Visite a exposição “Armas contra o machismo” no Senado e no TCU

Entre os dias 18 e 27 de abril, o Sindilegis fará uma exposição das peças da campanha “Armas contra o machismo” no Senado e no TCU. As peças ficarão expostas no Espaço do Servidor, no Senado Federal, e no hall de entrada do edifício-sede do TCU.

Ao invés da arma que mata, na campanha “Armas contra o machismo!” a proposta é desconstruir os signos de objetos, agora voltados para a luta contra a desigualdade salarial, os padrões de beleza, a violência doméstica e o feminicídio.

A escolha por elementos do cotidiano que carregam um certo peso simbólico não foi à toa. A vassoura, por exemplo: antes um símbolo dos afazeres domésticos (estereótipo tipicamente machista de que apenas mulheres podem desempenhar tais tarefas), vira nesta campanha uma “arma para varrer a desigualdade para longe!”. É uma desconstrução desses símbolos e do próprio significado da arma.

Outro exemplo é a colher. Na campanha, ela se torna uma arma quando questionamos a máxima de que” em briga de marido e mulher ninguém mete a colher”. Com a campanha “Armas contra o machismo”, convidamos a todos que testemunharem agressões a se intrometer sim e evitar tragédias ainda maiores!

No dia 27 de março, os parlamentares foram abordados no Congresso Nacional a fim de abraçar a luta e se posicionarem diante de questões tão urgentes.

A campanha também está disponível na página do Facebook (Sindilegis Oficial) e no Instagram (@SindilegisOficial).

É importante lembrar que o Sindilegis foi premiado em 2018, pela Lisbon Awards Group, no Prêmio Lusófonos de Criatividade com a campanha “Florzinha é bom, mas direitos iguais é melhor!”, que chamava atenção ao fato do Dia das Mulheres serem voltados para mimos, mas ser uma data voltada para a luta de direitos e avanços. Este ano o convite da entidade é que todos gritem: Xô Machismo!