, a partir das 9h. O encontro é gratuito e terá tradução simultânea dos mais diversos idiomas para o português.

As inscrições podem ser feitas por meio deste link

Compartilhe:

Veja também: